ASN RN Atualização
Compartilhe

Sebrae-RN valoriza produtos potiguares em vitrine de sabores e histórias

O ‘Feito Potiguar’ reúne empreendedores de todo o estado e celebra o sabor, a cultura e a criatividade potiguar durante a Festa do Boi 2025.
Por Especial Festa do Boi 2025
ASN RN Atualização
Compartilhe

Parnamirim/RN – Os sabores, os aromas e a identidade do Rio Grande do Norte estão reunidos no espaço ‘Feito Potiguar’, um dos ambientes mais movimentados da Agência Sebrae na Festa do Boi 2025. Reunindo dezenas de marcas e produtores locais, o espaço mostra que o estado é feito de histórias, saberes e produtos que unem tradição, inovação e muito talento.

Entre meles, cachaças, cafés, farinhas, carnes, camarões, queijos e massas artesanais, o visitante encontra uma vitrine que traduz o que há de mais autêntico na economia potiguar. Marcas como Cerveja Bacurim, Cachaça Serra de Martins, Ybí-Ira Mel de Jandaíra, Farofa de Israel, Massas Nordestinas, Cimsal, Boutique da Fazenda, Queijeira A. Cipriano, Queijeira Sertão Seridó, entre outras, compõem o mosaico de sabores presentes na mostra.

De acordo com a gestora de alimentação fora do lar do Sebrae-RN, Maria Luiza Moura, responsável pelo espaço, este é o primeiro ano com a temática Feito Potiguar voltada aos expositores, o que reforça a presença do selo como símbolo de identidade e qualidade.

“Conseguimos equilibrar a presença de empresas que estão no movimento desde o início e de outras que entraram recentemente. As vendas não param, e o público tem recebido muito bem os produtos. Também temos empresas participando das oficinas gastronômicas e das degustações criativas, o que amplia ainda mais a visibilidade”, destacou.

Além dos estandes fixos, empresas do ‘Feito Potiguar’ também estão presentes na Praça de Alimentação, oferecendo cardápios elaborados com produtos locais. Marcas como Ostra da Pipa e Uau Delícias levam à feira o valor agregado do produto potiguar transformado em experiência gastronômica.

“Essas empresas estão mostrando o produto e o serviço, com cardápios variados e criativos. Temos pastéis, ostras gratinadas e outras combinações que estão chamando muita atenção do público”, completou Maria Luiza.

A Boutique da Fazenda, em Maxaranguape, nasceu do sonho de Rosilene Duarte e de sua família. O que começou como uma pequena criação de galinhas caipiras se transformou em um empreendimento familiar de qualidade reconhecida, com propósito social e ambiental.

Instalada em um assentamento rural, a produção é artesanal e hoje conta com certificações do IDIARN e do selo Feito Potiguar. Além de gerar renda local, o negócio envolve um grupo de mulheres associadas, fortalecendo o trabalho coletivo e tornando a atividade mais sustentável.

“O ‘Feito Potiguar’ nos abraçou. Conseguimos a certificação na mesma semana do IDIARN, e isso foi um ganho importante para a comercialização. Estamos muito felizes com os resultados e com a troca com outros empreendedores aqui na Festa do Boi”, afirmou Rosilene.

A empreendedora também participou de uma harmonização com produtos do Feito Potiguar, ao lado de outros produtores, ampliando a visibilidade e a integração entre os expositores.

Estreando no espaço, Rute Lopes, da Massas Nordestinas, também comemorou os resultados logo nos primeiros dias de evento.

“Estar no espaço Feito Potiguar na Agência Sebrae na Festa do Boi 2025 está sendo marcante! Além de promover nossos produtos, estamos lançando novidades. A receptividade tem sido gigante, e nossos produtos, que projetamos para 3 dias, já esgotaram no segundo dia. Clientes novos e antigos foram fidelizados, e produtos em teste foram aprovados. Já lucramos o dobro do que investimos em apenas dois dias, e esperamos superar isso no futuro”, relatou.

Sobre o Feito Potiguar

O  ‘Feito Potiguar’, lançado em 2025 pelo Sebrae-RN em parceria com FIERN, FAERN e Fecomércio, é um programa de valorização da produção local que concede um selo de identidade territorial a produtos e empresas potiguares. O reconhecimento é destinado a negócios que utilizam insumos regionais, mantêm vínculo com o território ou expressam a cultura e o saber-fazer do Rio Grande do Norte em seus processos produtivos.

Desde o início do programa, dezenas de empreendimentos de diferentes regiões do estado já receberam o selo Feito Potiguar, ampliando a visibilidade e a competitividade da produção potiguar dentro e fora do RN.

Durante a Festa do Boi 2025, o espaço dedicado ao ‘Feito Potiguar’ reafirma esse compromisso, conectando empreendedores, promovendo experiências gastronômicas e fortalecendo o sentimento de pertencimento a partir daquilo que é feito na terra e para a terra. A feira segue aberta ao público até o dia 18 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

  • Festa do Boi 2025