ASN RN Atualização
Compartilhe

Feito Potiguar amplia atuação e reconhece estabelecimentos de alimentação fora do lar

Lançamento com jantar imersivo celebrou a adesão do setor gastronômico ao movimento e destacou chefs, ingredientes certificados e experiências com identidade potiguar
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

Bares e restaurantes do Rio Grande do Norte agora também podem integrar o movimento Feito Potiguar, recebendo um selo como empresas parceiras e apoiadoras do projeto — um reconhecimento oficial por sua participação ativa no desenvolvimento econômico do estado. A proposta é dar maior visibilidade à produção local por meio da oferta de pratos que utilizem ingredientes potiguares com origem reconhecida pelo programa.

Empresas parceiras do Feito Potiguar são aquelas que valorizam a economia local, especialmente por meio da compra de produtos certificados. No setor de alimentação fora do lar, esses negócios recebem um Certificado de Apoio, que reconhece sua contribuição para o fortalecimento da economia estadual e pode ser utilizado em ações de marketing.

Foto: Luana Tayze

A ampliação do projeto para estabelecimentos de alimentação foi lançada na noite dessa quarta-feira (17), durante um jantar com experiências gastronômicas potiguares, realizado no Restaurante Navarro, localizado no Hotel Barreira Roxa, em Natal. Com a presença de empresários, parceiros institucionais, representantes do trade turístico, jornalistas e autoridades locais, o evento reafirmou o compromisso do Feito Potiguar com a valorização da produção estadual, o fortalecimento das cadeias produtivas e o estímulo aos negócios locais.

“É um movimento que propõe um ganha-ganha, que resgata a nossa cultura e a nossa história. Então, tem tudo a ver com gastronomia. Vamos estimular os restaurantes a descobrirem o que temos aqui: é queijo, é mel, é rapadura, é castanha, é cachaça, é cerveja”, afirmou Zeca Melo, superintendente do Sebrae-RN.

“Tudo o que for para defender e promover a indústria, a Fiern estará junto. Esse projeto caminha nessa direção: valorizar o produto local e incentivar que cada um de nós o incorpore em seu estabelecimento. É um ponto de partida, mas sem data para terminar”, ressaltou Roberto Serquiz, presidente da Fiern.

As empresas do setor que desejarem aderir ao movimento devem atender a critérios como ter, no cardápio, ao menos dois pratos preparados com ingredientes de produtores locais reconhecidos com o Selo Feito Potiguar. Também é necessário comprovar licença Sanitária vigente, CNPJ registrado no estado do Rio Grande do Norte e boas práticas de manipulação (B.P.M.). Além do reconhecimento, as participantes terão a oportunidade de conhecer a base produtora, visitando os locais de origem dos insumos utilizados.

Foto: Luana Tayze

“Acredito que o setor de alimentação fora do lar será um dos principais impulsionadores do reconhecimento do Feito Potiguar, pois as pessoas apreciam frequentar bares e restaurantes, onde se reúnem com amigos, familiares e grupos diversos. A imagem dos restaurantes de Natal, que se orgulham de utilizar produtos regionais, reflete uma tendência global crescente de valorização e orgulho pelos produtos locais, cultivados e produzidos em nossa região, desde as proteínas animais até as frutas e outros itens”, ressaltou Thiago Machado, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no RN.

Como forma de apoio e fomento ao movimento, Thiago anunciou que a Abrasel passará a incluir, em seus festivais, a exigência de que os estabelecimentos participantes utilizem ao menos um ou dois produtos do Feito Potiguar. “Essa medida visa proporcionar maior visibilidade e atrair mais estabelecimentos para o projeto”, reforçou.

Experiência Feito Potiguar

O ponto alto da noite foi a homenagem aos chefs Jonatã Canela (Restaurante Navarro) e Rodrigo Levino (Jesuíno Brilhante/SP), reconhecidos por elevarem a gastronomia potiguar a novos patamares. Também houve o reconhecimento ao Restaurante Navarro como o primeiro estabelecimento de restauração a receber oficialmente o selo como apoiador do Feito Potiguar.

Rodrigo Levino, proprietário da Jesuíno Brilhante, localizado em São Paulo, foi um dos homenageados do evento. Foto: Luana Tayze

“É um projeto de suma importância para colocar nossa produção artesanal em outro nível. Qualidade nós já temos; faltava quem entendesse que essa engrenagem envolve do produtor ao comensal, de quem planta a quem serve o prato. O projeto veio para isso”, destacou Levino, referência na valorização da identidade regional potiguar. Em seu restaurante em São Paulo, ele utiliza insumos como queijo manteiga e carne de sol levados diretamente do Seridó.

Carne de Cordeiro, musseline de macaxeira e caju-ameixa foi uma dos prantos principais servidos na noite. Foto: Luana Tayze.

O menu da noite foi idealizado por Adriana Lucena e Jonatã Canela, com um cardápio que destacou ingredientes certificados pelo Feito Potiguar. Com entradas criativas, dois pratos principais sofisticados e uma sobremesa que encantou os presentes, o jantar exaltou produtos como a linguiça artesanal Dorgan, o queijo maturado Aba da Serra Dona Branca Artesanais, a carne suína Monxoró e o cordeiro Patriota — reafirmando a potência da culinária potiguar aliada à valorização da origem e da qualidade.

90 dias de Movimento

O evento marcou os 90 dias da criação da marca que valoriza produtos, empresas e talentos que movem a economia do Rio Grande do Norte. Desde o seu lançamento, o Feito Potiguar já certificou mais de 100 empresas com produtos genuinamente potiguares.

O próximo lançamento regional do Feito Potiguar está programado para acontecer no município de Currais Novos, onde serão anunciadas novas empresas e produtos da região oficialmente certificados.

O Programa Feito Potiguar é uma iniciativa articulada pelo Sebrae-RN, em parceria com a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do RN (Faern), Federação do Comércio (Fecomércio) e Federação das Indústrias (Fiern), e conta com o apoio institucional da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e Governo do Estado. A ação integra uma ampla estratégia de fortalecimento da economia regional, estimulando a produção local e promovendo a conexão com os mercados consumidores.

  • Feito Potiguar