Em um movimento que reforça o compromisso com a formação empreendedora e a inovação no Rio Grande do Norte, o Sebrae-RN e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) formalizaram, na tarde deste sábado (8), um protocolo de intenções voltado à promoção da formação empreendedora e ao fortalecimento do ecossistema de inovação estadual. A assinatura aconteceu durante a programação do Go!RN 2025, no Centro de Convenções de Natal.
O acordo estabelece uma parceria estratégica que une a experiência do Sebrae no estímulo a pequenos negócios e startups à capacidade técnica e científica do IFRN, que possui presença em todas as regiões do estado. A proposta é integrar ações de apoio à inovação, empreendedorismo e difusão tecnológica, conectando estudantes, empreendedores e empresas em torno de projetos que gerem impacto econômico e social.

Segundo o reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho, a colaboração representa uma oportunidade concreta de transformar conhecimento em resultado prático. “Nós temos atualmente dez incubadoras distribuídas em todo o estado e turmas que trabalham com pré-incubação de projetos. A ideia desse projeto junto com o Sebrae é trazer um pouco da experiência da instituição para nossos empreendimentos, startups e empreendedores, possibilitando que eles saiam para o mercado de trabalho mais preparados”, destacou.
Arnóbio também ressaltou o potencial dos laboratórios tecnológicos do IFRN, que “são fundamentais para o desenvolvimento de produtos inovadores. A articulação com o Sebrae vai permitir que mais empreendedores tenham acesso à nossa infraestrutura e ampliem o nível tecnológico dos seus negócios”, completou o reitor.
Para o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, a parceria fortalece o ambiente de inovação e consolida uma rede colaborativa entre instituições que têm papel essencial no desenvolvimento do estado.
“O IFRN tem uma capilaridade extraordinária e um papel essencial na formação de pessoas com perfil inovador. Ao unirmos forças, conseguimos criar um ambiente ainda mais fértil para o surgimento de novas ideias, soluções e empresas”, afirmou.
A parceria deve resultar em ações conjuntas de capacitação, mentorias, apoio a incubadoras e programas voltados ao empreendedorismo entre estudantes e pesquisadores, consolidando uma ponte entre a academia e o mercado.
O Go!RN 2025 segue até este sábado (8), às 19h, reunindo especialistas, investidores e empreendedores em uma grande arena de conhecimento e negócios no Centro de Convenções de Natal.

