O talento e a força do empreendedorismo feminino potiguar foram reconhecidos na noite desta quarta-feira (1º), durante a etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025, realizada no Teatro Riachuelo, em Natal, como parte da programação do III Fórum Rede Mulher de Valor. O evento reuniu lideranças, familiares e empreendedoras em um momento de celebração e reconhecimento da trajetória de mulheres que transformam ideias em negócios de impacto.
Ao todo, 12 empreendedoras foram premiadas em primeiro, segundo e terceiro lugares nas categorias Microempreendedora Individual (MEI), Pequeno Negócio, Produtora Rural e Ciência e Tecnologia. As potiguares classificadas para a fase nacional foram Lua Andrade (Elas Vida Leve) e Gerlânia Bezerra (Boutique da Abelha), que conquistaram o primeiro lugar em suas categorias, Pequeno Negócio e Produtora Rural, respectivamente. Elas agora estão entre as 35 finalistas do Brasil.

Durante a abertura da solenidade, o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio da Cunha Cavalcanti Júnior, destacou a importância do prêmio como um marco de incentivo e visibilidade para as empreendedoras. A gerente da Unidade de Desenvolvimento Rural do Sebrae-RN, Mona Paula Nóbrega, e a gestora do prêmio no estado, Elisete Lopes, reforçaram a relevância do reconhecimento para inspirar outras mulheres a seguirem no caminho do empreendedorismo.
Entre as finalistas, histórias de superação e inovação marcaram a noite. Lua Andrade, da Elas Vida Leve, emocionou o público ao relembrar sua trajetória. “A gente sabe que empreender sendo mulher, sendo mãe, sendo esposa, é muito mais difícil. E ser reconhecida, valorizada, nos dá mais garra para conquistar ainda mais mercados. O Sebrae foi fundamental nesse processo, me capacitou, me preparou e me oportunizou. Hoje, nossa empresa já alcança quatro estados, incluindo São Paulo. Agora vamos em busca do nacional e trazer esse troféu para o nosso Seridó”, afirmou.

Na categoria Produtora Rural, a primeira colocada foi Gerlânia Bezerra, da Boutique da Abelha, empresa familiar dedicada à produção e comercialização de méis especiais. Para ela, o prêmio simboliza o reconhecimento de uma trajetória de coragem e transformação. “Se não fosse o Sebrae, não chegaríamos tão longe. Há seis anos, meu esposo e eu saímos da cidade e encaramos o desafio de viver no campo. Desde o início buscamos apoio técnico para empreender com profissionalismo e certificação. Esse prêmio mostra que todo esforço valeu a pena e nos dá mais força para continuar inovando”, declarou.
Vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios – Etapa Estadual 2025
Categoria Microempreendedora Individual (MEI)
1º lugar – Lariane Gomes Barbosa – Maina Cerâmica Ateliê & Escola – Natal
2º lugar – Mychelle Magalli da Silva – Virô Bolsas Sustentáveis – Natal
3º lugar – Kennia Kayara Silva de Oliveira – Mão e Nó Macramê – Natal
Categoria Pequeno Negócio
1º lugar – Lua Andrade Alcântara de Carvalho – Elas Vida Leve Alimentação Saudável Ltda – Currais Novos
2º lugar – Tainara Celi Azevedo de Carvalho – Planejativo Educação e Tecnologia Ltda – Natal
3º lugar – Adyha Aby Faraj Silva – Reuse Second Hand Shop Ltda – Natal
Categoria Produtora Rural
1º lugar – Gerlânia Bezerra Pinto – Pureza – MGF Agronegócios (Boutique da Abelha) – Pureza
2º lugar – Fernanda Regina Oliveira da Câmara – Vivenda do Vale Produtos Alimentícios Ltda (Sabores da Vivenda) – Ceará-Mirim
3º lugar – Jaciene Braz – Produção de Ovos Caipiras – Cruzeta
Categoria Ciência e Tecnologia
1º lugar – Aneida de Cássia Alves da Silva – Ejner 4 Autismo – Natal
2º lugar – Luciana de Queiroz Raposo – Academia de Robótica – Natal
3º lugar – Tábata Cleópatra da Silva Negreiros – Digicom – Natal