Mais uma jornada de aceleração empresarial que une inovação, impacto socioambiental e transformação real teve início nesta terça-feira, 15. Trata-se do Programa Regenera 2025, que, em sua sétima edição, capacitará e premiará empresas que desenvolvam negócios de impacto socioambiental, de base tecnológica ou digital — ou seja, negócios que apresentem soluções para problemas sociais e/ou ambientais.
No primeiro encontro presencial, o grupo de empreendedores conheceu mais a fundo o programa, o cronograma e as atividades propostas. Também houve espaço para apresentações pessoais, fomentando a interação e criando um ambiente propício a novas oportunidades de negócios e aprendizado mútuo.
A bióloga Jully Kalyanny Santos e o gestor público Romildo Melo participam do programa por meio do ReciclAmar, um negócio gerador de impacto socioambiental por meio da reciclagem criativa. Eles transformam resíduos plásticos em novos materiais sustentáveis, duradouros e sofisticados, tudo feito a partir de plástico reciclado adquiridos por meio de parcerias com ONGs – que recebem uma contrapartida pela venda do produto final.
Sobre a participação no programa, Romildo destaca a importância de alinhar o conhecimento acadêmico que originou o negócio com uma visão mais estruturada de empreendedorismo. “Nascemos como projeto de extensão na universidade, sem muito conhecimento sobre empreendedorismo. Participar do Regenera nos oferece uma nova perspectiva como empreendedores socioambientais — entender o ecossistema, as finanças e como funciona um negócio de impacto. Acreditamos que o programa vai nos capacitar e ajudar a mensurar o impacto que geramos”.

Com uma proposta de pesquisa e desenvolvimento de produtos derivados do bioma brasileiro, tendo como primeiro projeto o espumante de caju Akaîu, a startup YeastFarm Microfermentações busca, com a participação no Regenera, se inserir no ecossistema de impacto social, conectando-se com outros atores, inspirando-se e criando soluções que valorizem a cultura local, a cadeia produtiva e os potenciais existentes no Rio Grande do Norte.
“Com o espumante, temos o potencial de valorizar a cadeia produtiva do caju, por meio da criação de um produto de alto valor agregado. Essa é a nossa proposta. A região possui inúmeros recursos naturais, e acreditamos ser fundamental refletir e criar alternativas, utilizando a economia criativa para desenvolver produtos que fortaleçam nossa identidade, tanto regionalmente quanto globalmente”, declara Alberto Medeiros, CEO da empresa.
Elisete Lopes, gestora do Projeto Negócios Inovadores de Impacto Socioambiental do Sebrae-RN, destaca a importância de oferecer suporte abrangente aos empreendimentos, com workshops de desenvolvimento e modelagem de negócios, mentorias especializadas e atividades práticas realizadas pelas equipes. Segundo ela, a proposta é garantir que os empreendedores tenham o suporte necessário para escalar seus negócios e maximizar o impacto positivo nas comunidades e no meio ambiente.
“A premiação do edital funciona como incentivo financeiro a ser investido diretamente no negócio, ampliando o impacto econômico, social e ambiental nas regiões onde atuam. Nosso objetivo é fomentar e apoiar iniciativas que abordem problemas sociais e ambientais de forma inovadora e escalável”, afirma.
Sobre o Regenera
O Regenera é um programa do Sebrae-RN em parceria com a Yunus Social Business que acelera negócios de impacto socioambiental com base tecnológica ou digital. A iniciativa é voltada para empresas em fase de tração, que já comercializam seus produtos ou serviços. Durante 17 semanas, os selecionados recebem mentorias, workshops e acompanhamento técnico. Cada empresa premiada recebe R$ 20 mil.
Conheça quem mais vai fazer parte dessa jornada:
- YBÍ-IRA
- Katu Experiências
- Arara Azul
- Juriself
- Orgâniccas
- ReforAMAR Capacita
- Fazenda Matina
- Ilibras
- Emporium Artesano
- Precious Plastic ReciclAMAR
- Caju Maria Ateliê
- Gueorguia
- Virô Bolsas Sustentáveis
- Magia Vegana
- Petit Poti
- Academia de Robótica
- Poty Cuidados Naturais
- YeastFarm Microfermentações
- Pesqueiro sustentável para pesca da lagosta
- Empregacitar