Seis Salas do Empreendedor do Rio Grande do Norte foram reconhecidas com o Selo Diamante, a mais alta certificação concedida pelo Sebrae, considerando suas atuações em 2024. A premiação destaca a qualidade dos atendimentos e dos serviços prestados à população empreendedora. As unidades potiguares vencedoras foram as dos municípios de Baía Formosa, Brejinho, Lucrécia, Severiano Melo, Taipu e Viçosa.
No estado, 27 salas concorreram ao Selo Diamante, após conquistarem previamente o Selo Ouro, concedido em nível estadual. Em todo o Brasil, 2.500 salas participaram da avaliação e apenas 105 alcançaram a certificação máxima. O Selo Diamante é atribuído exclusivamente às salas que atingem a pontuação máxima em todos os critérios avaliados.
Para Kátia Andrade, agente de desenvolvimento há 13 anos e responsável pela Sala de Baía Formosa, o reconhecimento representa muito mais do que um troféu.
É a emoção de ver cada semente plantada sendo colhida. Vale a pena acreditar no Sebrae e saber que o Sebrae também acreditou em mim. Foram muitas noites, fins de semana e feriados dedicados a esse trabalho. O reconhecimento mostra que estamos no caminho certo e que o Sebrae confia no nosso trabalho, afirmou emocionada Kátia Andrade, agente desenvolvimento de Baía Formosa,
A agente também destacou a Feira do Empreendedor de Baía Formosa, realizada há três anos, a cada três meses. O evento tem mobilizado não apenas o município, mas também cidades vizinhas, com empreendedores de outras localidades buscando participar da iniciativa. “Meu trabalho não é apenas dentro da Sala. Estou na rua, visitando o comércio, ouvindo os empreendedores, levando apoio das instituições parceiras e movimentando a economia local”, explicou Kátia.
Estrutura e impacto das Salas do Empreendedor
As Salas do Empreendedor são unidades de atendimento mantidas pelas prefeituras em parceria com o Sebrae, com o objetivo de facilitar processos como abertura, regularização e baixa de empresas. Elas também oferecem suporte ao Microempreendedor Individual (MEI), com serviços que vão desde orientação sobre compras públicas até acesso a crédito e ao portfólio de soluções do Sebrae-RN.
O agente de desenvolvimento é o protagonista dessas unidades, atuando não apenas no atendimento direto ao público, mas também na articulação com a prefeitura e demais parceiros locais para fomentar o empreendedorismo.
Para o analista do Sebrae-RN e gestor estadual das Salas do Empreendedor, Thales Rodrigues, a conquista é ainda mais relevante diante das novas exigências da certificação.
Nesta edição de 2024, o regulamento foi aprimorado com critérios mais exigentes. Ter seis salas reconhecidas mostra o nível de maturidade que o nosso estado alcançou, ressaltou.
Segundo Thales, Baía Formosa é uma das salas mais experientes e consolidadas, com histórico de bons resultados. Já as demais salas premiadas, mesmo sendo mais recentes, demonstraram força e comprometimento. “Esse resultado é fruto de um trabalho que vem sendo construído desde 2022, com a estruturação das salas, parcerias com o legislativo, o projeto Município + Empreendedor, apoio de consultores e políticas de incentivo. Tudo isso tem trazido frutos visíveis”, avaliou.
Como funciona o Selo
O Selo de Referência em Atendimento foi criado em 2022 como uma metodologia de avaliação da qualidade dos serviços oferecidos pelas Salas do Empreendedor. São analisados critérios qualitativos e quantitativos, como atendimento por cliente oculto, ambiente físico, presença digital, articulação com o município e qualidade dos conteúdos oferecidos.
A certificação é dividida em quatro categorias: Bronze, Prata, Ouro e Diamante, sendo esta última atribuída somente às salas que atingem pontuação máxima em todos os critérios. Até o ano passado, era possível alcançar o selo Diamante com 99,5 pontos. Em 2024, o rigor aumentou, e apenas as que atingiram nota máxima em todos os aspectos foram contempladas.