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Ficro: programação técnica capacita 200 empreendedores em Mossoró

Número é resultado das palestras e atendimentos realizados pela Agência Sebrae na Ficro
Por Redação
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Mais que uma vitrine para o estímulo à geração de novos negócios em Mossoró e municípios da Região Oeste, a Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro) ganha status, também, de disseminadora de conhecimento técnico em prol do fortalecimento dos pequenos negócios. Prova disso é o total de 200 empreendedores impactados por ações realizadas pelo Sebrae no Rio Grande do Norte na 36ª edição do evento, encerrada no último sábado (14), na Estação das Artes Elizeu Ventania, em Mossoró.

O número é resultado das palestras realizadas nos dois primeiros dias da feira (12 e 13), no auditório da Estação das Artes, e de atendimentos ao empreendedor efetuados no espaço denominado de Agência Sebrae na Ficro, no qual foram repassadas orientações técnicas e apresentadas soluções desenvolvidas pelo Sebrae RN para alavancar negócios.

Segundo o gerente da Agência Sebrae no Oeste, Paulo Miranda, a participação nas atividades técnicas ofertadas pelo Sebrae no evento superou as expectativas. Para ele, a quantidade elevada de participantes sinaliza a assertividade na programação e apontam que o empreendedor deseja implementar melhorias em seus negócios.

“A adesão do empreendedor às palestras e à orientação foi muito positiva, e é um grande termômetro de que acertamos na programação e que ele, realmente, está querendo ser orientado, ser capacitado, para melhorar os negócios. Por acreditar que a feira é uma oportunidade, é uma vitrine para os pequenos negócios, o Sebrae está sempre apoiando e trazendo o melhor para o empreendedor”, avalia.

Flávio Adour. Foto: Allan Phablo

Com temáticas voltadas, principalmente, às áreas de marketing e vendas, as quatro palestras ministradas pelo Sebrae atraíram empreendedores dos mais diversos setores de atuação, em busca de conteúdos que podem se tornar um diferencial competitivo no mercado.

O empresário mossoroense Flávio Adour atua no mercado de comercialização de produtos destinados à montagem de academias, e conta que as palestras causaram um verdadeiro “choque” em sua mentalidade empreendedora. Os ensinamentos, segundo ele, farão parte do dia a dia do negócio.

“Eu já atuo há muito anos como empresário, participo de treinamentos, mas a gente acaba deixando de aplicar o que apreende, e as palestras que assisti na Ficro mostraram uma realidade nua e crua do que essa prática pode causar, e de como precisamos sempre melhorar para atender bem o nosso cliente e tornar o negócio sólido. Foi um conteúdo excelente”, opina.

Diferenciais

E é justamente o atendimento um dos pontos cruciais para o bom funcionamento de um empreendimento, segundo a palestrante Sara Cassiano. Em sua palestra “Excelência no atendimento: superando expectativas”, ela tratou de ferramentas que podem fazer a diferença quando o objetivo é alcançar um atendimento de qualidade.

“Treinamento precisa ser recorrente. Não dá para ser pontual. Além disso, a escuta ativa é fundamental. É preciso entender as principais dores do cliente, e a partir disso propor ações de melhorias, levando em consideração o perfil da equipe, do cliente, e quais estratégias pode definir a partir disso” aconselha.

Jéssica Barros é analista técnica do Sebrae RN e ministrou a palestra “Como se tornar influenciador do seu negócio”, com abordagens de temas relacionados à comunicação e marketing com ênfase na influência que o empresário deve exercer no intuito de conquistar os clientes.

“É muito importante ele entender essa influência e se apropriar disso. Ele precisa aprender a ser um influenciador, um promotor do seu próprio negócio. Para isso, ele precisa ter uma comunicação intencional, seja visual ou escrita, através de postagens, ter presença digital de qualidade, interagir, produzir conteúdos interessantes, que se conectam com a marca”, ensina.

Orientação

Às palestras, somaram-se ainda os atendimentos aos empreendedores, com apresentação de ferramentas, plataformas gerenciais e cursos. Nos espaços, instalados dentro da Agência Sebrae na Ficro, além dos totens que exibiam as soluções ofertadas pelo Sebrae RN, a presença de um consultor também chamou a atenção pessoas.

Jucileide Gervásio. Foto: Allan Phablo

Caso da contadora Jucileide Gervásio, que, ao passar pelo local, encontrou a orientação que precisava para seguir com o propósito de se tornar empreendedora. Em fase de transição de carreira, ela conta que as informações adquiridas durante o atendimento a deixou mais segura da decisão.

“Quero empreender e abrir, em breve, um ateliê de doces. A gente tem aquele receio, pois não entendo muito dos processos, da gestão do negócio. Mas, com a orientação do especialista, entendi que é possível. O próximo passo será procurar o Sebrae para tornar o sonho ainda mais concreto”, frisa.

Além das palestras e orientações, a Agência Sebrae na Ficro contou com a exposição de 10 empreendedores ligados aos setoriais da cachaçaria, cafeterias e queijeiras, três dos principais setoriais atendidos pelo Sebrae RN. O espaço contou com degustação e comercialização dos produtos.

Sobre a Ficro

Com mais de 150 estandes, a Ficro é realizada pela Associação Comercial e Industrial de Mossoró (Acim) e conta com a parceria do Sebrae RN e outros parceiros. Maior feira multisetorial do RN, o evento reúne representantes de 25 atividades econômicas de toda a Região Oeste e contou com cerca de 30 mil visitantes, com expectativa de geração de negócios estimada na ordem de R$ 25 milhões.

  • Ficro; Mossoró