Natal–RN – O Sebrae-RN, em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) inaugurou, nesta quinta-feira (22), o primeiro laboratório de negócios de impacto social (Social Lab) em uma universidade pública do Brasil. Instalado no Campus Central da instituição, em Mossoró, o equipamento fomentará o empreendedorismo social por meio do estímulo às ideias inovadoras e ao desenvolvimento de soluções para problemas socioambientais. A expectativa é de que ao menos 1.500 pessoas sejam impactadas pelo Social Lab anualmente.
Em funcionamento no bloco da Faculdade de Economia (Facem), o Social Lab oferece ferramentas pelas quais, de forma presencial, a comunidade acadêmica tem a possibilidade de discutir, modelar negócios, acessar capacitações e cursos. O espaço também permite que, de forma online, os universitários acessem a plataforma onde será disponibilizada a Jornada Start Ideias de impacto, na qual serão desenvolvidas ideias de negócios. As inscrições para a jornada podem ser efetuadas pelo link: mentoria.inovenow.com/programs/startideasnegociosdeimpacto
“Essa jornada está aberta até novembro para todos os alunos e finaliza com a defesa de uma grande ideia de negócio de impacto que, ao final, será avaliada para poderem evoluir para um negócio. Nesse período, eles terão mentorias, capacitações, que orientarão na criação dos modelos de negócios, e nós esperamos que, por ano, pelo menos 300 ideias de negócios sejam criadas no espaço, com ênfase na inovação e na sustentabilidade”, explica Mona Nóbrega, gerente da Unidade de Desenvolvimento Rural e de Impacto Social do Sebrae-RN.
O Social Lab está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Segundo o diretor Técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti Júnior, o espaço será referência no país, não só pelo pioneirismo, mas também pela contribuição que terá no fomento ao empreendedorismo social e geração de negócios de impacto.
/>
“A inauguração deste espaço nos eleva enquanto instituição que presta um serviço à sociedade. O espaço é estratégico para o desenvolvimento do estado, e passa a ser uma referência no Brasil. Isso nos traz uma grande responsabilidade, mas, ao mesmo tempo, mostra o potencial elevado que temos quando falamos de negócios de impacto”, avalia o diretor Técnico do Sebrae-RN, João Hélio.
Em seu discurso, a reitora da UERN, Cicília Maia, reforçou a visão de futuro da instituição e o compromisso em criar um ambiente que inspire nos universitários a prática da inovação. Ao agradecer ao Sebrae pela parceria, classificou o Social Lab como um espaço de criação e estímulo.
“Nós sonhamos e, quando sonhamos juntos, parece que o sonho ganha vida. E é assim que vejo esse momento. Estamos diante de um equipamento capaz de transformar vidas, estimular a inovação e o desenvolvimento de ideias inovadoras que poderão impactar na sociedade, e mostrar nossa contribuição para um mundo melhor”, enaltece.
Protagonismo
Para o gerente da Agência Sebrae do Oeste, Paulo Miranda, a instalação do Social Lab no Campus Central da UERN, reforça o protagonismo de Mossoró e as parcerias do Sebrae-RN com a universidade. O intuito, conforme o gestor, é que o espaço estimule a geração de múltiplos casos exitosos no ambiente da inovação e negócios de impacto.
“Mossoró novamente se destaca, saindo na frente, e inspirando, pois, acredito que é só o começo. Queremos contar várias histórias de sucesso daqui e não havia espaço melhor para que houvesse toda essa estruturação de parceria, que já acontece em outros âmbitos. Esse espaço é um ambiente de inovação, e deve impulsionar, incentivar as pessoas a resolver problemas sociais e também gerar lucros”, pontua.
A instalação do Social Lab é resultado de termo de cooperação técnica firmado entre o Sebrae RN e a UERN em julho de 2023. Além do laboratório, a parceria prevê outras ações de fomento às ideias empreendedoras dentro da universidade.
Pioneirismo
O Rio Grande do Norte é o primeiro estado brasileiro a criar uma lei para os negócios de impacto. A legislação foi criada por meio de decreto assinado em 15 de novembro de 2021, no qual o Governo do Estado regulamentou a Lei de Negócios de Impacto Social – Lei Estadual Nº 10.483, de 04 de fevereiro de 2019.
A Lei tem o objetivo de promover um ambiente favorável e simplificado ao desenvolvimento de investimentos e negócios de impacto. A ideia é tornar o estado mais atrativo para investimentos que gerem impactos positivos social e ambientalmente.