ASN RN
Compartilhe

Femulti: capacitação do Sebrae exalta culinária e negócios em Apodi

Além de treinamento para o Festival Gastronômico e exposição de produtos do Feito Potiguar, o Sebrae RN realizou ciclo de palestras na última semana
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

O sabor da tradição potiguar ganha novas formas e oportunidades de negócio em Apodi, no Médio Oeste do Rio Grande do Norte. Oito restaurantes do município participam do 4º Festival Gastronômico de Apodi, levando à mesa pratos que combinam ingredientes típicos do estado a um toque de criatividade. Os empreendimentos, capacitados pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, utilizam produtos certificados pelo Programa Feito Potiguar, transformando a identidade regional em experiências gastronômicas autênticas e fonte de renda para pequenos negócios regionais.

A iniciativa integra as ações do Sebrae RN na 5ª edição da Feira Multissetorial do Médio Oeste (Femulti), que aconteceu de quinta até o sábado (8), na Praça Dom José Freire, em Apodi. Após o festival, os pratos produzidos passarão a integrar os cardápios dos restaurantes participantes, fortalecendo a inserção dos produtos com a chancela do Programa Feito Potiguar e promovendo os pequenos negócios locais.

Com um risoto de carne que leva uma redução de cajuína – produzida no município de Severiano Melo e certificada pelo Feito Potiguar – Ana Luiza Melo, proprietária do Restaurante Palheiros, está conquistando o paladar dos participantes do festival. Feliz com os resultados, a empresária conta que a capacitação fez a diferença na elaboração do prato.

“Nós ficamos muito satisfeitos com o suporte que recebemos, porque é uma forma de crescimento. Participar do festival, com um prato diferenciado, elaborado com orientação de um chef, traz visibilidade e deixa o nome do nosso restaurante em evidência. Foi, realmente, uma experiência muito positiva”, atesta.

Além da capacitação, realizada por meio da contratação de profissionais do Senac, a ação reforça as iniciativas do Sebrae RN em Apodi, que, em agosto deste ano, voltou a contar com estrutura física do Sebrae RN, com a inauguração da Loja do Empreendedor. O Festival Gastronômico de Apodi é uma realização do Núcleo Gastronômico de Apodi (Nugap).

Valorização

O Feito Potiguar está presente, também, no estande do Sebrae instalado na Femulti. No local, pequenos negócios com produtos certificados pelo Programa expõem e atraem visitantes com os sabores diferenciados de suas produções. É o caso da Cajufit, empreendimento genuinamente apodiense, que produz doce de caju natural, sem açúcar e sem conservantes. Proprietário da empresa, Milton Cortez avalia que os ganhos com a participação no evento vão além da exposição, e eleva a comercialização da sobremesa produzida por ele.

Milton Cortez (Cajufit).Foto: Divulgação

“Participar da feira significa a possibilidade de fazer negócios, vender para pessoas que ainda não conhecem o nosso produto e faz com que nossa marca fique mais conhecida e chegue até as pessoas que ainda não conheciam. Os resultados são sempre muito positivos”, enfatiza.

Também participam da exposição no estande do Sebrae as empresas Pequena Maria (castanha) e Cajuína Potiguar (cajuína), ambas localizadas no município de Severiano Melo.

Negócios e conhecimento

Além da capacitação para o Festival Gastronômico e exposição de produtos, o Sebrae RN realizou ainda, no estande na Femulti, ciclo de palestras com especialistas em gestão com o objetivo de impulsionar os pequenos negócios locais.

As capacitações abordaram, entre outras temáticas: Oratória na Prática: Como Falar Bem em Público, com Lúcia Pereira, analista do Sebrae RN, e Venda com Propósito: O Espírito Natalino que Gera Resultados, com a consultora Cleide Regina. A especialista Tereza Jeanne abordou o tema: Liderança e Atendimento ao Cliente: o Reflexo da Gestão Interna nos Resultados.

Abertura

Prestigiada por empresários, políticos e representantes de instituições públicas e privadas do estado, a abertura oficial da Femulti, na noite da última quinta-feira (6), foi marcada pelo reconhecimento aos impactos do evento para o fortalecimento da economia da região. Mais cedo, no campus do IFRN de Apodi, o V Seminário da Fruticultura do Médio Oeste e o Fórum das Águas, também com apoio do Sebrae, iniciaram a programação da Femulti, abordando inovação e sustentabilidade no campo.

Gerente da Agência Sebrae no Oeste, Paulo Miranda, enalteceu o crescimento da feira e a força do empreendedorismo em Apodi e na região do Médio Oeste. Na ocasião, o gestor reforçou o compromisso do Sebrae RN com o desenvolvimento regional.

“O Sebrae acredita nas potencialidades da região e em cada empreendedor aguerrido de Apodi e dos municípios vizinhos. Estamos investindo fortemente na feira, com uma ampla programação, e ampliando nossa presença na região por meio da Loja do Empreendedor em Apodi, que oferece capacitação, inovação e o apoio que o pequeno negócio precisa para continuar crescendo”, pontuou.

Em seu discurso, o prefeito de Apodi, Sabino Neto, agradeceu as parcerias na realização da Famulti. Ao lembrar números da edição anterior do evento, o chefe do Executivo municipal também destacou o crescimento da feira. “A Femulti é a maior feira de negócios do Rio Grande do Norte. Os números mostram isso. Mais de 50 mil pessoas passaram por aqui no ano passado, movimentando cerca de R$ 10 milhões em negócios. E esperamos que na edição deste ano, esses números sejam superados, porque, tenho certeza, que a Femulti só crescerá a cada ano”, asseverou.

Com o tema “Tendências que transformam nossa região”, a Femulti é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e pela Prefeitura Municipal de Apodi, com parceria do Sebrae RN e outras entidades. O evento reúne cerca de 70 expositores e valoriza a agricultura familiar, o artesanato regional, a moda, a beleza, os negócios, os serviços, a cultura e a inovação.

  • FEMULTI