Mossoró/RN – Sinônimo de novas parcerias e oportunidades de negócios, a Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro) também se consolida como referência em espaço de conexões e capacitação para empresários e potenciais empreendedores. É que na edição deste ano, o Sebrae no Rio Grande do Norte impactou 180 participantes com ciclo de palestras que transformaram a Ficro em uma verdadeira imersão de conhecimento em inovação, soluções e estratégias para fortalecimento dos pequenos negócios. A iniciativa reforça o papel da Feira como vetor de desenvolvimento para o crescimento sustentável dos negócios regionais.
Com programação dinâmica e abordagens de temas essenciais ao empreendedorismo, o ciclo de palestras do Sebrae-RN levou ao público presente reflexões sobre posicionamento de marca, experiência do cliente, além de casos de sucessos inspiradores.
Realizadas nos três dias da Ficro (de quinta-feira, 23, a sábado, 25), as intervenções beneficiaram participantes como Ana Gabrielly Lopes. Manicure especialista em unhas em gel, ela conta que está em processo de formalização do negócio e o conhecimento adquirido nas palestras ajudará a ter uma comunicação mais assertiva com o cliente.
“Eu estou bem interessada nessa parte de como promover meu negócio, ter boas estratégias para divulgação, como fortalecer minha marca, e essas palestras na Ficro, falando sobre esses temas, foram oportunidades incríveis. Eu absorvi ao máximo para aplicar no meu negócio e ter os melhores resultados”, pontuou.

Também participante do ciclo de palestras, o consultor administrativo e de comunicação Jorge Carlos elogiou a iniciativa do Sebrae-RN em promover conteúdo diferenciado na programação da feira.
“Participei das palestras sobre marca, branding e fiquei muito satisfeito com tudo que aprendi. Foi uma ação muito importante, especialmente por trazer especialistas do nosso estado e empreendedores locais, valorizando o que é nosso, o que temos de melhor. Foi, verdadeiramente, um momento muito rico em conhecimento”, elogiou.
Lição de empreendedorismo
Entre os palestrantes, destaque para a empresária mossoroense Ana Elisa, mais conhecida como “Ana Brownie”, que apresentou ao público presente lições empreendedoras que a fizeram sair do zero para alcançar o patamar de referência em doceria na região, com a Império Doce. Em meio a uma dica e outra, ela lembrou a trajetória como empreendedora – que começou com uma receita de brownie, destacando a superação dos desafios e importância de ferramentas de comunicação eficazes para o fortalecimento dos negócios.

“Sempre tive em mente que seria uma grande empreendedora. Comecei em 2014, só com a força de vontade, fazendo bolos para as festas da família, e as coisas foram acontecendo a partir das necessidades do cliente. Não entendia nada de processos ou precificação, mas decidi não desistir diante da primeira dificuldade e me capacitei. E isso é uma característica que todo empreendedor deve ter: a persistência. Sempre tive muita fé e determinação para superar os desafios de empreender, e contei com um aliado muito forte, que foi o Instagram. Uma comunicação bem-feita faz toda a diferença”, aconselhou.
O Sebrae-RN realizou, ao todo, nove palestras, abordando os temas: “Inovação Acessível e Transformadora”, com três palestras que exploraram o uso de ferramentas digitais para impulsionar resultados; “Identidade e Diferenciação no Comércio e Indústria”, destacando o valor da autenticidade e da conexão com o cliente; e “Estratégia e Crescimento Sustentável”, com que refletiu sobre novas oportunidades e parcerias no ambiente de negócios.
Gerente da Agência do Sebrae no Oeste, Paulo Miranda avalia que, ao aliar conhecimento técnico e gerar conexões entre os participantes, a iniciativa cumpriu papel importante dentro das estratégias traçadas pela instituição na edição da 37ª Ficro.
“Foram dias de intenso aprendizado, mostrando que a capacitação, o conhecimento e a geração de conexões são capazes de inspirar e ajudar a transformar os pequenos negócios. Uma iniciativa pensada para ajudar a fortalecer os pequenos negócios, missão principal do Sebrae”, avaliou.

Espaço de Negócios
Além da programação do ciclo de palestras, o Espaço Sebrae na Ficro contou com exposição de seis produtores locais que integram o Movimento Feito Potiguar, desenvolvido pelo Sebrae-RN em parceria com federações estaduais para valorizar a produção e a identidade potiguar.
O Sebrae-RN também realizou rodada de negócios que reuniu 30 empresas com a chancela do Feito Potiguar e 10 grandes compradores, incluindo redes supermercadistas, hotéis e empórios. Os encontros ocorreram na quinta-feira (23), no Hotel Thermas. A programação contou ainda com uma mostra de tecnologia também movimentará o espaço do Sebrae na Ficro. Quatro empresas de base tecnológica apresentaram soluções inovadoras, como impressoras 3D, realidade aumentada e ferramentas de inteligência artificial.
Criada em 1988 pelo Sebrae-RN e organizada pela Associação Comercial e Industrial de Mossoró (Acim) desde 1999, a edição 2025 da Ficro teve início na quinta-feira (23) e encerrou as atividades no sábado (25), no Thermas Hall, em Mossoró. Nessa edição, uma das principais novidades, além da mudança da Estação das Artes para o novo espaço, foi o novo horário de funcionamento: das 14h às 22h.

