O Projeto Pró-Catadores, iniciativa que promove a inclusão produtiva de catadores de materiais recicláveis no Rio Grande do Norte, será um dos destaques da 2ª edição do Conexão ODS, um dos principais encontros de lideranças empresariais focado em sustentabilidade do Nordeste. O evento acontece de 7 a 9 de agosto, no Hotel Senac Barreira Roxa, em Natal, e reunirá especialistas, empresários e executivos em torno da construção de um futuro mais sustentável.
Promovido por Somos Um e Pacto Global – Rede Brasil, com correalização do Sebrae-RN e do Centro Sebrae de Sustentabilidade, o Conexão ODS visa acelerar a transição para um mundo mais sustentável e contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A programação inclui debates sobre justiça climática, uso consciente da água, investimentos de impacto, modelos de negócio inovadores e COP 30. Entre os nomes já confirmados estão Natália Arcuri, Alcione Albanese, Marcel Fukayama, Eduardo Lyra e Luis Meyer
No evento, o Pró-Catadores terá um estande exclusivo para atendimento e repasse de informações ao público. Além disso, o projeto participará de um Painel com a presença de Cleide Rodrigues, catadora e presidente da Associação São José de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis de Pau dos Ferros – ASCARP. Na oportunidade, será exibido um vídeo com imagens do trabalho de coleta seletiva, destacando uma das principais entregas do projeto: a implementação da lei municipal de coleta seletiva em municípios potiguares, fruto de articulação com as gestões locais.
Projeto Pró-Catadores
Presente no estado desde fevereiro de 2025, o Pró-Catadores tem como missão apoiar a formação, fortalecimento e profissionalização de cooperativas e associações, contribuindo para a geração de emprego e renda, e para uma gestão mais sustentável dos resíduos sólidos. Em formato piloto, a iniciativa previa atender 30 municípios, mas já alcança 46, devido à grande adesão das prefeituras. A meta é atender 430 catadores, entre autônomos e representantes de 30 organizações/cooperativas coletivas.

O atendimento ocorre por ciclos. A partir de um diagnóstico inicial com gestores públicos e catadores, é construído um plano de ação com responsabilidades compartilhadas entre a gestão municipal, o Sebrae e os catadores. As ações incluem capacitações técnicas e de gestão, visitas técnicas, apoio à formalização, consultorias jurídicas, implementação de controles e organização do processo produtivo, além da estruturação dos espaços de trabalho com equipamentos essenciais, como prensas, balanças e EPIs, itens indispensáveis para o início da implantação da coleta seletiva no município.
A parceria com o Cimop (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Oeste Potiguar) também tem sido estratégica para o avanço do projeto, especialmente nas regiões Oeste e Alto Oeste. O consórcio atua na sinalização dos municípios atendidos e no suporte jurídico, enquanto o Sebrae contribui com a gestão e profissionalização dos catadores.
Com sua participação no Conexão ODS, o Pró-Catadores fortalece o papel estratégico da inclusão social na construção de um modelo de desenvolvimento sustentável e compartilha suas experiências como referência de política pública alinhada aos ODS da Agenda 2030. “Apoiamos a gestão pública e os catadores na valorização da reciclagem e na inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade, prestando informações e conscientizando sobre a importância desse trabalho para a sociedade, o meio ambiente e o planeta”, afirma Maricélia Morais, gestora do Projeto no RN.