Nesta quarta-feira(15), a agência Sebrae da cidade de Caicó/RN foi palco de um bate-papo marcante para a comunidade jornalística local: a divulgação do 11a edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, que tem como tema: “A contribuição dos pequenos negócios na transformação das realidades locais”. Com o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais da comunicação, essa iniciativa representa uma oportunidade para destacar talentos e promover a qualidade do jornalismo na região.
Durante o encontro, foram apresentadas as categorias, alguns dos critérios de avaliação do prêmio- que abrange diversas áreas do jornalismo– vídeo, texto, rádio e jornalismo universitário- com destaque para novidade, da premiação em dinheiro para os dois primeiros lugares de cada categoria já na etapa estadual. Os valores podem alcançar até R$ 8 mil.
“Estamos animados com as potenciais inscrições aqui da região e destacamos que com ações como essa buscamos fomentar os pequenos negócios através de uma cobertura jornalística de qualidade”, comentou a analista de Comunicação e Marketing do Sebrae-RN, Cynthia Ferro que realizou a apresentação sobre o prêmio aos presentes.
A região do Seridó, onde a cidade de Caicó está inserida apresenta várias potencialidades na área do empreendedorismo, tais como a moda, economia criativa, alimentos e bebidas. O gerente da agência Sebrae de Caicó, Pedro Medeiros, após recepcionar os comunicadores, destacou que “esse prêmio vai fazer com que cada um desses agentes de comunicação possa ter um olhar mais focado nessas histórias empreendedoras que são grandes histórias de transformação da nossa região”.
A premiação não é novidade na região. Na 9a edição do Prêmio, ocorrida em 2022, já contou com o currais-novense Adeilton Silva, do portal AgroSertão como 2a finalista na etapa estadual. Na oportunidade, ele produziu uma matéria sobre o impacto da carcinicultura na região de Tibau. “Uma alegria muito grande esse reconhecimento. Já fizemos a inscrição para 2024 e estamos no páreo na disputa por essa premiação”, disse.
Para o radialista do Sistema Rural de Comunicação, Geraldo Oliveira, a expectativa do prêmio Sebrae de Jornalismo é enorme. “Nós temos aqui diversos veículos de comunicação, rádios, blogs, também tem TV, publicações online, então a expectativa é que saia daqui uma produção para concorrer em nível nacional. Minha expectativa é trabalhar algo relacionado à economia, sobretudo que transforme, ou que tenha transformado a vida de um seridoense, como, por exemplo, a produção de queijo, que transforma a economia, com a produção leiteira que transforma vida de muitas famílias”.
O Prêmio Sebrae de Jornalismo não apenas reconhece o mérito dos profissionais, mas também contribui para fortalecer o papel da imprensa na sociedade, incentivando a produção de conteúdo que dê visibilidade ao empreendedorismo e o desenvolvimento local para a disseminação de informações relevantes para o público.
Os profissionais de comunicação interessados em concorrer podem acessar o edital e se inscreverem até o dia 3 de junho de 2024 no site www.premiosebraejornalismo.com.br.