ASN RN
Compartilhe

Sebrae-RN promove mentoria inovadora para artesãos e empreendedores durante a RuralTur

Empreendedores potiguares da área da economia criativa e alimentos e bebidas recebem orientações personalizadas para alavancar negócios 
Por Especial para RuralTur 2024
ASN RN
Compartilhe

No coração da Feira RuralTur, um dos maiores eventos de turismo rural do país que acontece até este sábado(23) em Currais Novos/RNl, o Sebrae-RN conduziu uma iniciativa que une inovação, tecnologia e fortalecimento da economia criativa no estado do Rio Grande do Norte. Por meio de mentorias realizadas com 17 empreendedores que expuseram seus produtos no Espaço de Artesanato e Origem Potiguar, receberam orientações estratégicas para alavancar suas vendas.

A iniciativa utiliza dados lançados pelos próprios participantes e que são analisados por uma assistente virtual para oferecer insights personalizados aos empreendedores. Essas informações serviram como base para os consultores do Sebrae orientarem artesãos e expositores da área de alimentos e bebidas potiguares, auxiliando-os a aprimorar suas abordagens comerciais, a precificar seus produtores e assim conquistar melhores resultados.

Destaques das mentorias

Entre as ações práticas desenvolvidas no último dia da mentoria, estratégias práticas para aumentar o valor médio das vendas. Com orientações específicas e adaptadas à realidade de cada expositor, a iniciativa busca não apenas melhorar o desempenho individual, mas também fortalecer a percepção do público de qualidade dos produtos potiguares.

“Trabalhamos para transformar dados em estratégias de venda que realmente façam a diferença pra eles. Nosso objetivo é capacitar esses empreendedores para que saiam da RuralTur mais preparados e confiantes para lidar com o mercado competitivo com base já da experiência prática vivenciada aqui”, explicou Maézia Teodora, gestora de Economia Criativa do Sebrae-RN e que coordenou esse projeto.

Com eventos como a RuralTur, que atraem visitantes de diferentes partes do país, o foco no aprimoramento das vendas é uma maneira de impulsionar o impacto econômico na região. “Os dados iniciais coletados apresentam um bom resultado com vendas que ultrapassam os R$ 20 mil nesses três dias de evento”, completou Maézia.

Dona Margareth Gomes, da Mãos Divinas Artesanato, localizada em Santa Cruz/RN, foi uma das participantes da iniciativa. “Sempre sigo aprendendo mais e mais com as ações do Sebrae em prol do crescimento e desenvolvimento do artesanato potiguar”, comentou.

A Feira RuralTur foi como um palco para inovação, integração e aprendizado, mostrando que a combinação de tradição e tecnologia que gerou oportunidades para os pequenos empreendedores potiguares.

  • RuralTur 2024