ASN RN
Compartilhe

Suinocultura potiguar ganha força após um ano do Projeto de Encadeamento Produtivo do setor

Seminário na Agência Sebrae Festa do Boi destaca avanços da cadeia produtiva, impulsionados por cooperação técnica e pela inauguração do primeiro frigorífico de suínos do RN
Por Especial Festa do Boi 2025
ASN RN
Compartilhe

O fortalecimento da cadeia produtiva da suinocultura no Rio Grande do Norte foi destaque do último dia de seminário realizado no Palco Juntos Pelo Agro, espaço de capacitação promovido na Agência Sebrae Festa do Boi, durante a Festa do Boi 2025 — um dos maiores eventos do agronegócio do Nordeste, que acontece desde a sexta-feira (10) até este sábado (18), no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (RN).

Participaram da abertura o gerente da Agência Sebrae Trairi (Santa Cruz), Gustavo Cosme; o analista e gestor do projeto Suinocultura Potiguar, Fernando José; a analista técnica do Sebrae, Ana Neri Ferreira de Lima; além de representantes da empresa De Heus, especializada em nutrição animal.

Segundo Gustavo Cosme, a suinocultura potiguar tem avançado de forma significativa nos últimos anos, especialmente após o lançamento do Termo de Cooperação Técnica do Encadeamento Produtivo da Suinocultura, assinado durante a Festa do Boi de 2024, que marcou o início de uma nova fase para os produtores do estado. Ele destacou ainda que a inauguração do primeiro abatedouro e frigorífico de suínos do Rio Grande do Norte, em agosto deste ano, representa um marco para o setor.

“Em agosto foi inaugurado o frigorífico da Suínos Jucurutu e já temos 30 produtores integrados ao projeto, fornecendo animais para a empresa. A meta é chegar a 80 até 2026. A atividade está consolidada, com apoio técnico desde a produção até a comercialização. O Sebrae está à disposição para realizar diagnósticos e identificar as potencialidades de cada empreendimento rural”, afirmou.

A estrutura da Suínos Jucurutu, inédita no estado, promete fortalecer toda a cadeia produtiva, gerando mais competitividade e sustentabilidade para a atividade. O frigorífico produz e comercializa cortes de carne suína e já planeja ampliar sua atuação com a inclusão de embutidos e defumados. Com capacidade para abater até 300 suínos por dia, o empreendimento é a primeira indústria de abate de suínos do Rio Grande do Norte.

Agência Sebrae Festa do Boi

O Sebrae-RN participou da Festa do Boi 2025 com um espaço de 5 mil m² voltado à inovação, sustentabilidade e fortalecimento da economia potiguar, chamado Agência Sebrae Festa do Boi. De 10 a 18 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, o público encontrou palestras, oficinas, exposições, experiências gastronômicas e oportunidades de negócios em diversas cadeias produtivas. A programação incluiu a Fazendinha Modelo, a Queijeira Artesanal Nivardo Melo, a Exposição de Queijos Artesanais do Brasil, o espaço Feito Potiguar e atividades da Economia Criativa, além de ações de educação ambiental e neutralização de carbono.

Mais informações: agenciasebraefestadoboi.com.br