Apesar de contarem com uma estrutura de menor porte, as micro e pequenas empresas têm marcas fortemente presentes na memória dos potiguares. Para celebrar essa importância, a 22ª edição do Prêmio Top Natal inovou ao incluir, pela primeira vez, dois novos segmentos na pesquisa: empresas de menor porte nos setores de Alimentação Fora do Lar (bares e restaurantes) e Supermercados e Padarias. A premiação é uma realização do Sistema Tribuna de Comunicação em parceria com a Consult Pesquisa.
O evento ocorreu na noite desta quinta-feira (7), no Wish Resort, na Via Costeira. O levantamento realizado pela Consult Pesquisa contou com mais de 1.300 marcas citadas, das quais 34 se destacaram como as mais lembradas em seus respectivos setores da economia. Entre os vencedores na categoria pequenos negócios, o Bar Marminino e o Supermercado São Francisco foram reconhecidos como as marcas mais lembradas em seus segmentos.
Rapidez no atendimento, boa receptividade e preços competitivos foram os principais fatores que garantiram o reconhecimento do Bar Marminino, localizado no bairro Potengi, segundo o proprietário Antônio Neto. Com 15 anos de experiência no setor de alimentação, o administrador decidiu empreender por conta própria há apenas um ano. Para ele, a conquista do prêmio é uma confirmação de que está no caminho certo. “Fiquei muito surpreso com a indicação ao prêmio, porque mal fiz um ano de empresa e já estou no Top Natal. Isso me mostra que estou no caminho certo”, compartilhou Neto.
Localizado no bairro Cidade Nova, o Supermercado São Francisco possui mais de 30 anos de atuação e já conquistou seu lugar na memória de seus clientes. A empresa, de gestão familiar, é administrada pelo casal José Bertuleza e Alternaria Castilho. Por conta de um imprevisto, eles não puderam comparecer ao evento para receber a premiação, mas ainda assim foram devidamente celebrados.
“A grande maioria dos negócios começou pequeno. Então, incluir as micro e pequenas empresas em um reconhecimento como esse motiva muitas delas a se desenvolverem e alcançarem o nível de visibilidade que as grandes e médias empresas têm — algo que elas também sonham conquistar”, afirmou João Hélio Cavalcanti, diretor de Operações do Sebrae-RN.
Para ele, esse reconhecimento é uma oportunidade para que os pequenos negócios se sintam encorajados a crescer. “É uma forma de mostrar que estamos comprometidos em reduzir as desigualdades no ambiente empresarial”, destacou, enfatizando o papel dessas empresas no fortalecimento da economia local.
“Os pequenos negócios têm uma importância enorme, pois são fruto de um trabalho sólido que representa boa parte da economia do Rio Grande do Norte”, destacou Marcelo Toscano, diretor Técnico do Sebrae-RN. Enfatizando que a maior parte dos empregos gerados no estado vem dessas empresas, ele ressaltou ainda que “a premiação reconhece justamente o papel que essas empresas desempenham, dando-lhes o destaque que merecem na economia local”.
Na opinião de Fernando Fernandes, superintendente do Sistema Tribuna do Norte, uma homenagem como esta serve como incentivo para que empresas de diversos portes busquem se qualificar e se preparar para crescer e se tornar de maior porte. “Este ano, fiquei muito mais feliz, porque o Sebrae quebrou o nosso protocolo habitual. Normalmente, fazemos a pesquisa espontânea, premiando as mais citadas. Mas, desta vez, decidimos olhar para o outro lado da medalha, reconhecendo empresas menos citadas, mas que são essenciais para os bairros prioritários e para a cidade como um todo”, explicou.
-