ASN RN Atualização
Compartilhe

Incentivo à bovinocultura leiteira muda economia do município de Lucrécia (RN)

Na Agência Sebrae Festa do Boi, a prefeita de Lucrécia, Conceição Duarte, relatou como foi possível estimular a atividade e gerar uma nova fonte renda no município do Alto Oeste
Por Especial Festa do Boi/2023
ASN RN Atualização
Compartilhe

Parnamirim – Mais do que uma nova fonte de renda, a bovinocultura tem feito parte da mudança social e econômica da cidade de Lucrécia, no Oeste Potiguar. O município não tinha a cultura de produção de leite e em menos de três anos passou de 128 litros com 5 produtores, para produção de 3 mil litros de leite, com 56 produtores. A experiência na implantação da cultura de produção de leite e vivência do desenvolvimento local de Lucrécia foi pauta na programação dos seminários técnicos da Agência Sebrae Festa do Boi desta quinta-feira (12). O evento agropecuário prossegue até este sábado (14), no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (RN).

O seminário contou com mesa redonda com a participação da, do vereador da cidade e representante da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Lucrécia-RN (Adecol), Edson Soares, e do gerente da Agência Sebrae Alto Oeste, Rodolfo Barreto. Atualmente, a atividade é a principal fonte de renda familiar no setor rural de Lucrécia e tem modificado o cenário econômico da cidade, composta por quase 4 mil habitantes. De acordo com Edson Soares, cerca de 700 pessoas têm sido beneficiadas de forma direta e indireta.

“Já tínhamos uma cidade com umas condições favoráveis à bovinocultura, por ter um reservatório de água e terra fértil, mas não era identificado como uma atividade forte. Hoje, a economia local tem melhorado significativamente por causa da produção de leite, pois as famílias têm tido uma melhoria na renda, gerado emprego e tem mais dinheiro circulando no munícipio. Além dos produtores, também já começam a ser estabelecidos comércios vinculados à atividade, como lojas de ração, produtos veterinários. A cidade se envolveu totalmente”, realça.

Soares compartilha que após conseguir estabelecer a atividade econômica localmente, de modo a fazer parte do desenvolvimento do município, a parceria com o Sebrae-RN tem trazido novas perspectivas de crescimento. Com o apoio do Programa Sebraetec, os produtores estão investindo na melhoria genética dos animais, através da inseminação artificial. “Já tivemos o nascimento de 56 bezerros de raça selecionada que se adapta melhor a nossa região com foco na produção de leite”, relata. Segundo o vereador, se um animal hoje concede de 5 a 8 litros de leite, a expectativa é de que esses novos bovinos produzam de 15 a 20 litros.

“A parceria com o Sebrae traz o fortalecimento da bovinocultura em nosso município. Esta parceria do Sebrae, Prefeitura e Associação fez e fará um grande diferencial para a população da cidade com resultados que já enxergamos a curto prazo”, destaca Soares.

O programa Sebraetec concede o subsídio de 70% do investimento ao empreendedor. No caso de Lucrécia, os produtores recebem também o subsídio da prefeitura, de 25%, necessitando abarcar com apenas 5% – contexto este que facilitou ainda mais a implementação do segmento na cidade. Além deste incremento financeiro, o Sebrae também presta consultoria com orientações de manejo do rebanho, alimentação e demais cuidados.

A 61ª Festa do Boi é uma realização da Associação Norte-rio-grandense de Criadores – ANORC e do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, em parceria com a Prefeitura Municipal de Parnamirim, Sebrae-RN e Polo Sebrae Agro. O evento prossegue até o próximo sábado (14), no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, região metropolitana de Natal.