Pequenos negócios ligados ao setor de energia solar de Mossoró e de outros municípios da Região Oeste do Rio Grande do Norte são foco de ação estratégica desenvolvida pelo Polo Sebrae de Energias Renováveis. O intuito é impulsionar os empreendimentos por meio de metodologia inovadora, denominada de Trilha Solar, que garante soluções estruturadas para melhorar a gestão e elevar a competitividade das empresas locais. A capacitação acontece pela primeira vez no interior do estado.
O primeiro de quatro módulos da capacitação começou na noite dessa terça-feira (8), na Agência Sebrae do Oeste, em Mossoró, com abordagens que tratam de estratégias empresariais. De acordo com o cronograma de atividades, a Trilha Solar inclui ainda os módulos de marketing e vendas; pessoas e lideranças; planejamento e operações, além do setor financeiro e fiscal.
Gestor do Projeto Setorial de Energias do Sebrae RN, Rodrigo Taveira explica que a ideia é, a partir da Trilha Solar e de outras soluções desenvolvidas pelo Polo Sebrae de Energias Renováveis, tornar os negócios do setor mais inovadores e competitivos ante o mercado.
“A capacitação mostrará que o empresário precisa sair do operacional para atuar fortemente no estratégico. Que realmente tome as rédeas da estratégica do seu negócio para ele começar a performar de uma forma mais assertiva, mais inovadora e competitiva. Essa postura torna a empresa e o setor mais fortalecidos”, assegura Taveira.
Presente à abertura da capacitação, o gerente da Agência Sebrae no Oeste, Paulo Miranda, ressaltou a importância da capacitação para melhorias na performance dos negócios. Conforme o gestor, de posse do conhecimento adquirido, os empresários participantes estarão melhor preparados para aproveitar o potencial da região e as oportunidades de mercado.
“Nossa região é muita rica em potencialidades, e as oportunidades chegam para aqueles que estão preparados, que se capacitam e tomam para si a possibilidade de redirecionar, de reafirmar a rota de seus negócios por meio de uma capacitação como essa. Energia é um recurso primordial, especialmente pensando em sustentabilidade, e estar antenado com as oportunidades de desenvolvimento aqui na região fará a diferença no desenvolvimento dos negócios do setor”, observa.
Diferencial
Já aplicada em 17 estados da federação, a Trilha Solar compreende ainda oficinas e mentorias individualizadas, com apresentação de soluções específicas, conforme gargalos apontados pela empresa. De olho nessa orientação, o empresário José Mendes, proprietário da Pró Solar Energia Renovável, está otimista para aproveitar as possibilidades de expansão do setor. Com dez anos de atuação no mercado, ele acredita que a Trilha Solar poderá ser um divisor de águas em seu negócio.
“Embora já esteja há bastante tempo no mercado, a gente percebe que tem muita coisa que não sabemos, porque sempre surgem novidades no setor. Então, com um curso desse, que nos traz mais conhecimento sobre áreas que não dominamos, é muito importante. O setor não para de ter novidades, e se você não estiver antenado, perde o cliente. Compreendendo bem o mercado, terei diferenciais e isso muda tudo em meu negócio”, pontua.
A Trilha Solar é apenas uma das diversas soluções desenvolvidas pelo Sebrae RN para melhorar a performance dos negócios do setor. Além dela, são realizadas também missões empresariais, consultorias especializadas de gestão, inserção no mercado, entre outras ações voltadas para o fortalecimento do ambiente de negócios local.
No Brasil, o Rio Grande do Norte é um dos estados que mais cresce no setor de energia solar distribuída, produzida a partir de painéis solares instalados em telhados de casas ou empresas. Em 2024, o segmento apresentou um avanço de 52,5%, superando as médias nacional (33,4%) e regional (36,1%).
O estado alcançou a marca de 86.073 sistemas conectados à rede, com destaque para os 29.651 sistemas instalados apenas no último ano — o maior volume anual já registrado — e investimentos que ultrapassaram R$ 550 milhões. A potência instalada atingiu 800 MWp em dezembro de 2024, segundo o relatório “Evolução da Energia Solar Distribuída no RN – 2013 a Dez 2024”, elaborado pelo Observatório da Energia Solar com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).