ASN RN
Compartilhe

Empretec 5D é realizado em Caicó com novidades que revolucionam o seminário para empreendedores

Metodologia criada pela Organização das Nações Unidas é executada pelo Sebrae em todo território nacional.
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

Até a próxima sexta-feira (18), Caicó recebe a primeira turma do Empretec 5D, versão modernizada do tradicional seminário promovido pelo Sebrae. O Rio Grande do Norte foi o pioneiro a receber esse novo formato, que traz importantes atualizações para o programa, tornando-o mais dinâmico, interativo e conectado com as tendências atuais do empreendedorismo.

O Empretec, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e promovido no Brasil pelo Sebrae, é um seminário intensivo que busca ativar o espírito empreendedor e fortalecer competências essenciais para alcançar novos resultados nos negócios. Na edição de 2025, Caicó recebe 18 participantes, sendo 12 de Caicó, 1 de Jucurutu, 2 de São José do Seridó, 1 de Ouro Branco, 1 de Jardim do Seridó e 1 de São Fernando.

Durante os cinco dias de evento os participantes se aprofundam em dinâmicas intensivas, que os desafiam a repensar suas atitudes e a fortalecer habilidades que impactam tanto seus negócios quanto sua vida pessoal. Para esta edição, o seminário passou a contar com novidades significativas, como a fase de pré-seminário e a gamificação, que tornam a experiência mais interativa e conectada com as necessidades atuais do empreendedorismo.

Sandra Muriele, analista técnica do Sebrae, explicou as mudanças que marcaram esta edição: “o Empretec 5D é a primeira turma em Caicó com esse novo formato. O seminário em si agora acontece de segunda a sexta-feira, mas começa com uma etapa chamada de pré-seminário, que começa na quarta-feira anterior, com atividades que devem ser concluídas até o domingo. Outra grande novidade é que o seminário agora está gamificado, o que traz mais agilidade e dinamismo para as atividades”.

A facilitadora do seminário, Luciana Rocha, que acompanha o Empretec desde 2012, compartilhou sua visão sobre as inovações do programa: “o seminário foi modernizado para incorporar novas tecnologias. Antes, os testes e avaliações aconteciam durante o evento, mas agora, tudo é feito no pré-seminário, o que torna o Empretec mais eficiente e ágil. O Rio Grande do Norte foi o primeiro estado a receber essa modernização, e em Caicó é a primeira vez que uma turma vivencia esse novo formato. Agora, os participantes acessam os resultados das atividades em tempo real, e a experiência é mais integrada e conectada”.

Os participantes também estão percebendo os benefícios das inovações na metodologia. Inácio Santos (camisa branca), empreendedor de São José do Seridó, que possui duas oficinas de costura, comentou que foi a esposa que o estimulou a participar.

 

“Minha esposa fez o seminário antes de mim e eu percebi uma grande mudança nela, como empresária e até como mãe. Ela se tornou mais confiante e empreendedora, e isso me motivou a vir para o Empretec. Agora, estou vendo a diferença em minha própria maneira de liderar e enxergar meu papel como empreendedor”, destacou Inácio.

A estudante de Administração, Bruna Azevedo, que também é estagiária do Sebrae, disse que passou a ter outra visão sobre o seminário. “Como estagiária, já sabia o que era o Empretec, mas vivenciar o seminário é uma experiência única. No segundo dia, já percebi que é mais do que aprender sobre empreendedorismo; é sobre descobrir a si mesmo e as próprias capacidades”, enfatizou a universitária de Ouro Branco.

Para participar do Empretec, é necessário passar por um processo de seleção, que inclui uma entrevista focada para avaliar o perfil empreendedor do candidato. Após a aprovação, o participante se compromete a dedicar-se integralmente ao seminário, aproveitando ao máximo a experiência de imersão proposta. O Empretec é considerado uma oportunidade única de transformação comportamental e desenvolvimento para os empreendedores, com um novo formato mais alinhado aos desafios do mercado atual. Mais informações sobre valores e inscrições podem ser obtidas diretamente em uma das agências do Sebrae espalhadas pelo RN ou pelo 0800 570 0800 ou ainda portal digital do Sebrae/RN:  https://rn.loja.sebrae.com.br/

  • #empretec