ASN RN Atualização
Compartilhe

Sebrae promove programação no Seminário Nacional de Mulheridades e Cultura

Evento reuniu mulheres fazedoras de cultura para promover trocas de experiências, capacitação e empoderamento, com destaque para oficinas oferecidas pelo Sebrae-RN.
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Natal – Entre os dias 18 e 20 de junho, Natal foi palco do Seminário Nacional de Mulheridades e Cultura, que foi realizado no Complexo Cultural Rampa. O evento reuniu mulheres fazedoras de cultura com o objetivo de promover a troca de experiências, fortalecer a organização e estimular a participação social e política das mulheres na construção de políticas públicas. O Sebrae-RN, como um dos apoiadores do seminário, realizou oficinas voltadas para a capacitação e o empoderamento feminino, evidenciando seu compromisso com o desenvolvimento e a valorização das mulheres na cultura e na sociedade.

Durante os dois primeiros dias, o seminário envolveu mesas temáticas para promover o diálogo e a construção coletiva de saberes sobre o papel das mulheres na cultura. As atividades incluiram debates e oficinas, além de apresentações culturais protagonizadas por mulheres que representam a cultura regional do Rio Grande do Norte e outros segmentos culturais do Brasil.

De acordo com a gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial da instituição, Verônica Melo, o evento é uma iniciativa importante de valorização e promoção das fazedoras de cultura no país. “Buscamos fortalecer o papel das mulheres na cultura e promover a igualdade de gênero em todas as suas manifestações. A cultura é um dos pilares fundamentais da nossa sociedade, e as mulheres têm um papel essencial na construção e disseminação dessa cultura. O seminário é uma oportunidade de ouvir e aprender com diversas mulheres que, através de suas artes, suas histórias e suas iniciativas, têm transformado suas comunidades e nosso país.”

Apoio do Sebrae

Sylvia Ximenes compartilhou sua experiência na produção de conteúdo para vendas (Foto: Agência Sebrae)

Um dos destaques do evento foi a programação promovida pelo Sebrae-RN, que ofereceu oficinas voltadas para a capacitação e o empoderamento feminino. A oficina “Produção de Conteúdo para Redes Sociais” foi ministrada por Sylvia Ximenes, COO da BKS Marketing 360 e líder da comunidade de mulheres do Seahub. Em seguida, Romênnya Rodrigues, CEO da Cuna Gestão e fundadora do Restaurante Kojin, conduziu a oficina “Empreendedorismo Feminino”.

A gestora do Projeto Negócios Inovadores de Impacto Socioambiental do Sebrae-RN, Elisete Lopes, abriu a programação do dia na sede do Sebrae, em Natal, destacando a importância dos temas abordados. “Todo empreendedor, incluindo os culturais, precisa de marketing e divulgação adequados para comunicar o valor de seus serviços e atrair clientes.”

Na ocasião, Elisete destacou o papel do Sebrae no apoio às mulheres empreendedoras.

“Empreender é desafiador, e para as mulheres esses desafios são ainda maiores. Vocês sabem bem como é o dia a dia e a correria para gerir um negócio. Esperamos que saiam daqui com novos conhecimentos que possam aplicar no dia a dia e nos seus negócios. Sintam-se acolhidas e aproveitem o que estamos trazendo para vocês, sabendo que o Sebrae é um parceiro nesse caminho.”

Aline Sampaio foi uma das participantes das oficinas, motivada pelo projeto coletivo “Kifeira RN”, uma feira itinerante que apoia principalmente mulheres empreendedoras. “Nós temos um projeto coletivo de uma feirinha que trabalha justamente com pessoas e, principalmente, mulheres que querem empreender,” explicou Aline. A “Kifeira RN” expõe artesanato, gastronomia e acessórios, promovendo integração e apoio mútuo através das redes sociais. Ela destacou a importância do conhecimento adquirido no evento: “Eu acho que sempre a proposta, tanto do Sebrae como a nossa proposta no projeto, é de apoio mútuo, para que possamos crescer juntos.”

O Seminário Nacional de Mulheridades e Cultura é promovido pelo Ministério das Mulheres, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), o Governo do Rio Grande do Norte, a Secretaria Extraordinária de Cultura e a Secretaria das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos do Governo do Rio Grande do Norte, com apoio do Sebrae-RN e da Fundação José Augusto.

Mais fotos: