ASN RN
Compartilhe

Programa Líder fomentará desenvolvimento territorial da Costa Branca do RN

Com foco na Economia do Mar, iniciativa será executada até abril de 2026 e impactará municípios de Guamaré, Galinhos, Areia Branca, Macau, Grossos, Tibau e Porto do Mangue
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

Areia Branca/RN – A Região da Costa Branca do Rio Grande do Norte acaba de dar mais um passo rumo ao fortalecimento de suas vocações e potencialidades, com o lançamento oficial do Programa Líder – Território Empreendedor Economia do Mar. Promovido pelo Sebrae RN, a iniciativa foi apresentada nessa terça-feira (1º), em Areia Branca, no Hotel Costa Atlântico, e vai beneficiar diretamente os municípios de Guamaré, Galinhos, Areia Branca, Macau, Grossos, Tibau e Porto do Mangue.

A proposta do Programa é mobilizar e integrar lideranças públicas, privadas e do terceiro setor, com o objetivo de construir, de forma colaborativa, uma Agenda Estratégica de Desenvolvimento Regional. Por meio de encontros mensais, que se estenderão até abril de 2026, o Líder debaterá estratégias voltadas à promoção de pequenos negócios e ao fortalecimento da economia regional, baseado nas potencialidades locais – com destaque para o turismo, pesca, salinas, energia e transporte marítimo.

A Costa Branca é o terceiro território potiguar a receber o Programa Líder, que já apresenta resultados expressivos nas regiões do Seridó e Agreste Potiguar. Agora, o Sebrae RN aposta na economia do mar como vetor transformador, capaz de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico de uma região com mais de 96 mil habitantes e ampla diversidade de recursos naturais.

Presente ao evento de lançamento do Programa Líder, o prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, “Souza”, agradeceu ao Sebrae pela parceria e elogiou a iniciativa que, segundo o gestor, contribuirá sobremaneira para o desenvolvimento da região. “O Sebrae é um grande parceiro dos municípios e esse programa é um despertar das possibilidades que temos na Costa Branca. Estou muito otimista com as perspectivas que ele nos apresenta, especialmente a partir da economia do mar”, destacou.

Segundo Paulo Miranda, gerente da Agência Sebrae no Oeste, a escolha da Costa Branca foi estratégica: “Acreditamos que essa região reúne as condições ideais para promovermos mudanças significativas. Nosso foco é integrar os municípios e alinhar os esforços em torno das potencialidades comuns”.

Fernando de Sá Leitão, gerente da Agência Sebrae no Vale do Açu, ressaltou a importância da união em torno do território: “O mar nos conecta. Precisamos aproveitá-lo como ativo de desenvolvimento. Não podemos mais dar as costas para essa riqueza”.

Agenda clara de desenvolvimento

O programa é conduzido com base em metodologia própria do Sebrae, e será estruturado em oito encontros, culminando com o Fórum “Amanhã do Nosso Território”, espaço no qual os compromissos assumidos e o planejamento estratégico serão apresentados à sociedade.

Para Rômulo Giuseppe Rende, consultor do Sebrae e facilitador do Programa, o diferencial está na força das lideranças: “O Programa Líder forma uma governança regional colaborativa. A expectativa é que ao final das etapas, os líderes estejam organizados em torno de uma agenda clara de desenvolvimento, que seja um guia para transformar a região”.

Com dois exemplos de experiências exitosas na execução do Programa Líder no Rio Grande do Norte – os territórios do Geoparque Seridó e das Serras do Agreste Potiguar – o intuito do Sebrae RN é impulsionar, também na Região da Costa Branca Potiguar, o desenvolvimento do território por meio da união de lideranças e formação de uma governança regional.

Conforme a gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae RN, Cátia Lopes, o intuito é aproveitar o elevado potencial da Costa Branca para promover o desenvolvimento de todo o território, com base na atuação dos líderes e identificação das vocações econômicas.

“Queremos que eles conversem e façam essa convergência de esforços para potencializar e aproveitar todo esse potencial que o polo tem. Estamos falando de 96 mil habitantes, de sete municípios, e de uma atividade econômica que tem um potencial imenso. E faremos isso de forma sustentável, inclusiva, de modo que as pessoas que vivem aqui, que empreendem, possam sentir que vale a pena estar aqui nessa região e possam promover o desenvolvimento do território, a exemplo do que ocorreu no Seridó e no Agreste do estado”, enfatiza.

Durante o evento, também foi realizada uma palestra do secretário-executivo do Cluster Tecnológico Naval do RN, Daniel Penteado Lana, que abordou as oportunidades ligadas à economia do mar e reforçou o potencial inexplorado da região da Costa Branca.

Para a gerente da Unidade de Desenvolvimento Rural do Sebrae RN, Mona Paula Nóbrega, é justamente a apropriação do elevado potencial regional por parte dos empreendedores que deve promover a transformação do território em um celeiro de oportunidades e desenvolvimento. Para isso, observa a gestora, a integração entre os líderes é decisiva para o sucesso da iniciativa.

“É necessário despertar a governança territorial, ou seja, fazer com que eles não só enxerguem as oportunidades, mas eles se apropriem dessas oportunidades dentro de uma agenda comum. Então, o grande objetivo aqui é fazer com que grupos que estavam atuando separadamente passem a atuar de forma coletiva, aproveitando o potencial e as vocações do território. Estamos numa região extremamente rica em recursos naturais que, se explorados de forma sustentável, trarão o desenvolvimento dos pequenos negócios e da população que aqui reside”, atesta.

Otimismo e integração

Empresários locais celebraram a chegada do programa. Leopoldo Lopes é proprietário da Barraca Azul, empreendimento turístico localizado no município de Grossos, e um dos líderes participantes do programa. Está otimista com as perspectivas futuras. “Eu sou um defensor de iniciativas que buscam promover o desenvolvimento de nossa região, e quando uma ideia chega para transformar nosso território, com uma proposta tão interessante, busco participar, porque sei que ela terá reflexo na melhoria de nossos negócios e da população em geral”, comemora.

Marcelo Tubarão, professor universitário, acredita que o projeto pode despertar novas oportunidades para a região.

Quem também aposta na iniciativa é o professor Marcelo Tubarão, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). Para ele, a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento da região, a partir da educação, é o grande motivador para participação no Programa Líder.

“A ideia é contribuir fazendo um trabalho nessa região que possa ser transformador através da educação, orientando as pessoas e fazendo com que elas despertem para oportunidades que estão aqui, na nossa frente, mas que, por algum motivo, ainda não é explorado. Acho que essa é a grande sacada para alavancar esse projeto”, observa.

Com atuação já consolidada em 87 municípios brasileiros, o Programa Líder se destaca por promover integração, planejamento e ação regional voltada para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de forma colaborativa. Agora, essa experiência transformadora chega à Costa Branca Potiguar para abrir caminhos rumo a um futuro próspero, inclusivo e sustentável.

  • políticas públicas
  • Programa LIDER