Em sua primeira edição, o programa de capacitação empresarial Faz Sebrae impactou mais de 200 empresas potiguares de pequeno e médio porte, neste ano de 2024. Com uma abordagem prática e personalizada, o programa ofereceu aos empreendedores uma trilha de conhecimento voltada para os principais desafios enfrentados no dia a dia dos negócios. O Faz Sebrae continuará em 2025, com programação semanal a partir de fevereiro.
Ao longo deste ano, o Faz Sebrae atendeu 312 clientes, dos quais 200 possuem CNPJs ativos, por meio de 33 turmas realizadas na Agência Sebrae Grande Natal e na Loja do Empreendedor, localizada na Zona Norte. As oficinas semanais abordaram temas essenciais para o desenvolvimento empresarial, como marketing digital, vendas, atendimento, finanças e comportamento empreendedor.
A metodologia do programa alia teoria e prática, com capacitações que ensinam desde estratégias para alavancar negócios nas redes sociais até a estruturação de um fluxo de caixa eficiente. Para tornar o aprendizado ainda mais relevante, cada participante teve direito a uma hora de orientação individualizada com consultores especialistas nos temas abordados durante a trilha.
Como empreendedora iniciante em uma loja de vestuário religioso, Ana Cecília Ferreira conta que o conhecimento adquirido na oficina de precificação, oferecida pelo programa, foi fundamental para superar um obstáculo que estava dificultando seu desenvolvimento empresarial. “Essa parte da precificação sempre foi um desafio para mim, então foi muito importante participar da oficina. Escutar a mediadora, que é contadora e tem experiência na área, foi extremamente enriquecedor. Além disso, a troca de experiências com os outros participantes e o networking foram incríveis”, relata.
Essa experiência individual reflete a essência do programa, que busca ir além de capacitações tradicionais para transformar aprendizado em resultados concretos. “O Faz Sebrae é uma oportunidade única de desenvolver competências que muitas vezes são negligenciadas, ou desconhecidas, pelos empreendedores na correria diária, mas que fazem toda a diferença para o crescimento sustentável das empresas”, afirma Maria Eduarda Pinheiro Rodrigues, trainee do Sebrae e responsável pelas ações do programa.
Ao final das capacitações, os participantes são incentivados a dominar novas ferramentas e técnicas, além de elaborar um plano de ação prático para aplicar diretamente em seus negócios.
Maria Eduarda acrescenta ainda que, com o sucesso do ciclo de 2024, as expectativas para o próximo ano são ainda maiores. “A perspectiva é ampliar o alcance do programa, levando-o a mais regiões e segmentos, sempre com o compromisso de oferecer conteúdos atualizados e customizados às necessidades dos empresários locais”, destaca.