Parnamirim – A Agência Sebrae Festa do Boi, espaço do Sebrae-RN na tradicional Festa do Boi, tornou-se um importante palco de conexão entre academia, produtores e inovação. No palco Juntos pelo Agro, produtores, estudantes e entusiastas do setor tiveram a oportunidade de conhecer projetos e tecnologias que aproximam a pesquisa acadêmica das demandas do campo, fortalecendo a troca de experiências e promovendo soluções inovadoras para os desafios do agronegócio potiguar.
No segundo dia de programação, o professor da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Jean Berg Alves, apresentou o Instituto Sabiá, um projeto que conecta a universidade aos produtores rurais e tem impulsionado o agronegócio local.
“O Instituto Sabiá aproxima os produtores da academia, levando conhecimento técnico ao campo e desenvolvendo tecnologias para o agronegócio,” explicou o professor.
Parte das iniciativas do Instituto Sabiá inclui a realização de hackathons que desafiam alunos a desenvolverem soluções para problemas enfrentados no campo. “Os hackathons são uma resposta rápida para demandas urgentes. Os estudantes trabalham em problemas reais, desenvolvem soluções e recebem apoio para transformá-las em ferramentas práticas,” explicou Jean Berg. Este ano, dois hackathons foram promovidos, em parceria com Sebrae-RN, com foco na agricultura familiar e nas rotas da integração nacional, especialmente na apicultura e meliponicultura.
Um dos projetos que se destacou no hackathon foi o Bee In Control, apresentado ao público de produtores presentes na Festa do Boi. O Bee In Control utiliza sensores e inteligência artificial para monitorar colmeias remotamente, facilitando o trabalho dos apicultores e fornecendo dados essenciais sobre a saúde e o ambiente das abelhas. A tecnologia permite que os produtores acompanhem informações como temperatura, umidade e presença da abelha rainha diretamente em um aplicativo, reduzindo a necessidade de visitas frequentes às colmeias e otimizando a gestão dos apiários.
Diante do potencial de soluções como o Bee In Control, o professor destacou que o papel da universidade vai além da formação de profissionais; é essencial que ela também se engaje com o setor produtivo para desenvolver soluções que atendam às demandas locais. Ele enfatizou que, com iniciativas como o Instituto Sabiá e o apoio de parceiros como o Sebrae, é possível promover um agronegócio mais sustentável e inovador. “A Festa do Boi é o momento ideal para apresentar os frutos dessa colaboração entre academia e campo, reforçando essa conexão essencial para o futuro do setor no estado,” concluiu Jean.
O gestor do Projeto de Apicultura e Meliponicultura, Nilson Dantas, destacou a importância das discussões e parcerias para o fortalecimento do setor. “Foi um dia muito produtivo, em que discutimos temas essenciais como produtividade, melhorias de mercado e legalização, que são demandas comuns entre os apicultores. O público também teve a oportunidade de conhecer soluções inovadoras para a apicultura,” avaliou.
Sebrae na Festa do Boi
A Agência Sebrae na Festa do Boi é o espaço de atendimento estruturado pelo Sebrae-RN em uma área de 5.000m² no Parque Aristófanes Fernandes em Parnamirim/RN durante a tradicional Festa do Boi, que está em sua 62º edição. A Agência é caracterizada por este ecossistema colaborativo que fomenta a inovação e sustentabilidade nos pequenos negócios rurais e vem se consolidando a cada edição como uma grande central de negócios para os nossos empreendedores locais.