ASN RN
Compartilhe

Rio Grande do Norte destaca turismo de base comunitária no Salão de Turismo 2025

Evento apresentou experiências autênticas que valorizam cultura, sustentabilidade e identidade potiguar
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

Força e autenticidade marcaram a participação do Rio Grande do Norte no Salão de Turismo 2025, com a apresentação de um conjunto de experiências de turismo de base comunitária, além de atrativos ligados ao artesanato e à culinária regional. O espaço valorizou a cultura potiguar e as práticas tradicionais das comunidades originárias, reforçando a identidade do estado em diferentes segmentos turísticos.

Realizado de 21 a 23 de agosto, em São Paulo, o evento contou com a presença do estande potiguar em uma iniciativa apoiada pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur/RN). O espaço reuniu representantes da Comunidade Quilombola de Cibaúma e da Comunidade Indígena do Katu, reconhecidas pelo trabalho coletivo em prol do turismo sustentável e pela preservação de tradições locais, além de municípios e regiões turísticas.

No palco do estande do Sebrae, as empresas TRIEB Club e Katu Experiências apresentaram seus roteiros, ambos integrados ao projeto Feel Brasil, plataforma da Embratur . A TRIEB Club destacou o roteiro Travessia Costa Potiguara, que conecta João Pessoa (PB) a Pipa (RN), incluindo a Trilha do Mar em Pipa. A experiência reúne trilhas na Mata Atlântica, observação de golfinhos e tartarugas marinhas e passeio de caiaque. A empresa também é especializada em trekking litorâneo, oferecendo travessias inéditas no Nordeste, como a Costa Branca (RN), que vai de São Miguel do Gostoso à Galinhos.

“O evento superou minhas expectativas, pois esta foi minha primeira experiência no Salão do Turismo. O contato com a Embratur possibilitou negociações com parceiros estratégicos e a exploração de novas rotas internacionais, além de dar mais visibilidade ao roteiro”, afirmou Djalma Neto, da TRIEB Club.

Já a Katu Experiências apresentou o roteiro de Imersão cultural no território Potiguara Katu, que conecta visitantes à cultura indígena, aos saberes tradicionais e à natureza sagrada da região, localizada entre Canguaretama e Goianinha.

O artesanato potiguar também ganhou espaço no evento, com a participação de grupos e cooperativas de referência em identidade cultural e qualidade, como a Casa das Bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, a COOPERCRUTAC (Cooperativa de Produção Artesanal do Crutac) e a Coleção Poti, uma iniciativa do Sebrae RN e do Instituto Riachuelo, com curadoria da Catarina Mina. O projeto busca celebrar e promover o artesanato tradicional do Rio Grande do Norte, unindo-o ao design contemporâneo. A iniciativa envolve artesãos de diversas técnicas, como sisal, bordado, cerâmica e renda de bilro, criando peças únicas que refletem a cultura e as paisagens potiguares.

A agricultura familiar também esteve representada pelas Geleias Sabores da Vivenda, integrantes do movimento Feito Potiguar. Os produtos artesanais destacam-se pelo sabor, identidade regional e compromisso com a sustentabilidade.

Para o gestor de turismo do Sebrae-RN, Yves Guerra, a participação no Salão reforça a importância de projetar nacionalmente o potencial turístico do estado. “Estamos levando ao evento um recorte fiel do que o Rio Grande do Norte tem de mais genuíno: comunidades que recebem visitantes de forma autêntica, experiências que unem cultura e sustentabilidade e um artesanato que traduz nossa identidade. É uma oportunidade de conectar essas iniciativas a novos mercados e diversificar a nossa oferta turística”, destacou.

  • Salão de Turismo 2025
  • Turismo de Base Comunitária