ASN RN
Compartilhe

Feito Potiguar: sabores do RN conquistam visitantes na Expofruit

Ao todo, dez marcas com selo do programa estão expostos no estande do Sebrae RN durante a feira; iniciativa gera visibilidade e novos negócios
Por Especial Expofruit 2025
ASN RN
Compartilhe
Os sabores genuinamente produzidos no Rio Grande do Norte conquistaram o paladar do público da 32ª edição da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit), realizada na Estação das Artes Elizeu Ventania, em Mossoró. Com o apoio do Sebrae RN, dez pequenos negócios da Região Oeste participaram do evento e atraíram os visitantes, com exposição e degustação de produtos que carregam a essência da identidade potiguar, chancelados pelo selo do Programa Feito Potiguar, desenvolvido pelo Sebrae RN e federações estaduais.

A ação integra as estratégias do Sebrae RN pela valorização das empresas locais, com enfoque no estímulo ao consumo de produtos regionais e fortalecimento da economia do estado. Realizada no estande do Sebrae na feira, a iniciativa tem garantido visibilidade e novas oportunidades de mercado para pequenos negócios.

Gédina Oliveira (direita), das polpas Sabor da Agricultura foi uma das expositoras.

A presença em eventos como esse amplia a comercialização e abre portas em novos canais de venda. É o que garante Gédina Oliveira, das polpas Sabor da Agricultura, unidade de processamento de frutas instalada no Assentamento Favela, zona rural de Mossoró.

“Nossa participação na Expofruit tem sido muito positiva, trazendo visibilidade e novos clientes, como já aconteceu em outras feiras do Sebrae. Produzimos polpas de frutas típicas da região e, com contatos feitos aqui na feira, estamos em negociação para fornecer a um hotel de Mossoró”, revelou.

No mesmo caminho segue a Cajuína Potiguar, de Marcos Maciel Melo, que comemora o impacto do programa Feito Potiguar e as participações em exposições promovidas pelo Sebrae RN. Conforme o empresário, do município de Severiano Melo, a produção precisou ser ampliada para atender a demanda de clientes.

“Com o apoio do Feito Potiguar, conseguimos apresentar a Cajuína Potiguar em vários eventos e o retorno dos clientes tem sido excelente. Produzimos 12 mil garrafas por mês e já distribuímos em várias cidades, com planos de chegar a Mossoró e expandir por todo o estado. Na Expofruit, só tenho recebido elogios pela cajuína”, disse.

Cozinha Show

A chef de cozinha, Junara Santos, comandou a Cozinha Show durante o evento. Foto: ASN/Sandra Monteiro

Outra iniciativa que atraiu a curiosidade e conquistou o paladar dos visitantes foi a “Cozinha Show”, oficinas gastronômicas ministradas pela chef de cozinha Junara Santos, e realizadas diariamente no estande do Sebrae RN. A ação resultou em preparos de pratos rápidos, feitos à base de produtos com o selo Feito Potiguar, como melão, castanha, cajuína, entre outros.

 A arquiteta Marina Freitas degustou e aprovou a produção da Cozinha Show

O resultado teve a aprovação de visitantes. É o caso da arquiteta Marina Freitas, para quem foi uma explosão de sabores que valorizam e mostram o potencial dos produtos locais. “A oficina é uma iniciativa ótima. O tartar de melão estava simplesmente delicioso. Um prato que nem imaginava que era possível, mas que surpreendeu pelo sabor delicioso, mostrando que temos produtos excelentes e que podem ser utilizados de diversas formas”, avaliou.

Gerente da Agência Sebrae no Oeste, Paulo Miranda, explica que a o trabalho desenvolvido culmina com o propósito do Programa Feito Potiguar, de reconhecer a qualidade e promover o crescimento dos pequenos negócios a partir do estímulo ao consumo dos produtos genuinamente potiguares.

“Acreditamos que valorizar o que é nosso é um passo essencial para fortalecer a economia local, e o Feito Potiguar tem esse propósito. Quando o consumidor reconhece a origem e a qualidade do que consome, ele passa a ser um agente ativo na transformação da realidade dos empreendedores potiguares”, enfatizou.

Participaram da exposição no estande do Sebrae RN as empresas: Sabor da Agricultura, Cajuína Potiguar, Castanha Dourada, Castanha Pequena Maria, Cachaça Pátria Amada, Cachaça Serra de Martins, Água de Coco Bom, COOPAPI, Cerveja Bacurim e CAJUFIT.

A Expofruit 2025 é uma feira consolidada como uma das maiores do setor de fruticultura no Brasil e América Latina. O evento, realizado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Comitê Executivo de Fruticultura do RN (Coex) e Sebrae RN contou com vasta programação científica e exposição, em mais de 300 estandes. A estimativa, segundo a organização, é de que sejam movimentados mais de R$ 90 milhões em negócios durante seus três dias.

-

  • Expofruit 2025