Parnamirim (RN) – A Agência Sebrae Festa do Boi 2025 encerrou suas atividades neste sábado (18) com resultados expressivos, reafirmando a importância do evento para o fortalecimento do agronegócio potiguar. Durante nove dias de programação, o espaço do Sebrae-RN, com 5 mil m², recebeu 92.669 visitas e realizou 18.323 atendimentos, consolidando-se como um ambiente de integração, aprendizado e geração de oportunidades para produtores e empreendedores de todo o estado.
De acordo com o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, esta edição se destacou pela qualidade técnica das atividades e pela integração das cadeias produtivas.
“Os seminários superaram as expectativas e resultaram em novas consultorias, parcerias e ações que continuarão sendo desenvolvidas em 2026. Conseguimos reunir produtores de todo o estado em um ambiente de aprendizado e geração de oportunidades”, avaliou.
Além das palestras e painéis técnicos, o público pôde visitar espaços como a Fazendinha Modelo, a Queijeira Artesanal Nivardo Melo, a Exposição de Queijos Artesanais do Brasil, o Balcão Saberes e Sabores e as áreas dedicadas à economia criativa e à educação ambiental. A programação incluiu ainda atividades voltadas a diferentes cadeias produtivas — da cafeicultura à suinocultura — com debates sobre inovação, sustentabilidade e gestão no campo.

Ao longo dos nove dias, milhares de participantes acompanharam as capacitações, palestras e oficinas promovidas pelo Sebrae-RN, reafirmando a instituição como referência em qualificação e disseminação de boas práticas no campo. Os visitantes também puderam vivenciar experiências práticas e educativas que uniram conhecimento técnico, cultura e gastronomia, fortalecendo o vínculo entre produtores, empreendedores e consumidores.
O movimento Feito Potiguar teve destaque especial nesta edição, reunindo dezenas de marcas em uma vitrine de sabores e histórias. Além dos estandes e da praça de alimentação, o espaço contou com uma loja conceito instalada em container sustentável, que ofereceu uma experiência de compra e valorização dos produtos locais — de queijos e cafés a carnes, farinhas e doces artesanais.
O selo, lançado em parceria com FIERN, FAERN e Fecomércio, já certificou mais de 160 empresas potiguares, fortalecendo a identidade regional e o consumo consciente. “O Feito Potiguar mostrou a força da nossa produção e o quanto o público tem valorizado o que é feito no nosso estado. Os resultados foram muito positivos, com grande movimento nos estandes e visibilidade para os empreendedores. Outros segmentos, como o de energia solar, também comemoraram novas vendas e parcerias firmadas durante o evento”, destacou João Hélio Cavalcanti.
Para o engenheiro Ramon Luduvico, proprietário da Ergo Energia Solar, participar do espaço do Sebrae amplia a confiança e o alcance junto aos produtores.
“Estar dentro do espaço do Sebrae faz toda a diferença. Gera credibilidade, aproxima o produtor e mostra, na prática, que investir em energia solar é uma decisão segura e sustentável”, afirmou Ramon Luduvico, engenheiro da Solar Nordeste.
O gestor da Agência Sebrae Festa do Boi, Elton Alves, destacou o engajamento do público e o impacto das ações voltadas à economia criativa e ao movimento Feito Potiguar, que registraram grande participação durante os nove dias de evento.
“As pessoas estão cada vez mais interessadas em vivências. As oficinas, apresentações e ações culturais tiveram grande adesão e mostraram o valor da produção potiguar sob diferentes perspectivas. Este ano, a economia criativa teve um papel essencial, aproximando o público dos artistas, artesãos e produtores locais”, afirmou.

Elton também ressaltou que o Sebrae vem ampliando sua atuação em setores que unem produção, cultura e gastronomia, fortalecendo o sentimento de pertencimento e o reconhecimento dos produtos regionais.
“O público não quer apenas consumir, quer compreender, participar e se conectar com o processo. As experiências do Balcão Saberes e Sabores e as oficinas na Fazendinha são exemplos dessa nova relação, em que o aprendizado e o encantamento caminham juntos”, completou.
Encerrando a participação do Sebrae na Festa do Boi 2025, o diretor técnico João Hélio Cavalcanti ressaltou o comprometimento da equipe na realização do evento e a confiança da direção da instituição em delegar a execução à equipe responsável. “A direção do Sebrae tem a tranquilidade de confiar na sua equipe técnica, que é muito preparada, integrada e comprometida não apenas com o evento, mas com a causa das pessoas que nos visitaram. É gratificante ver profissionais se doando e se entregando a um propósito, acreditando no impacto do que está sendo feito aqui”, afirmou.
Mais fotos: