ASN RN
Compartilhe

Oportunidade para pequenos negócios e startups inovarem é tema de palestra no GO!RN 2025

Embrapii e Sebrae apresentam caminhos para que startups e pequenos negócios inovem com apoio técnico e investimento compartilhado.
Por Especial GO!RN
ASN RN
Compartilhe

Natal/RN – Com auditório cheio e muito interesse por inovação, o GO!RN 2025 recebeu, na manhã desta sexta-feira (7), a palestra “Oportunidade para pequenos negócios e startups inovarem”, no Palco CAERN, conduzida por Itamir de Morais Barroca Filho, diretor da unidade Embrapii do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN). A atividade, promovida pelo Sebrae-RN em parceria com a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), destacou como a união entre as duas instituições amplia as oportunidades para que micro e pequenas empresas desenvolvam projetos de inovação com apoio técnico e financeiro.

Durante a palestra, Itamir explicou como micro e pequenas empresas podem acessar os recursos da Embrapii para desenvolver soluções inovadoras, reforçando o papel do IMD como um dos pólos de inovação tecnológica mais relevantes do país.

“A Embrapii tem a missão de conectar a pesquisa à prática. Nós aportamos recursos, conhecimento e estrutura para que as empresas possam transformar ideias em produtos e processos mais competitivos”, destacou o palestrante.

O diretor ressaltou que o IMD/UFRN, unidade credenciada da Embrapii, atua aproximando startups, pesquisadores e empreendedores, fomentando o ecossistema de inovação potiguar. Atualmente, o instituto desenvolve mais de 40 projetos de PD&I em parceria com empresas locais e nacionais. Segundo Itamir, o objetivo é democratizar o acesso à inovação, tornando possível que negócios de qualquer porte invistam em tecnologia de ponta.

“Nosso foco é apoiar quem quer tirar uma ideia do papel e transformá-la em um produto inovador. A Embrapii aporta recursos diretamente nos projetos e, em algumas iniciativas, o Sebrae pode complementar esse investimento, tornando o processo mais acessível para pequenas empresas”, explicou.

Entre as áreas contempladas pelos projetos estão inteligência artificial, internet das coisas (IoT), blockchain, ciência de dados e automação industrial, tecnologias que têm impulsionado a competitividade de negócios locais. “Inovar é investir. Nenhuma empresa cresce sem investimento em tecnologia e sem olhar para o futuro. Nosso papel é tornar esse caminho mais acessível”, completou.

Sobre o GO!RN 2025

Realizado pelo Sebrae-RN e mais de 40 correalizadores, o GO!RN 2025 é o maior evento de inovação, empreendedorismo e tecnologia do Rio Grande do Norte. Com mais de 17 mil pessoas inscritas, o evento segue até sábado (8), no Centro de Convenções de Natal, reunindo empreendedores, investidores, startups e instituições públicas e privadas em uma programação com palestras, painéis, oficinas e rodadas de negócios.

  • gorn2025