O início da 25ª Festa do Bode de Mossoró gera grande expectativa também entre pequenas e médias empresas da região Oeste. Além da tradicional exposição de caprinos e ovinos, o evento servirá de vitrine para produtos com identidade produtiva do Rio Grande do Norte.
No Espaço Sebrae, empreendedores apresentarão ao público itens reconhecidos pelo programa Feito Potiguar, durante os três dias de festa, de quinta-feira (7) a domingo (10). São nove empresas confirmadas: CajuFit, Mel Boa Fé, Monxoros, Coofam, Sertão Natural, Boutique de Abelha, Cachaça Pátria Amada, Suínos Jucurutu e Mossoró Fruit.
Paralelamente à exposição, o Espaço Sebrae sediará oficinas gastronômicas exclusivas para restaurantes cadastrados, entre quinta-feira (7) e sábado (9), sempre a partir das 19h. As oficinas contarão com palestras da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e demonstrações de boas práticas gastronômicas conduzidas por chefs e consultores do Sebrae.
Serão trabalhadas três cadeias produtivas: cordeiro (quinta-feira, 7), pescados (sexta-feira, 8) e suíno (sábado, 9). Após as demonstrações, haverá degustação, inicialmente para os colaboradores dos restaurantes e, em seguida, aberta ao público na área externa do espaço.
Pecuária e piscicultura em evidência
Outro destaque da programação será a realização de exames em animais, com apoio de consultores do Sebrae: ultrassom em fêmeas para identificação de gestantes e exames andrológicos em machos para avaliar a capacidade reprodutiva.
O Espaço Sebrae também contará com uma área dedicada à piscicultura, destacando o potencial do Rio Grande do Norte para o cultivo de camarão marinho em água doce, em cativeiro.
Analista técnico do Sebrae RN, Lecy Gadelha, avalia que o Espaço Sebrae na Festa do Bode de Mossoró cumpre um papel estratégico para a valorização dos pequenos e médios negócios, conectando empreendedores locais ao grande público e potencializando a visibilidade de produtos genuinamente potiguares.
“Além de promover a identidade produtiva do estado, o espaço contribui diretamente para o fortalecimento das cadeias produtivas do cordeiro, pescados e suíno, por meio de oficinas práticas e experiências de degustação. É uma vitrine de inovação e qualidade, que aproxima o consumidor da riqueza e do potencial econômico regional”, frisa Lecy Gadelha, analista técnica do Sebrae.
Reconhecida como a maior caprifeira do Rio Grande do Norte, a Festa do Bode integra o Calendário Estadual de Exposições Agropecuárias. O evento é realizado pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), com apoio de parceiros como o Sebrae RN. A programação também inclui festival gastronômico, torneios leiteiros, concurso de animais, shows de música de quinta-feira a domingo.