ASN RN Atualização
Compartilhe

Feito Potiguar entrega selo para reconhecer hotéis e restaurantes que valorizam a produção do RN

Iniciativa articulada pelo Sebrae-RN reuniu empreendimentos que já incorporam itens potiguares à experiência do turista
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

O Rio Grande do Norte ganha um novo capítulo na valorização dos seus produtos, sabores e identidades. O Movimento Feito Potiguar lançou oficialmente o Selo Feito Potiguar – Hotelaria, que passa a reconhecer meios de hospedagem comprometidos em ofertar ao visitante uma verdadeira experiência de origem, conectada ao território, à cultura e à gastronomia potiguar. A solenidade aconteceu na tarde da última quinta-feira (27), no Hotel Barreira Rocha.

Articulado pelo Sebrae-RN, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH-RN), o novo selo integra a estratégia de ampliação do movimento, que já reúne 200 empresas reconhecidas nos segmentos de alimentos, bebidas, agroindústria, restaurantes e pecuária em todo o estado. Agora, a hotelaria também se torna mais uma vitrine da produção local. Neste momento, mais de 27 empreendimentos (entre hotéis e restaurantes) localizados em Natal, região metropolitana e Tibau do Sul, aderiram ao movimento.

“O Feito Potiguar na hotelaria nasce para dar mais visibilidade à nossa história e à nossa cultura, e para fortalecer esse orgulho de ser potiguar que precisamos cultivar todos os dias. É um movimento que celebra quem produz aqui, quem planta, quem transforma, quem serve e quem recebe. Cada alimento, cada peça de artesanato, cada detalhe carrega a memória das nossas raízes, dos nossos sabores e da nossa música. Ao trazer isso para dentro dos hotéis, mostramos ao visitante um Rio Grande do Norte autêntico, vivo e profundamente ligado ao seu território”, comentou Zeca Melo, superintendente do Sebrae/RN.

Hotelaria como vitrine da produção potiguar
Para o Sebrae-RN, incorporar produtos locais ao serviço de hospedagem é um passo estratégico para fortalecer produtores, movimentar a economia e oferecer ao turista um contato imediato com a identidade do estado. O selo exige critérios claros, garantindo que o hotel adote práticas verificáveis de valorização do que é feito no RN.
Antes de receberem o selo, os empreendimentos passam por diagnóstico e precisam atender a requisitos técnicos de funcionamento e, sobretudo, inclusão mínima de três itens Feito Potiguar no buffet do café da manhã, além de ao menos um prato com ingrediente certificado no restaurante, quando houver.

“Nada poderia ser mais autêntico”, afirma presidente da ABIH-RN

O presidente da ABIH-RN, Edmar Gadelha, destaca que o selo chega para reforçar o sentimento de pertencimento do potiguar e projetar essa valorização aos visitantes.

“O natalense carecia de autoestima, e o Feito Potiguar devolve isso de forma autêntica. Estimulamos pequenos produtores e pequenos meios de hospedagem, que conseguem ter acesso ao selo sem nenhum investimento, apenas com boa vontade e articulação. O Sebrae é um parceiro de longas datas e, apenas em 2025, subsidiou diversos road shows regionais que capacitaram mais de 2,5 mil pessoas e fortaleceram nossa cadeia produtiva. O Feito Potiguar transmite ao turista o sentimento de pertencimento da nossa cultura local.”
Gadelha também ressaltou que mais de 15 hotéis associados à ABIH-RN já estão aptos a receber o selo, e a expectativa é que o número cresça nos próximos meses.

Movimento que unifica setores e fortalece o turismo
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae-RN, Itamar Manso, reforça que o Feito Potiguar se tornou um movimento transversal, que conecta setores e simboliza um compromisso coletivo com o desenvolvimento econômico do estado.

“Esse movimento nasceu pequeno, mas cresceu com a participação do setor produtivo — comércio, indústria e agricultura — todos protagonistas. O Feito Potiguar precisa ser um compromisso permanente, respeitado e fortalecido por quem produz, serve e recebe. Estamos valorizando o serviço, que é essencial num estado onde 77% do PIB vem de comércio, serviço e turismo. Não podemos deixar esse movimento parar”, reforçou.

Hotéis já incorporam produtos potiguares ao dia a dia

Edmar Gadelha (direita), Zeca Melo e João Hélio Cavalcanti realizaram a entrega.

Entre os empreendimentos que já aplicam o conceito, o Serhs Natal Grand Hotel destaca que a valorização do local não é apenas uma diretriz, mas parte da própria identidade da marca.
Para Wellington Moreira, gerente de Alimentos e Bebidas do hotel, o selo apenas formaliza uma prática que já faz parte da rotina. “No café da manhã servimos queijos artesanais, bolos regionais, mel de pequenos apicultores, castanhas, frutas e geleias feitas aqui. Toda sexta-feira temos um buffet 100% regional. Também valorizamos a cerâmica local e peças feitas por artesãos potiguares. O selo Feito Potiguar valida um compromisso que já é da nossa essência: oferecer excelência enquanto fortalecemos a economia local”, declarou após receber o Selo das mãos de Edmar Gadelha da presidente da ABIH, Zeca Melo, superintendente do Sebrae/RN e João Hélio Cavalcanti, diretor Técnico do Sebrae/RN

Orgulho que se transforma em experiência para o turista

Tânia e Túlio Medeiros

O Feito Potiguar também reconhece histórias como a de Tânia Hanh, empreendedora que atua no Aeroporto Internacional Aluízio Alves e que vê no selo um símbolo de pertencimento. “É um orgulho. Orgulho de ser potiguar. Tenho duas pequenas lojas no aeroporto, uma cafeteria e um restaurante, e sempre priorizo o artesanato e o produto local. O turista chega, prova o que é nosso e ainda leva uma lembrança da terra. É uma alegria enorme receber esse reconhecimento.”

Para o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes ( Abrasel/RN), Thiago Machado, o Selo Feito Potiguar “coroa restaurantes que trabalham com produtos da terra, que têm esse orgulho de trabalhar com o que é nosso, e servir. O Selo é um marco muito importante pra gente sendo uma honra fazer parte desse movimento”, comentou

  • Feito Potiguar