Protagonista na pecuária do Rio Grande do Norte, com média de 36,17% do rebanho total do estado nos últimos cinco anos (IBGE 2023), a bovinocultura potiguar experimenta uma nova fase, marcada pela ampliação do acesso a técnicas de melhoramento genético. Graças a iniciativas como o projeto Sebraetec, desenvolvido pelo Sebrae RN, a prática é realidade em propriedades rurais de pequenos produtores no interior do estado e já apresenta resultados exitosos em prol da qualidade do plantel e do aumento da produtividade.
É o caso do município de Upanema, distante 278 quilômetros de Natal. Lá, a aplicação da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), prevista no Sebraetec, alcança índice de 65% de prenhez no universo de 105 matrizes bovinas inseminadas. O percentual está acima da média nacional, que gira em torno de 40% de positividade. Nas inseminações, foram utilizados material genético de touros das raças Gir, Girolando, Holandês, Guzerá e Sindi, que melhor se adaptam às características da região semiárida nordestina.
Para Lecy Gadelha, analista técnico do Sebrae RN, ao tornar acessível técnicas antes consideradas distantes do pequeno produtor rural, o projeto contribui não só para a melhoria do rebanho. Mas também, segundo ele, torna a atividade mais competitiva, tendo em vista que seleciona animais com características superiores, que favorecem resultados como o aumento na produção de carne e/ou leite.
“Isso contribui diretamente para a lucratividade dos produtores, uma vez que animais geneticamente aprimorados tendem a ser mais eficientes, resultando em menor custo de produção e maior retorno financeiro. Em Upanema, os números alcançados por meio do projeto são muito positivos e têm reflexo direto na economia e fortalecimento da pecuária bovina da região”, observa Gadelha.
De acordo com Carlos Henrique de Souza, consultor do Sebrae RN, o elevado índice de prenhez alcançado nas inseminações, em Upanema, pode ser creditado à metodologia diferenciada aplicada no rebanho atendido pelo projeto. Ele informa que, antes mesmo do início da aplicação das técnicas de melhoramento genético, o rebanho passa por acompanhamento e avaliação.
“Através do projeto, os rebanhos atendidos passam a ser acompanhados antes, durante e depois da inseminação. No período, é verificada a alimentação, mineralização e sanidade dos animais, para constatar a aptidão ao processo de inseminação. A adoção dessas medidas pode evitar, por exemplo, que a inseminação seja feita em animais sem as condições ideais”, explica.
Ao todo, o projeto de melhoramento genético beneficia 25 pequenos criadores de bovinos em Upanema. As consultorias e demais ações do Sebraetec são realizadas por meio do Programa Upanema Rural, desenvolvido em parceria na qual o Sebrae RN subsidia 70% do valor e a gestão municipal aporta os 30% restantes.
Ação estratégica
A iniciativa faz parte das estratégias do Sebrae RN para o fortalecimento do rebanho bovino do estado. A ação, que seguirá até o final deste ano, também vacinou, gratuitamente, 65 bezerras contra a brucelose, doença infectocontagiosa.
Nesse contexto, o trabalho do Sebrae RN em Upanema tem se tornado um diferencial na orientação dos pequenos produtores não só quanto às técnicas de inseminação artificial, mas também à escolha adequada de matrizes e reprodutores, assim como na capacitação técnica sobre manejo e boas práticas de reprodução.
O criador de bovinos Ubiratan Rocha é um dos beneficiados pela iniciativa do Sebrae RN no município de Upanema. Depois do nascimento de quatro bezerros no primeiro processo de inseminação, ele está otimista com a possibilidade de aumentar a quantidade de animais com elevado padrão genético no rebanho. Em novo procedimento de inseminação, desta vez de 15 matrizes, a expectativa é de que, ao menos 10 animais, testem positivo para prenhez.
“Esse programa é muito bom. Eu nunca pensei que ia ter um rebanho com bicho de raça, e agora é possível. Estou só esperando o resultado da última inseminação, mas, pelo que estamos observando, vamos ter umas dez prenhas. E isso é muito bom”, avalia.
Exposição de animais
Parte dos resultados das inseminações artificiais realizadas no rebanho assistido pela iniciativa poderão ser observados de perto na 3ª Exposição Agropecuária de Upanema (Exponema), que ocorrerá entre sexta-feira (13) e domingo (15), no Largo de Exposições Curral da Várzea e na Praça de Eventos Vereador Luiz Fernandes Filho.
Durante o evento, no local denominado de Espaço de Comercialização do Programa Upanema Rural, alguns dos animais fruto do projeto estarão expostos e disponíveis à comercialização.
As atividades do Sebrae na feira contemplam ainda a realização de exames voltados à sanidade animal, além de ultrassonografia e exame andrológico, o qual avalia a qualidade do sêmen dos animais. A participação inclui ainda parceria na realização de torneio leiteiro.
Com programação diversificada, incluindo, além da feira de negócios, shows e apresentações culturais, o evento se consolida como ferramenta na promoção do desenvolvimento econômico da cidade e fomenta o setor agropecuário regional. O evento é realizado pela Prefeitura de Upanema, com apoio de parceiros, como o Sebrae RN.