ASN RN Atualização
Compartilhe

Feira Boné Brasil projeta Serra Negra do Norte como referência nacional na produção de bonés

Evento reúne negócios, capacitação e cultura para fortalecer a cadeia produtiva da bonelaria no Seridó potiguar
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

O município de Serra Negra do Norte, no Seridó potiguar, vive um marco inédito com a realização da 1ª Boné Brasil – Feira Nacional da Cadeia Produtiva do Boné. O segmento de bonelaria no RN, emprega em torno de 3.000 pessoas – entre empregos diretos e indiretos- e tem uma produção mensal estimada em 2 milhões de bonés. O evento acontece na Praça Senador Dinarte de Medeiros Mariz e segue até amanhã (2/8), com entrada gratuita e uma programação que une negócios, capacitação, cultura e lazer.

A feira tem como objetivo fortalecer a economia local, ampliar redes de negócios e valorizar a identidade produtiva e cultural da região, reconhecida nacionalmente pela produção de bonés personalizados. A Boné Brasil reúne expositores de equipamentos industriais, indústrias locais e nacionais, empreendedores, artesãos e profissionais do setor, promovendo o intercâmbio de experiências e oportunidades de crescimento para toda a cadeia produtiva.

Além da exposição e comercialização de produtos e insumos, o evento oferece uma programação diversificada de palestras, oficinas e desfiles, voltada para a capacitação técnica, o aperfeiçoamento profissional e a valorização do artesanato potiguar. A programação cultural inclui shows gratuitos durante os três dias de feira, com atrações como JP Forrozado, Luciano Brilhante, Guilherme e Pedrinho, Circuito Musical e Deusa Nordestina do Forró, proporcionando momentos de integração para toda a família.

Durante a abertura oficial, autoridades ressaltaram a importância estratégica da feira para o desenvolvimento da região. Para o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, a Boné Brasil representa um passo importante na consolidação de um setor cada vez mais promissor.

“Essa feira movimenta toda a economia da região. O Sebrae chega trazendo inovação, tecnologia, palestras, consultorias e um mundo de oportunidades para quem atua nessa atividade econômica tão importante e transformadora no nosso Seridó”, destacou.

A governadora Fátima Bezerra também participou da abertura e destacou o simbolismo do evento:“Estamos celebrando a realização de um sonho. Quero parabenizar o povo de Serra Negra do Norte e, em especial, o prefeito Acácio Brito, que, com idealismo e compromisso, lutou para viabilizar essa feira junto ao Governo Federal. A Boné Brasil é resultado da união de forças em prol do desenvolvimento do interior do Rio Grande do Norte”.

O prefeito Acácio Brito, anfitrião do evento, reforçou o sentimento de gratidão:“Hoje é uma noite de muita gratidão a todos que acreditaram nesse projeto. A Boné Brasil vai trilhar um caminho de prosperidade, desenvolvimento, inovação, abertura de novos mercados, geração de emprego e renda para o povo do Seridó e do Rio Grande do Norte”.

-

Representando o setor produtivo, a empreendedora Letícia Cavalcanti emocionou o público ao compartilhar sua trajetória: “Minha história começa bem antes de eu ter uma fábrica. Fui criada por uma mulher guerreira, minha mãe, que trabalhou por anos em fábricas de bonés. Foi com ela que aprendi o valor do esforço, da dignidade e da coragem. O boné nos une. Essa indústria alimenta nossas famílias, movimenta nossa economia e constrói nossa história”.

A feira também conta com a participação da ApexBrasil, que, por meio do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), atende atualmente 100 empresas no Rio Grande do Norte, sendo 12 delas em Serra Negra do Norte. O representante da instituição, Jackson Santos, destacou o potencial exportador da região:

“A ideia é qualificar essas empresas para que possam participar de outras feiras e acessar mercados internacionais. A Boné Brasil é um primeiro passo nesse caminho de projeção global”.

Para o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, o evento reforça a vocação econômica do Seridó:“Aqui é o berço da bonelaria, da confecção, do bordado e da mineração. Conhecimento e informação são poder, e eventos como este multiplicam oportunidades e transformam vidas. Nós acreditamos no empreendimento como motor do desenvolvimento”.

Com uma programação que combina capacitação, negócios e cultura, a Feira Boné Brasil se consolida como muito mais do que um evento comercial: é a expressão do potencial de uma região que se reinventa por meio do trabalho, da criatividade e da cooperação.

Sebrae oferece programação técnica gratuita em dois auditórios
O estande do Sebrae na Boné Brasil conta com espaço para atendimento e um auditório exclusivo para palestras temáticas, durante os três dias de evento. Para o gerente da Agência Sebrae Seridó Ocidental, Pedro Medeiros, a feira é uma oportunidade para atualizar os empreendedores sobre tendências de mercado e orientar novos negócios no setor da bonelaria. Outras palestras acontecem no auditório Lenildo Lobo, também com participação do Sebrae.

O evento é uma realização da Espacial Eventos, com apoio da Prefeitura de Serra Negra do Norte e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, e patrocínio do Sebrae, ApexBrasil e Banco do Nordeste.

Programação de palestras – Espaço Sebrae:

Sexta-feira – 1/8:
– 17h – Soluções de Correios para Exportação – Romeica Cavalcante.
– 18h – Planejando a Sucessão do seu Negócio – Tereza Jeane.

Sábado – 2/8:
– 16h – Técnicas Infalíveis para Fechar Negócios – Jean Oliveira
– 17h – Recupere Clientes e Multiplique Vendas com Remarketing Inteligente – Jean Oliveira.

Confira programação de palestras no Auditório Lenildo Lobo:

Sexta-feira – 1/8:
– 20h – Do RN para o Brasil: como vender bonés no Mercado Livre e escalar suas vendas – Vinicius Silva.
– 21h – Marketing digital e posicionamento empresarial – Moisés Ramos.

Sábado – 2/8:
– 17h30 – BNB Financiamento ao Desenvolvimento Regional – Marcelo Sefas.
– 18h – Alavancando vendas on-line com a SHOPEE – Léo Silva.
– 19h – Produção lucrativa: dicas práticas para otimizar sua Bonelaria – Dino.

  • Feira de boné