ASN RN
Compartilhe

Festival Ventos e Mar transforma gastronomia da Capital do Atum

Novo cenário em Areia Branca é resultado de iniciativas, como a capacitação de restaurantes locais, promovida pelo Sebrae RN no evento, encerrado no final de semana, na Praia de Upanema
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

Reconhecido como a Capital do Atum, o município de Areia Branca vive novo capítulo na história da pesca – uma de suas principais atividades econômicas. De produto de exportação, o pescado se transformou em símbolo de orgulho, identidade e sabor, com pratos que têm potencial para posicionar a cidade como destino turístico e gastronômico potiguar. O novo cenário é resultado de iniciativas, como a capacitação de restaurantes locais , promovida pelo Sebrae RN no Festival Ventos e Mar, encerrado no final de semana, na Praia de Upanema.

Prato vencedor: Atum Vulcânico, de Maciel Cariri- Foto: Warison Albino

Para alcançar esse resultado, 15 estabelecimentos participaram das oficinas de capacitação. Com a apresentação de pratos à base de atum, frutas regionais e muita criatividade, a ação culminou no concurso gastronômico, sábado (18). O resultado da competição foi anunciado ontem (19). A proposta é elevar o atum à condição de protagonista também na gastronomia local.

Um dos participantes, Maciel Cariri, do restaurante Barlavento, conquistou o paladar dos jurados com o prato “Atum Vulcânico” – atum grelhado e misturado a um creme suave de cream cheese e cebolinha fresca. Empanado em farinha panko, que traz crocância leve e dourada, o pescado lembra a crosta quente de um vulcão. Conforme Cariri a elaboração estará disponível no menu do Barlavento já na próxima semana.

“Finalizo com geleia de pimenta e raspas de limão-siciliano, para equilibrar o fogo e o frescor, e sirvo com cebola crispy e um toque de molho tarê, que envolve tudo com notas doces e salgadas. O prato é uma explosão de sabores. Foi a primeira vez que participei de um concurso e não tenho palavras para contar da minha alegria. Tivemos a orientação incrível do chef (Warison Albino) contratado pelo Sebrae e o resultado não poderia ser melhor”, comemorou.

A empreendedora Sandra Valentim também participou da capacitação realizada pelo Sebrae RN. Para ela, o acesso ao conhecimento abriu novas perspectivas para o negócio, especializado na produção de acarajés.

 Acarajé de Atum da Sandra Valentim- Foto: Warison Albino

“Eu estava estagnada, fazendo só o acarajé tradicional, e a capacitação abriu minha mente, me deu um norte para ver coisas novas. Agora, com o acarajé de atum desenvolvido no curso, com a essência da nossa economia, terei um diferencial e serei referência, com o primeiro e único acarajé de atum da cidade”, ressalta.

-

-

Polo gastronômico

Presente à abertura do evento, na sexta-feira (17), o diretor Técnico do Sebrae RN, João Hélio Cavalcanti Júnior, reforçou o compromisso da instituição com o fortalecimento da economia regional. Também destacou o potencial de Areia Branca para se tornar polo gastronômico do litoral potiguar.

“Seguiremos firmes, contribuindo para o crescimento dos pequenos negócios locais. Os empresários aqui de Areia Branca e da região têm um grande potencial, que nos faz acreditar que um polo gastronômico possa se consolidar a partir da exploração do atum. A adesão deles ao festival gastronômico mostra que estamos no caminho certo, criando um ambiente em que as pessoas possam vir à cidade, experimentar pratos de excelente qualidade e movimentar a economia local”, afirmou.

O Festival Ventos e Mar, realizado pela Prefeitura de Areia Branca, resulta da fusão entre o antigo Festival do Atum e o Kitefest, festival de kitesurf que, neste ano, reuniu mais de 400 competidores de oito países na etapa brasileira do Campeonato Mundial de Kitesurf.

Em discurso na cerimônia de abertura, o prefeito Manoel Cunha Neto, o “Souza”, ressaltou a parceria “decisiva” do Sebrae RN na realização do evento.“O Sebrae tem a expertise em capacitar os empreendimentos, e isso faz toda a diferença quando realizamos um evento dessa magnitude, que envolve a economia do mar, com duas das maiores potencialidades do nosso município: os ventos, para a prática do kitesurf e para a energia eólica, e o mar, para a produção do nosso atum. É uma parceria que queremos ampliar e fortalecer cada vez mais”, destacou.

Reconhecimento

Além da programação esportiva e gastronômica, o município também celebrou seus 98 anos de emancipação política. Na sexta-feira (17), em sessão solene da Câmara Municipal, no Hotel Costa Atlântico, João Hélio Cavalcanti Júnior recebeu o Título de Cidadania Areia-branquense, proposto pelo vereador Eilson Oliveira. A honraria reconhece o trabalho do gestor em prol do fortalecimento da economia local.

“Há muitos anos atuamos nessa região, e ter esse reconhecimento é muito gratificante. Dedico esse título a todos aqueles que, junto conosco, fazem com que o Sebrae possa dar uma contribuição enorme ao desenvolvimento dos negócios aqui e em toda a região”, celebrou João Hélio.

Além do título de cidadania, a cerimônia também marcou a entrega das Comendas Chico Cunha e José Justiniano Solón, concedidas a personalidades que contribuem para o desenvolvimento do município.

  • Areia Branca
  • Festival dos Ventos