ASN RN Atualização
Compartilhe

Encontros empresariais no Sebrae analisam desafios de seis cadeias produtivas no RN

Mais de 200 empreendedores dos setores de turismo, moda e alimentação fora do lar apontam gargalos para avanços das atividades, durante o primeiro dia do Conexões Empresariais do Sebrae
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Natal – Os principais gargalos e desafios para o desenvolvimento de seis cadeias produtivas que concentram parte dos pequenos negócios no estado estão em análise durante o circuito de encontros Conexões Empresariais. O ciclo de eventos setoriais está sendo promovido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte para identificar as áreas prioritárias para atuação dos projetos da instituição. O evento começou nesta segunda-feira (5) e reúne neste primeiro dia mais de 200 empresários convidados dos segmentos de Alimentação Fora do Lar, Moda e Turismo. Na terça-feira (6), é a vez da Economia Criativa, Casa & Construção e Alimentos e Bebidas.

De acordo com a gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae no Rio Grande do Norte, Verônica Melo, a proposta do Conexões Empresariais é estabelecer um momento de escuta dos empreendedores e instituições parceiras ligadas a cada uma das cadeias produtivas para elencar os gargalos que carecem ser sanados a curto prazo e, assim, nortear os planos de atuação dos projetos setoriais do Sebrae em 2024.

“Esses setores são fortemente compostos por pequenas empresas e que estão sendo priorizados para o Sebrae trabalhar, principalmente, a cadeia de valor do setor e a ampliação da carteira de clientes desses negócios”, diz a gerente.

A abertura do ciclo ocorreu ainda pela manhã com a reunião de empresários e instituições ligados ao segmento de negócios que atuam com a alimentação fora do lar. O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, participou da solenidade e ressaltou o compromisso em fortalecer e trabalhar setores que são essenciais para a economia do estado, destacando a importância da atuação em cadeia.

“Esse é um momento relevante porque essa escuta ativa com os empresários atendidos pelos projetos setoriais nos permite uma atuação efetiva e construída de forma colaborativa com empreendedores e parceiros”, aponta João Hélio Cavalcanti.

No bloco de desafios do segmento de Alimentação Fora do Lar, que abriu o Conexões Empresariais, as discussões e propostas foram apontadas por cerca de 50 participantes, entre empresários, parceiros, especialistas, fornecedores, executivos da Abrasel e do Senac. O grupo definiu cinco áreas prioritárias: Mão de Obra, Vendas, Processos, Qualidade e Finanças.

Os participantes identificaram os problemas de cada área, as causas e possíveis soluções para as questões apontadas. De acordo com a gestora do Projeto Setorial de Alimentação Fora do Lar do Sebrae-RN, Maezia Teodora, as soluções identificadas em consenso farão parte do calendário anual para o setor.

À tarde, foi a vez do grupo de empreendedores do segmento da moda, conduzido pela gestora do setorial da instituição, a analista técnica Ana Carolina Ribeiro, e, à noite, os integrantes da indústria do turismo, que no Sebrae-RN tem o analista técnico Yves Guerra como gestor. Ambos, também apontaram as prioridades e alternativas, com base em pesquisas realizadas no ano passado sobre os entraves dos segmentos. O Conexões Empresariais prossegue nesta terça-feira com as discussões entre os empresários da área da Economia Criativa, Casa & Construção e Alimentos e Bebidas.

Mais imagens do Conexões Empresariais: