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Feito Potiguar destaca riquezas e potencialidades do Alto Oeste

Lançado em Pau dos Ferros, 17 novas empresas ingressam no Movimento, que carregam orgulho e herança cultural da região da ‘Tromba do Elefante
Por Redação
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Mais do que fortalecer a identidade econômica e cultural do Rio Grande do Norte, o Programa Feito Potiguar coroa casos de sucesso do empreendedorismo e revela histórias inspiradoras, que mostram riquezas e potencialidades do povo potiguar. Somente na Região Alto Oeste, onde foi lançado nesta terça-feira (17), em Pau dos Ferros, a iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Norte e federações estaduais chancelou, com o Certificado de Participação no Feito Potiguar, 17 novas empresas.

Desse total, 16 são de empresas produtoras e um novo supermercado, que aderiu ao programa como apoiador do movimento na região. A ação posiciona produtos com o Selo Feito Potiguar, que carregam em sua essência o orgulho e a identidade econômica potiguar.

O Selo Feito Potiguar é um dos principais instrumentos do Programa e concedido aos produtos das empresas participantes que comprovam o uso de outros produtos potiguares em sua composição e comunicam em suas rotulagens, os elementos que caracterizam a identidade territorial potiguar. Selos de valorização e indicação de procedência como este, impulsionam o consumidor na decisão da compra e aumentam a percepção de valor acerca da qualidade e benefícios do produto, sendo uma excelente ferramenta de estratégia comercial.

Somados aos certificados já entregues nos lançamentos em Natal, Mossoró, Caicó e Assú, o Programa Feito Potiguar já contabiliza um total de 90 empresas produtoras de alimentos e bebidas, e 03 supermercados apoiadores.

O intuito é fomentar um Movimento de valorização da produção local e fortalecimento dos pequenos negócios potiguares, como a Queijeira Fazenda Barreiras. O empreendimento, sediado em Encanto, município distante 13 quilômetros de Pau dos Ferros, foi constituído na pandemia de Covid-19 e tem como carro-chefe o queijo de coalho produzido a partir de receita de família.

 Manasés (centro) recebeu selo Feito Potiguar do diretor de Operações do Sebrae-RN, Marcelo Toscano (esquerda) e de Itamar Manso (direita), pres. do CDE

Apesar da pouca idade, o negócio já coleciona premiações, a exemplo da medalha de bronze conquistada em São Paulo, já no primeiro Mundial de Queijo do qual participou. A produção na queijeira cresceu de 14 litros de leite/dia para 350 litros/dia, evoluiu para queijos autorais e hoje oferta 14 produtos, dos quais 10 já são premiados nos âmbitos Nordeste, Brasil e mundo.

Proprietário da Queijeira Fazenda Barreiras, Manacés Leite da Silva Filho destaca a importância do Sebrae RN nessa evolução. “Sobre o Sebrae, eu sempre digo que é a nossa mãe”, reconhece. Já nos padrões do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn), o negócio se prepara para novos voos, impulsionado pela certificação do Feito Potiguar. “Muito gratificante. Esse Selo hoje é mais uma gratidão a Deus e às pessoas que acreditam no nosso trabalho”, agradece.

Esse sentimento de gratidão e de entusiasmo se fez evidente em outros empreendedores do Alto Oeste, presentes ao lançamento do Programa Feito Potiguar, em Pau dos Ferros. A empreendedora Alice Monteiro, da cachaça Serra de Martins, recente no mercado, também se mostra animada com as novas possibilidades oriundas do programa Feito Potiguar. Ela considera a iniciativa fundamental para a expansão do negócio.

“O selo vai ajudar o nosso produto a chegar a lugares onde a gente não consegue chegar sozinho, a outros grandes supermercados, na Grande Natal. Já estamos em Caicó, Mossoró, Natal, Assú, Martins. Queremos ampliar esse leque. E o Feito Potiguar é muito importante, porque a gente vê a valorização de outras pessoas a partir de um selo. Eu tiro pelo selo que a gente ganhou em Minas Gerais. E, depois que divulguei o selo Feito Potiguar, muita gente está querendo entender o que é e em busca dos produtos por causa dessa certificação”, celebra.

Negócios consolidados também exaltam o programa. Entre eles, a castanha Pequena Maria, do município de Severiano Melo, há trinta anos no mercado, atendendo do sertão ao litoral do Rio Grande do Norte e da Paraíba, desde venda, promotoria, logística própria, em todas as redes de varejo e atacarejo, e expandindo para Ceará, Pernambuco e outras regiões do país.

CEO da empresa, antiga parceira do Sebrae, Olângenes Diógenes vislumbra novas possibilidades, a partir do Feito Potiguar. “Já consegui enxergar, aqui no lançamento, diversas oportunidades de crescimento. O Sebrae, com o selo, chancela a qualidade da marca, com a credibilidade que o Sebrae tem, abrindo as portas para outras regiões que a gente ainda não atua. Projeto interessantíssimo. Parabenizo o Sebrae pela excelente iniciativa, valorizando a marca que cria, que produz, que transforma o Rio Grande do Norte”, elogia.

Trabalho coletivo

Presente ao lançamento do Programa Feito Potiguar, em Pau dos Ferros, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae RN, Itamar Manso Maciel, ressaltou a importância do programa para o fortalecimento da economia potiguar e ressaltou o papel decisivo da parceria com as federações estaduais para o êxito do Feito Potiguar.

“Estamos realizando uma verdadeira trilha pelo nosso estado, reconhecendo aquilo que temos de melhor, valorizando os produtos que são a cara da nossa gente e elevando a autoestima, por meio desse programa, que é um movimento das federações em apoio importante ao Sebrae. Vamos seguir, juntos, valorizando nossos produtos nesse programa, que é mais que um selo, é um verdadeiro movimento pela valorização dos produtos locais”, conclama.

O Programa Feito Potiguar é uma inciativa articulada pelo Sebrae RN, em parceria com a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do RN (Faern), Federação do Comércio (Fecomércio) e Federação das Indústrias (Fiern), e conta com o apoio institucional da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e Governo do Estado. A ação integra uma ampla estratégia de fortalecimento da economia regional, estimulando a produção local e promovendo a conexão com os mercados consumidores.

Em discurso na cerimônia de lançamento, o diretor de Operações do Sebrae RN, Marcelo Toscano, parabenizou os empreendedores do Alto Oeste chancelados pelo Selo Feito Potiguar e enalteceu a força do empreendedorismo do Estado.

“O Feito Potiguar é uma forma de valorizar nossos produtos, nossa cultura e, principalmente, as pessoas que estão por trás de cada negócio. Hoje, entregamos o selo Feito Potiguar a 17 empresas da região — empresas que representam com orgulho o que é ser potiguar de verdade. São produtores, empreendedores que acreditam na força do que é do Rio Grande do Norte. E é isso que queremos mostrar para todo o estado e para o Brasil: que aqui se faz com qualidade, com dedicação e com identidade”, enfatizou.

No lançamento do Feito Potiguar, em Pau dos Ferros, as ingressantes foram: Cajuína Potiguar (cajuína), Apiários Flora (mel), Frut Vale (polpas), Polpa Boa D+ (polpas de fruta), Elétrica Cervejaria (cerveja artesanal), Coopau (derivados de leite e polpas de fruta), Água do Céu Ltda (água mineral), Polpa Mansidão (polpas de fruta), Cachaça Nova Malhada, Cachaça 1/4 de Milha, Granja Santo Antônio (ovos), Polpa da Boa (polpas da fruta), Massas Taboleiro (biscoitos), e Supermercado Bonerjão (empresa parceira).

Próximos passos

Após os lançamentos realizados nos municípios de Natal, Mossoró, Caicó, Assú e Pau dos Ferros, o Sebrae RN se prepara para lançar o Programa Feito Potiguar nos territórios de Santa Cruz, Nova Cruz e Currais Novos, municípios nos quais a instituição conta com agências instaladas.

Antes disso, conforme explica o gestor do Programa Feito Potiguar, Elton Alves, a ideia é iniciar o que chama de “clube de negócios”, junto às empresas já certificadas. O objetivo é desenvolver ações estratégicas que contribuam para elevação do faturamento e fortalecimento dos negócios.

“Vamos ampliar a competitividade e fomentar cada vez mais negócios entre eles, colabs, e proporcionar um momento exclusivo para as 100 primeiras empresas do Feito Potiguar, com capacitações, rodadas de aproximação comercial, e inseri-los em jornadas digitais, consultorias e assim posicioná-los de forma mais estratégica em vitrines, feiras e lojas parceiras, alavancando assim o faturamento desses negócios”, anunciou.

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