O movimento Feito Potiguar alcançou a marca de 101 empresas com produtos reconhecidos com o selo oficial. Para celebrar o resultado, um Encontro de Negócios foi realizado nesta quarta-feira (2), em Natal, reunindo as primeiras organizações participantes do projeto.
A programação contou com a entrega dos selos a mais oito empresas — Bonnah Bier, Zetta Molhos, Villa Coxinha, Fan Fruit, Cooperxique, Água Mineral Vivara, RN Polpas e Uau Delícias — que se somaram às demais já reconhecidas, completando a quantidade total. Houve ainda palestras Sobre identidade potiguar, branding, bate-papos, além de exposição de produtos e estímulo à aproximação comercial entre os empresários, com foco na valorização dos insumos locais e na criação de colaborações entre as marcas.
Junior Queiroz, empresário da Zetta Molhos, destacou que receber o selo representa incentivo para o aprimoramento do negócio e o desenvolvimento de novos produtos. Ele produz molhos de pimenta com matéria-prima de agricultura familiar em Vera Cruz.
“Este movimento nos impulsionou a criar novos produtos. Vamos lançar uma geleia de melão com pimenta rosa, que usa a fruta símbolo do Rio Grande do Norte, além de um barbecue de caju e outros produtos com insumos potiguares. Também teremos um molho de alho frito com melaço de cana produzido aqui no estado”, detalhou.

Além dos empresários e produtores, o encontro contou com representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, FAERN, FIERN, Fecomércio, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, Abrasel, Covisa, Sindipam e a equipe técnica do Sebrae-RN.
O superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, ressaltou que o movimento busca não apenas quantidade, mas qualidade, com foco em ampliar a presença do selo em todo o Rio Grande do Norte. Já foram realizadas entregas em Natal, Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó e Assu, e novas ações estão previstas para o próximo semestre em Santa Cruz, Nova Cruz e Currais Novos, com expectativa de chegar a cerca de 130 empresas reconhecidas.

“Hoje celebramos um marco, com a participação de 101 empresas que terão a oportunidade de interagir e trocar experiências. Já observamos exemplos de parcerias para o desenvolvimento de novos produtos. Contamos com o apoio de diversos órgãos, incluindo o governo”, afirmou Zeca.
Ele adiantou ainda que o movimento Feito Potiguar será protagonista no espaço da Agência Sebrae durante a Festa do Boi, além de ações na Expofruit — Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada — e participação em feiras nacionais e parcerias com empresas do setor cultural.