A programação da Agência Sebrae na Festa do Boi 2026 terá dois dias dedicados a cadeias produtivas que vêm ganhando espaço e novas perspectivas no meio rural potiguar. Nos dias 13 e 16 de outubro, a agenda será voltada, respectivamente, à cotonicultura e à cafeicultura, com palestras, apresentações, experiências e iniciativas que aproximam produtores, especialistas, instituições e mercado.
Instalada em uma área de 5 mil metros quadrados no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, a Agência Sebrae funcionará de 9 a 17 de outubro, das 14h às 22h, com programação gratuita. O espaço reunirá capacitações, demonstrações, exposição de produtos, gastronomia e soluções voltadas ao desenvolvimento dos pequenos negócios rurais.
Cotonicultura em destaque
No dia 13 de outubro, a programação será dedicada à cotonicultura, com atividades que abordam as perspectivas para a cadeia produtiva e a relação entre agricultura, sustentabilidade, moda e identidade territorial.

A agenda começa com a apresentação “Projeto AgroSertão – números e perspectivas da safra 2026/2027”, conduzida por Marenilson Silva, pesquisador da Embrapa e especialista em agroecologia, produção orgânica e agricultura familiar no semiárido.
Em seguida, o público poderá acompanhar o desfile “Do campo à passarela: moda, agroecologia e identidade do sertão”, realizado pelo Projeto AGRO SERTÃO, do Sebrae-RN, em parceria com o Instituto Riachuelo. A iniciativa conecta a produção de algodão à moda, à criatividade e à valorização da identidade do território.
Cafeicultura ganha programação especial
Já no dia 16 de outubro, a Agência Sebrae concentrará uma programação dedicada ao desenvolvimento da cafeicultura no Rio Grande do Norte. Ao longo do dia, produtores poderão participar de palestras e atividades sobre qualidade, produção, sustentabilidade, mercado, pós-colheita e valorização da origem.
Entre os temas estão “Requisitos inegociáveis para uma lavoura de resultados”, com a engenheira agrônoma Raquel Miranda; “Consistência: o caminho para construir qualidade e valor no café”, com a analista sensorial Rebecca Nogueira; e “A produção especial e o mercado dos robustas amazônicos”, com o engenheiro agrônomo Janderson Dalazen.
A programação também abordará a construção de valor para os produtos. A jornalista e consultora Giuliana Bastos falará sobre storytelling na cafeicultura, enquanto Maureen Rocha discutirá o novo posicionamento feminino no setor. Outros temas incluem a história da indústria do café no Rio Grande do Norte, o Protocolo Brasileiro de Análise Sensorial do Café Torrado e aspectos relacionados à qualidade dos cafés especiais.
Qualidade e organização da cafeicultura potiguar
O dia será marcado ainda por iniciativas voltadas à estruturação da cadeia no estado. Entre elas está a assinatura de um acordo de cooperação entre o Sebrae-RN e a UFERSA, que prevê a criação do Núcleo de Estudos da Cafeicultura. A iniciativa deverá aproximar estudantes do curso de Agronomia dos produtores atendidos pelo Sebrae-RN e estimular pesquisas sobre temas como cultivares, adaptação da cafeicultura ao semiárido e desenvolvimento da atividade no Rio Grande do Norte.

Também está prevista, em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), a entrega simbólica das primeiras operações de crédito destinadas especificamente à cafeicultura no estado. Os financiamentos contemplam etapas como implantação da lavoura, irrigação e assistência relacionada ao atendimento aos produtores.
Outro marco será o lançamento e a formalização da Associação dos Cafeicultores da Serra de Santana, que reunirá produtores de municípios da região do Seridó. A programação terá ainda o lançamento do Café Laurides, segunda marca vinculada ao Projeto Cafés do RN. Produzido por Gerlane Magalhães, de Portalegre (RN), o café homenageia a mãe da produtora, inclusive na identidade visual da marca.
A programação de cafeicultura será encerrada com a cerimônia de divulgação dos resultados do Concurso de Qualidade dos Cafés do Nordeste da Agência Sebrae Festa do Boi 2026, iniciativa que busca ampliar a visibilidade dos cafés produzidos na região e aproximar produtores, especialistas, compradores e consumidores.
Espaços da Agência Sebrae
A programação dos dias 13 e 16 integra a agenda da Agência Sebrae na Festa do Boi 2026, que terá ainda espaços como a Fazendinha Modelo, a Queijeira Artesanal Nivardo Melo, o Balcão Saberes e Sabores, a Praça de Alimentação, a exposição de cafés especiais, a Feira de Aquarismo do Rio Grande do Norte e a exposição de queijos artesanais do Brasil.
A Festa do Boi 2026 será realizada de 9 a 17 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. A Agência Sebrae funcionará das 14h às 22h, com acesso gratuito ao espaço mediante cadastro. A programação completa está disponível em agenciasebraefestadoboi.com.br.

