O Rio Grande do Norte teve participação de destaque no XIX Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel), realizado entre os dias 11 e 13 de setembro em Quixadá, no Ceará. Ponto alto da programação, o Concurso de Queijos e Derivados premiou 19 produtos lácteos potiguares entre os 163 vencedores de todo o Nordeste. No total, foram avaliados 540 queijos produzidos nos estados da região.
Considerado o maior evento itinerante da cadeia do leite no Nordeste, que nesta edição registrou fluxo de 11 mil pessoas, o Enel reuniu produtores, indústrias, startups, pesquisadores, instituições financeiras e consumidores em uma ampla programação dedicada a negócios, tecnologias, cultura e sabores do setor.
O estande do Rio Grande do Norte chamou atenção ao promover degustações de queijo quente, com produção ao vivo, conduzidas pelo produtor Lucenildo Firmino, conhecido como Galego da Serra, além da comercialização de queijos e derivados, como queijos artesanais e doce de leite.
Para Kessianny de Souza, analista técnica da Agência Sebrae Seridó Ocidental, o resultado representa a valorização do trabalho dos produtores locais. “Esse reconhecimento é fruto de muito esforço e da qualidade do produto potiguar”, destacou. Já Luis Felipe, gestor de Pecuária do Sebrae-RN, reforçou a importância da conquista: “A premiação reafirma a força e a qualidade do queijo artesanal produzido no RN”.
O produtor Lucenildo Firmino também comemorou os resultados da sua queijeira de Tenente Laurentino Cruz, que levou duas medalhas de prata e uma de ouro, além de gerar novos negócios com a atração da produção de queijo quente durante o evento. “É uma alegria poder levar o nome do queijo artesanal de Tenente Laurentino para o mundo”, afirmou.

Participando pela primeira vez da competição, Ewerton Lima, do Laticínio Sertão Jucuturu, também celebrou as medalhas conquistadas e ressaltou que a premiação agrega ainda mais valor ao produto potiguar.
Um ano de conquistas
No último semestre, os queijos e derivados lácteos do RN têm reafirmado seu destaque nos mais importantes concursos de queijos artesanais e industriais do Brasil e da América Latina. Foram, ao todo, 39 medalhas obtidas em participações na ExpoQueijo Brasil 2025, realizada em junho, em Araxá (MG), e na 8ª edição do Prêmio Queijo Brasil, promovida em julho, em Blumenau (SC).
-
Vencedores potiguares no Enel 2025
Medalhas de Bronze
Queijeira Rio Cobra (Parelhas) – Queijo de Coalho
Queijeira Albuquerque (Currais Novos) – Manteiga da Terra
Fazenda Barreiras (Encanto) – Queijo de Coalho
Queijaria Seridó (Cruzeta) – Queijo de Manteiga
Queijeira JC Caicó (Caicó) – Queijo de Manteiga
Fazenda Lima (São Pedro) – Manteiga da Terra
Queijaria Artesanal Maanaim – Queijo de Massa Filada Cuité
Queijeira Dona Marta – Manteiga da Terra
Medalhas de Prata
Laticínio Sertão Jucuturu (Jucuturu) – Queijo de Coalho
Queijeira Rio Cobra (Parelhas) – Manteiga da Terra
Queijeira do Zaca (São João do Sabugi) – Manteiga da Terra
Fazenda Lima (São Pedro) – Queijo Sol da Fazenda
Queijeira Galego da Serra (Tenente Laurentino Cruz) – Queijo de Coalho
Queijeira Galego da Serra – Queijo Galego da Serra
Medalhas de Ouro
Queijeira Galego da Serra (Tenente Laurentino Cruz) – Manteiga da Terra
Fazenda Rolinha (Serra Negra do Norte) – Queijo de Manteiga
Laticínio Sertão Jucuturu (Jucuturu) – Queijo de Manteiga
Laticínio Sertão Jucuturu (Jucuturu) – Manteiga da Terra
Super Ouro (RN)
Fazenda Lima (São Pedro) – Queijo Potiguar, maturado no café