ASN RN
Compartilhe

InspirAção leva saúde emocional e empreendedorismo a estudantes da rede pública potiguar

Projeto piloto reúne Diego Ribas e Bruna Letícia com alunos em Natal e Ceará-Mirim
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

O bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal, e a cidade de Ceará-Mirim receberam nesta segunda (29) e terça-feira (30), respectivamente, a abertura oficial do projeto piloto InspirAção, iniciativa do Sebrae-RN em parceria com o movimento Enquanto Fôlego Houver. Os eventos contaram com a presença dos embaixadores do programa: o ex-jogador de futebol Diego Ribas e sua esposa, Bruna Letícia, fundadora do projeto.

Foto: Luana Tayze

Cerca de 200 alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal Professor Waldson José Bastos participaram da programação em Natal, que abriu espaço para apresentações culturais, rodas de conversa e palestras. A cantora Thay Moura apresentou parte do repertório do grupo Biorki, seguida da fala de Bruna Letícia, que compartilhou sua experiência pessoal com a perda do pai e destacou a mensagem central do projeto: “Não se acelere, não se compare, respeito — respeito à vida e à trajetória”.

O momento mais esperado foi a palestra de Diego Ribas, que relatou sua trajetória no esporte, marcada por conquistas, superações e dilemas.

“Não existe super-herói. Até um camisa 10 tem dúvidas, medos, e eles devem ser compartilhados em um ambiente de segurança”, afirmou Diego Ribas.

A professora de Língua Portuguesa, Julimara Carla, ressaltou a importância da iniciativa. “Essas parcerias fortalecem a escola como centro de formação do cidadão. Muitos estudantes enfrentam lares desestruturados e precisam desse apoio para que suas potencialidades, muitas vezes encobertas por traumas, possam florescer”, destacou.

Em Ceará-Mirim, a abertura reuniu estudantes da Escola Municipal Professora Adele de Oliveira, que também tiveram acesso às atividades de acolhimento e diálogo com os embaixadores do projeto.

Sobre o projeto

Nesta primeira etapa, o InspirAção contempla estudantes do 8º e 9º ano das escolas Waldson José Bastos, em Natal, e Adele de Oliveira, em Ceará-Mirim. O programa aborda temas como saúde emocional, responsabilidade afetiva, autorresponsabilidade, mentalidade empreendedora e projeto de vida.

Entre as atividades previstas estão palestras, mentorias coletivas, oficinas, jogos digitais, momentos culturais e um mapeamento de saúde emocional dos alunos. Os estudantes terão acesso ao jogo digital Jovem Descolado, que estimula o aprendizado da mentalidade empreendedora de forma lúdica. Já os professores participarão de oficinas e receberão materiais didáticos para fortalecer o ambiente escolar.

Os 40 alunos de melhor desempenho avançarão para a segunda fase do projeto, em que deverão desenvolver um Projeto de Vida avaliado por uma banca. A pontuação final será a soma dessa avaliação com o desempenho no jogo. Os melhores colocados serão premiados com uma viagem ao Rio de Janeiro, acompanhados de um professor indicado pela escola.

  • Educação empreendedora
  • InspirAção