ASN RN Atualização
Compartilhe

Sebrae-RN e SETUR RN apresentam experiências de turismo de base comunitária no Salão do Turismo

O evento segue até o domingo (11), na cidade do Rio de Janeiro
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Natal – O Sebrae-RN participa da 8ª edição do Salão do Turismo, que reúne as melhores experiências turísticas do Brasil. Durante a programação de Pitchs na Arena Experiências Brasil, o estado irá divulgar dois roteiros elaborados a partir do Programa Agente de Roteiros Turísticos e levará representantes de comunidades tradicionais, visando fomentar ações de turismo de base comunitária no Rio Grande do Norte. O evento iniciou nesta quinta-feira (8) e segue até o domingo (11), na cidade do Rio de Janeiro.

Representantes das comunidades quilombolas de Sibaúma e da comunidade indígena do Katu marcam presença no evento
Representantes das comunidades quilombolas de Sibaúma e da comunidade indígena do Katu marcam presença no evento

A parceria com a Secretaria de Estado do Turismo, por meio de um termo de fomento, viabilizou a participação de comunidades tradicionais atendidas pelo Projeto de Turismo de Base Comunitária (TBC) proporcionando que representantes das comunidades Quilombola de Sibaúma (Tibau do Sul) e a Indígena do Katu (Canguaretama/Goianinha), localizadas no litoral sul, apresentem seu potencial. A proposta é promover o turismo de base comunitária nestas localidades, oferecendo aos visitantes a oportunidade de vivenciar experiências autênticas relacionadas às atividades locais.

Um dos roteiros, intitulado “Frutos do Campo, Frutos do Mar, Histórias que você precisa contar”, abrange as cidades de Mossoró, Tibau e Serra do Mel, no Oeste Potiguar. Nessa região, destacam-se a produção associada de mel, sal e cerveja artesanal. Além disso, os visitantes também podem explorar segmentos de turismo cultural, rural, histórico e ecológico, com oportunidades de vivências no meio rural e práticas de aventura.

No roteiro Caminho dos Ventos, que reúne as cidades de Macau, Guamaré e Galinhos, o foco está na observação e no contato com a fauna e flora marinha, incluindo visitas ao Projeto de Monitoramento do Peixe-boi. A gastronomia à base de peixes e frutos do mar, os tradicionais passeios de canoa e a prática de kitesurf também são destaques.

“A proposta é dar visibilidade às iniciativas desenvolvidas pelo projeto de Turismo de Base Comunitária e também dos Agentes de Roteiros Turísticos, que possuem experiências bem estruturadas e prontas para serem apresentadas ao mercado”, Yves Guerra, gestor de turismo do Sebrae-RN.

O Salão Nacional do Turismo está em sua oitava edição. A feira é realizada pelo Ministério do Turismo (Mtur), em uma parceria do Governo Federal com a Prefeitura do Rio de Janeiro. O evento é gratuito, e são esperados mais de 100 mil visitantes neste ano. O Sebrae-RN participa do evento em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte (Setur).

  • Base Comunitária
  • Rede de Agentes de Roteiros Turístiicos
  • Turismo