ASN RN Atualização
Compartilhe

Feito Potiguar reúne marcas regionais e inspira chefs no Festival Gastronômico de Caicó 2025

Festival continua movimentando a cidade com o Circuito de Bares e Restaurantes até 15 de novembro
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Caicó se transformou, no último fim de semana, na capital da gastronomia potiguar. A Praça Monsenhor Walfredo Gurgel foi palco de mais uma edição do Festival Gastronômico de Caicó, evento que uniu sabor, identidade e empreendedorismo em torno de uma das maiores riquezas do Rio Grande do Norte: a sua culinária regional. Realizado nos dias 31 de outubro e 1º de novembro em praça pública, o festival segue agora até o dia 15 de novembro, com o Circuito de Bares e Restaurantes, reunindo 12 estabelecimentos locais com pratos que valorizam os produtos e produtores do Movimento Feito Potiguar.

O pavilhão Feito Potiguar, iniciativa do Sebrae-RN, foi um dos grandes destaques da praça do evento. O espaço reuniu sete marcas certificadas que simbolizam a força da indústria potiguar de alimentos e bebidas: Cachaça Samanaú, Slup Sorvetes, Cerveja Mufumbo, Café Jaçanã, Queijeira Dona Branca, Queijeira Dona Marta e Queijeira JC Caicó. Outra empresa participante, a Queijaria Dona Gertrudes, também esteve presente entre os expositores, reforçando a vocação da região para a produção artesanal e de alta qualidade.

De acordo com Pedro Medeiros, gerente da Agência Sebrae Seridó Ocidental, sediada em Caicó, o evento consolidou-se como um espaço estratégico de fortalecimento do setor produtivo local.

“O Festival Gastronômico de Caicó teve uma realização onde pôde enaltecer os produtos da região, fazer conexões entre as pessoas de toda a cadeia produtiva de alimentos e bebidas, e o Sebrae pôde fortalecer a presença dos empresários que estão inseridos no Feito Potiguar. Também é importante destacar o uso desses produtos pelos chefs nas oficinas e aulas-show — pratos feitos com ingredientes genuinamente potiguares”, destacou Medeiros.

A valorização da cadeia produtiva regional foi um dos pilares do festival. Os ingredientes das marcas participantes do Feito Potiguar foram utilizados obrigatoriamente nas aulas-show, oficinas gastronômicas e preparações dos finalistas do Concurso Abrachefs RN 2025 — competição que elegeu os melhores cozinheiros e confeiteiros do estado. Além disso, todos os restaurantes e bares que participam do Circuito Gastronômico elaboraram pratos com produtos potiguares, fortalecendo o vínculo entre produtores, chefs e consumidores.

Entre os expositores do pavilhão, a Cerveja Mufumbo apresentou ao público suas criações artesanais inspiradas na cultura seridoense. Para Allyson Souza, criador da marca, o festival representa uma ponte entre o empreendedor e o mercado.

Cerveja Mufumbo no Espaço Feito Potiguar (Foto: Isaac Silva)

“A Cerveja Mufumbo vem sendo construída aos poucos e conquistando, de forma progressiva, a afeição do público ao unir um produto de qualidade à valorização artística e cultural da nossa região. Grande parte desse reconhecimento se deve ao Festival Gastronômico de Caicó e aos eventos promovidos pelo Sebrae, que têm se mostrado importantes pontes de conexão entre a Mufumbo e a comunidade. A visibilidade e a receptividade do público foram extraordinárias, renovando nossa motivação para a nova fase da empresa: a implantação da nossa própria planta produtiva, integralmente caicoense”, reforça o criador da cerveja Mufumbo.

O diretor do festival, Diego Vale, destaca o impacto socioeconômico e cultural do evento: “além de ser um evento cultural e de valorização do nosso patrimônio alimentar, o festival é uma vitrine para o fortalecimento da economia criativa a partir da gastronomia, e um evento de negócios que impacta positivamente artesãos, agricultores familiares, indústrias de alimentos e empreendedores de bares e restaurantes”.

Tradição e inovação: a cozinha potiguar em destaque

Entre os momentos mais marcantes do festival, estiveram as apresentações do potiguar Roberto Caju, campeão do reality MasterChef Brasil 2024. O chef conduziu duas aulas-show celebrando a potência dos ingredientes regionais, com receitas que encantaram o público.

-

Chef Roberto Caju, campeão do reality MasterChef Brasil 2024 (Foto: Isaac Silva)

“Participar de um evento dessa dimensão para o interior do RN é um gesto de respeito e reconhecimento. O Seridó é uma terra de resistência, onde a natureza nos desafia e, ao mesmo tempo, nos presenteia com ingredientes únicos. Quando o festival acontece aqui, ele faz o caminho inverso: o mundo vem até nós”, afirmou Caju.

-

-

Nas aulas, o chef apresentou o Envoltinni de carne de sol com pesto de coentro e castanha de caju finalizado com melaço de cana, e o Ceviche de coco verde com chips de batata-doce e crosta de queijo coalho, exaltando a riqueza e versatilidade dos insumos regionais.

“Usar o que é daqui não é só uma escolha gastronômica — é uma escolha cultural e política. É garantir que o valor gerado fique no nosso estado, que a cadeia produtiva se fortaleça e que o mundo reconheça a nobreza dos nossos ingredientes”, concluiu o chef.

Ana Santana, ganhadora do Concurso Gastronômico (Foto: Arthur Medeiros)

Entre os finalistas do Concurso Gastronômico Abrachefs RN 2025, a confeiteira Ana Santana, de Caicó, conquistou o primeiro lugar na categoria confeitaria com criações que traduzem o sabor e a identidade do Seridó. “Estar ali foi uma experiência surreal. Apesar de 18 anos na profissão, nunca havia participado de um concurso assim. A emoção tomou conta, mas o coração estava cheio de alegria. O mais importante é valorizar nossa cultura e manter viva a história da nossa gastronomia”, contou Ana.

No primeiro dia da competição, ela preparou o Petit Gateau da Terra, feito com goiabada, sorvete de queijo coalho e farofa de carne de sol com borra de manteiga. No segundo dia, surpreendeu os jurados com uma Cuca de Cuscuz com Crumble de Queijo Coalho e Creme de Goiabada, desenvolvida a partir dos ingredientes obrigatórios sorteados: flocão de milho, queijo coalho e creme de leite.

Juventude e pesquisa: IFRN apresenta inovações alimentares

O stand do curso Técnico em Alimentos do IFRN Campus Currais Novos também foi destaque da praça, levando ciência e inovação ao público. Os estudantes apresentaram produtos desenvolvidos em laboratório, como pectina extraída do limão Taiti, cookies com farinha da casca do maracujá do mato, kombucha artesanal, canudos biodegradáveis, hambúrguer de tilápia do Açude Gargalheiras, farinha de caroço de umbu, geleias e passas de manga Maranhão, doce de leite, iogurte e queijo.

Para Lizandra Lima, estudante expositora, a experiência foi enriquecedora: “participar do festival pela primeira vez foi muito gratificante. A energia do público era contagiante. Muitos visitantes quiseram comprar nossos produtos e produtores locais buscaram parcerias. Conseguimos, inclusive, firmar colaborações com empreendedores como a Farofa Belchior e as meninas da Biomassa de Banana. O festival ampliou nosso networking e abriu portas para novas pesquisas e projetos”.

Festival segue até 15 de novembro com o Circuito Gastronômico

Encerradas as atividades na praça, o Festival Gastronômico de Caicó 2025 continua movimentando a cidade com o Circuito de Bares e Restaurantes, que segue até 15 de novembro. São 12 estabelecimentos participantes, com pratos inspirados na carne de sol e nos queijos potiguares, preparados com ingredientes do Feito Potiguar.

O circuito envolve os seguintes estabelecimentos: Armazém 400 (Seridoense Moderno), Casa Virgulino (Terra de Sant’Ana), La Nonna (Arancine do Sol e Linguine di Soll), Caiçara 21 (Sol do Seridó), Bar do Coreto (Filé do Coreto), Botequim Guedes (Caldo Sertanejo), Burguers (Mano do Sertão), Doha (Esfiha Nordestina), Dona Bela (Sertão Sinfônico), Eros Motel (Filé do Eros), Farinno Pizzas (Pizza Engenho) e Zeca Barrão (Malassada do Zeca).

O Festival Gastronômico de Caicó 2025 foi promovido pela Agência Referência, com apoio do Sebrae-RN, do Movimento Feito Potiguar, do Ecossistema Local de Inovação, do Sistema Fecomércio RN, SESC, SENAC, Universidade Potiguar (UnP) e outros parceiros institucionais que contribuem para o desenvolvimento do turismo e da economia criativa no Seridó.

  • Festival Gastronômico de Caicó