O Rio Grande do Norte chega à etapa nacional do 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) com uma matéria que emociona e inspira. O trabalho “Empreendedorismo com Transformação Social”, produzido pela equipe da Inter TV Cabugi e assinado pelo repórter Pedro Trindade, está entre os finalistas da Categoria Vídeo da premiação que reconhece os melhores conteúdos jornalísticos sobre empreendedorismo no Brasil.
“Fiquei tão feliz quando ganhamos a etapa estadual que nem imaginei que mais boas notícias poderiam surgir. Mas elas chegaram. Felizmente! Vencer a etapa Nordeste mostra que a história que contamos conquistou mais pessoas. E essa era nossa finalidade: fazer com que quem assistisse se visse na reportagem. Afinal, mostramos pessoas comuns, de idades e objetivos diferentes, que partiram de lugares diversos, mas que se encontraram em um lugar: O Balé da Ralé. Elas venceram traumas e conquistaram sonhos. Isso é muito bom de reportar; de assistir!” disse Pedro.
A reportagem conta histórias marcadas pela força da inclusão e da criatividade potiguar, com destaque para o Balé da Ralé e o projeto Virô Bolsas — iniciativas que mostram como o empreendedorismo pode ser uma ferramenta de transformação social. A narrativa apresenta dados, o impacto positivo de empreendedores que, além de gerar renda e oportunidades, promovem mudanças significativas nas comunidades onde atuam.
Em sua 12ª edição, o Prêmio Sebrae de Jornalismo- etapa Rio Grande do Norte, pelo segundo ano consecutivo, registrou um recorde de participação: 112 trabalhos inscritos, número 40% superior ao registrado em 2024, quando foram contabilizados 80 matérias submetidas por profissionais e estudantes de comunicação.
A nível nacional o PSJ alcançou um recorde histórico de quase 3,5 mil trabalhos inscritos, representando um crescimento de 12% em relação ao ano anterior. O resultado confirma o PSJ como a maior iniciativa de valorização do jornalismo voltado ao empreendedorismo no país.
Foram selecionados finalistas de 16 estados brasileiros, entre eles o Rio Grande do Norte, que mais uma vez se destaca pela qualidade das produções locais. A premiação contempla as categorias Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo, além da categoria especial Jornalismo Universitário, voltada a estudantes de comunicação.
A cerimônia nacional de entrega dos prêmios acontecerá no dia 4 de dezembro, em Brasília, reunindo profissionais e estudantes de todo o Brasil. Durante o evento, serão revelados os vencedores de cada categoria e o Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, escolhido entre os primeiros colocados.
Mais do que celebrar o talento e o compromisso da imprensa com o empreendedorismo, o Prêmio Sebrae de Jornalismo reconhece histórias que inspiram e fortalecem o desenvolvimento do país — e o RN chega à final com um exemplo vivo dessa transformação.
-

