ASN RN Atualização
Compartilhe

Encontro promove aproximação entre a Petrobras e potenciais fornecedores do RN

Empreendedores participaram de encontro no Sebrae com a companhia para conhecer as demandas de insumos e serviços, com foco na inserção desses negócios no cadastro de fornecedores.
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Natal – Proprietários e gestores de pequenas empresas do estado, interessados em integrar a lista de prestadores de serviços e de fornecedores da cadeia de suprimentos da Petrobras, tiveram a possibilidade de entender as demandas, saber dos planos e se aproximar da companhia. Os empreendedores participaram de evento, nesta terça-feira (17), com executivos da petrolífera durante encontro, realizado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, para inserir os pequenos negócios do estado nas relações com a empresa nesse novo cenário de transição enérgicas e de novas áreas de investimentos da companhia.

Denominado Encontro com Fornecedores – Construindo Negócios com a Petrobras, o evento ocorreu na sede da instituição, em Natal, e faz parte de uma ação promovida em colaboração entre a Petrobras e o Sebrae para e estreitar os vínculos de empresas locais vínculos com a companhia, promovendo um maior entendimento sobre as atividades da empresa e seus objetivos na transição energética.

O encontro contou com a participação de Kátia Ferreira, representante do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, da Gerente Executiva de Suprimentos da Petrobras, Marina Quinderé, do Gerente Executivo de Terra e Águas Rasas da Petrobras, Francisco Queiroz, além do diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti e do diretor de Operações do Sebrae-RN, Marcelo Toscano. Também participaram o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do Estado, Silvio Torquato, o diretor do Instituto Senai de Inovação – ISI, Rodrigo Mello, também representante da Federação das Indústrias (FIERN) e representantes de instituições do ecossistema de energias do Estado.

O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, destacou que o processo iniciado neste evento tem raízes profundas na história dessas instituições e contribuiu significativamente para o crescimento de diversas empresas no estado. Além disso, aproveitou a oportunidade para expressar sua gratidão pelos esforços da Petrobras em apoiar o desenvolvimento das pequenas empresas em todo o país.

“Este momento que iniciamos aqui no Rio Grande do Norte e que lançamos em Recife tem muito a ver com a história do Sebrae, da Petrobras e da construção de uma relação que trouxe o desenvolvimento a milhares de empresas aqui do Rio Grande do Norte.”, avaliou João Hélio.

Lorena Roosevelt, gerente do Polo Sebrae de Energias Renováveis

A gerente do Polo Sebrae de Energias Renováveis, Lorena Roosevelt, vê no encontro uma oportunidade para os donos e gestores de pequenos negócios se aproximarem da minha Petrobras para entender as demandas e como se preparar para a inserção nas cadeias produtivas da estatal do petróleo. Lorena destaca a necessidade da união da pesquisa e da inovação com as empresas tradicionais. “As startups precisam se estruturar e criar conexões com as empresas tradicionais para que ambas as partes aproveitem ao máximo as oportunidades de negócio”, defende.

A representante da Petrobras, Kátia Ferreira, ressaltou a importância do estado na integração energética. “É fundamental ressaltar que o Rio Grande do Norte é amplamente reconhecido como um estado de grande relevância na integração energética, não apenas devido à sua considerável produção de petróleo e gás, mas também por sua expressiva capacidade de geração de energias renováveis, como é conhecido por muitos. Na Petrobras, estamos comprometidos em realizar eventos como este aqui e em outros estados do Brasil, com o objetivo de assegurar a concretização de nossas metas delineadas no Plano Estratégico 2023-2027”, explicou Kátia.

A Gerente Executiva de Suprimentos da Petrobras, Marina Quinderé, explicou que a Petrobras vem buscando direcionamentos estratégicos ciando o aumento de uma parceria regional e do desenvolvimento de negócios, aproveitando todas a potencialidades de cada região, sobretudo no Rio Grande do Norte onde as energias renováveis são muito represetativas. “A Petrobras não faz nada sozinha. Todos os negócios da Petrobras, sejam novos investimentos, sejam as energias renováveis, biocombustíves ou a nossa operação aqui no Nordeste dependem da nossa parceria com vocês, fornecedores, sejam pequenos, médios ou grandes”, reconhece Marina.

José Nilo é empresário e diretor da Engepetrol, estabelecida há 36 anos em Mossoró

Durante a discussão sobre o papel das pequenas empresas na cadeia de fornecedores da Petrobras e os desafios enfrentados por elas, o empresário e diretor da Engepetrol, José Nilo Júnior, também compartilhou sua visão e experiência. Proprietário da empresa localizada em Mossoró, José Nilo enfatizou como a parceria com a Petrobras e o apoio do Sebrae-RN foram fundamentais para o desenvolvimento da sua empresa.

“Quando você trabalha com uma companhia do porte da Petrobras, você precisa alinhar toda a sua conduta para que se tornar um bom fornecedor. Isso traz uma curva de aprendizado enorme. Então, a parte de segurança, saúde ocupacional e qualidade no meio ambiente, isso fica impregnado. E todas as empresas que aderem ao programa, têm uma rotina administrativa lastreada nesses princípios. Que atualmente são os princípios, que para a indústria global tem como requisitos básicos.”, reconhece.

O Gerente Geral de Geração Renovável da Petrobras, Daniel Faro, abordou em palestra o papel fundamental da empresa na transição energética, realçando a importância das fontes de energias renováveis. Faro destacou ainda o amplo potencial do Brasil no aproveitamento de energias sustentáveis e mostrou a complementaridade entre diversas fontes de energia, com ênfase na estabilidade proporcionada pela geração hidroelétrica.

Gerente Geral de Geração Renovável da Petrobras, Daniel Faro, falou sobre transição energética

“Atualmente, nossa capacidade de geração excede em quase três vezes a demanda média de 72,4 gigawatts em 2023, indicando um excedente significativo. Mesmo com o aumento da adoção de veículos elétricos e biocombustíveis, há espaço para expandir ainda mais as energias renováveis para atender à crescente demanda e a necessidade de descarbonização.”, explica.

Para o diretor do Instituto Senai de Inovação – ISI, Rodrigo Mello, a Petrobras traz inúmeras oportunidades para o Rio Grande do Norte, especialmente no contexto da transição energética. Além disso, ele enfatizou o compromisso da Federação das Indústrias em apoiar o sucesso desse movimento.

“Vamos aproveitar este momento e faremos o que for necessário. A Federação das Indústrias está totalmente empenhada em contribuir para o melhor êxito possível desse movimento, liderado pela maior empresa do Brasil, que decidiu trilhar esse caminho junto com o povo do Rio Grande do Norte.”, concluiu o diretor.