Com o objetivo de promover o fomento, a difusão e disseminação dos produtos do Rio Grande do Norte, uma comitiva formada por membros do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae-RN, integrantes da Diretoria Executiva do Sebrae-RN e equipe técnica do Sebrae, realizou, na última sexta-feira (21), visita técnica a três empresas que fazem parte do Programa Empreender. A ação, coordenada pelo CDE, faz parte de uma série de iniciativas focadas no desenvolvimento regional do estado.
“Essa ação já faz parte da agenda do Conselho que prima pela aproximação cada vez maior dos seus membros às ações do Sebrae e do empresário potiguar. Então, com isso visitamos alguns produtores para conhecer e fortalecer suas boas práticas. A partir de visitas como estas vamos traçar novas ações para fortalecer ainda mais o desenvolvimento econômico do estado”, comentou Itamar Manso, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN.
O grupo iniciou a visita no Engenho Vale Verde, pequena indústria localizada no Povoado Rio dos Índios, zona rural de Ceará Mirim/RN. Buscando adaptar a tradição dos antigos engenhos do vale do Ceará Mirim às boas práticas, o Vale Verde vem destacando suas ações no ramo de derivados de cana-de-açúcar, cachaças e gin. A indústria começou, em 2009, produzindo rapadura e desde 2019 com a marca San Valle começou a operar forte comercialmente. Atualmente, a San Valle produz anualmente entre 30 e 40 mil litros de cachaças.
Para Geraldo Sabino, proprietário do engenho Vale Verde “o Sebrae-RN é um parceiro importante no fortalecimento das ações da cadeia produtiva do agronegócio com as diversas consultorias que disponibiliza entre tantas outras ações de apoio que ajudam no fortalecimento do empresariado potiguar”.
“Os membros do Conselho tiveram a oportunidade de conhecer os produtos cultivados e potencializados no nosso estado. Com isso, esperamos fomentar ainda mais o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte”, comentou Rivânia de Oliveira, coordenadora do Programa Empreender pela Associação Comercial e Empresarial do Rio Grande do Norte (ACRN) e realizado em parceria com o Sebrae-RN.
Na sequência de visitas, o grupo foi nas instalações da Fazenda Caju, também localizada no município de Ceará Mirim. A Fazenda Caju, referência no estado na produção de queijo artesanal, foi a primeira queijeira a produzir queijos artesanais com leite cru legalizados no Rio Grande do Norte.
“Em 2019 fomos a primeira queijeira artesanal legalizada do RN e também somos o primeiro produtor de queijo de coalho artesanal legalizado no Brasil- reconhecimentos que foram possíveis graças a atuação do Sebrae que contribuiu para que a legalização fosse construída e concretizada. Muitas portas se abriram para a comercialização dos nossos produtos artesanais tanto no RN, como em outros estados do Brasil”, destacou Marinho de Souza, proprietário da fazenda.
A última parada da visita foi nas instalações da Cachaça Extrema, no município de Pureza/RN. A Extrema tornou-se, em 2010, primeira cachaça orgânica do RN, certificada pelo Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural. “O Sebrae está conosco desde o início das nossas operações. Já participamos de várias atividades formativas ofertadas por eles e elaboramos mais de 10 projetos juntos que possibilitaram a manutenção e fortalecimento das nossas atividades“, comentou Schiavo Álvares, diretor da Extrema que foi vencedora do 9ª Prêmio à Micro e Pequena Empresa (MPE) Brasil na categoria Agronegócio.
Ao lado da San Valle, a Extrema integra o Núcleo de Cachaça do RN, um grupo que com apoio do Sebrae/RN se dedica à discussão e ao planejamento de estratégias que visam fortalecer a cadeia produtiva da cachaça de alambique no estado.
“Muito importante essa atuação do Conselho em ações como esta, para que seus membros conheçam mais ainda as experiências produtivas desenvolvidas e ofertadas pelo Sebrae”, comentou o diretor de Operações do Sebrae-RN, Marcelo Toscano.
-
O ex-Presidente do Conselho, Fernando Fernandes também participou da visita técnica e considerou a iniciativa muito importante por demonstrar ainda mais a aproximação do CDE nas atividades dos empresários locais, nesse caso, do agronegócio. “Essa é uma oportunidade fantástica para fortalecermos e difundirmos os produtos do Rio Grande do Norte”, avaliou.
Participaram da visita representantes da FIERN, AGN, ACIM, BNB, CAIXA, FCDL e FACERN, todos com assento no Conselho Deliberativo do Sebrae-RN.