Produtores rurais do município de Rafael Godeiro, região do Médio Oeste Potiguar, passam a contar com instrumento de apoio ao fortalecimento de atividades tradicionais no município. Lançado nesta quarta-feira (23), na Fundação Brasilina Paula, o Projeto Agroeste é resultado de parceria entre o Sebrae no Rio Grande do Norte e a Prefeitura de Rafael Godeiro. A partir de Acordo de Cooperação de Técnica assinado entre as partes envolvidas, a iniciativa impactará um grupo de 20 produtores. O intuito é elevar a propriedade rural assistida à condição de negócio sustentável e promover o desenvolvimento da agropecuária, considerada uma das principais vocações econômicas locais.
Ao longo de um ano de vigência – com início das atividades ainda neste mês de julho – o Agroeste atuará no sentido de capacitar os produtores assistidos com ações que promovam, entre outros benefícios, acesso à orientação técnica sobre gestão da propriedade e a novas tecnologias para o campo. Com as intervenções, o Sebrae RN espera fomentar ganhos de produtividade e um atendimento contínuo ao grupo inserido no projeto.
Inicialmente, conforme explica o gerente da Agência Sebrae no Alto Oeste, Renato Gouveia, serão trabalhadas as cadeias produtivas da bovinocultura e suinocultura, tradicionais em Rafael Godeiro. Ainda de acordo com o gestor, o projeto Agroeste será estratégico para estimular tais vocações e potencializar a sustentabilidade da propriedade rural, a partir de medidas que envolvem capacitações e consultorias.
“Queremos, com o Agroeste, mostrar a valorização da propriedade rural como um negócio, que pode dar lucro, sim, desde que desenvolva as práticas, as técnicas e as orientações previstas no projeto. E o objetivo é esse: valorizar o homem do campo e principalmente no contexto aqui da região, da agricultura familiar, que é quem coloca a maior parte dos alimentos na mesa da sociedade. Mostrar que eles merecem todo o nosso aplauso, reconhecimento e todo o apoio do Sebrae”, ressalta.
Fazendo diferença
Há pelo menos três décadas atuando como produtor rural em uma propriedade na comunidade Sítio Formoso, em Rafael Godeiro, Unilson Pereira é um dos produtores rurais inscritos no Agroeste. Após assistir à apresentação do projeto, o agricultor está esperançoso com as possibilidades de melhorias e de fortalecimento da atividade.
“As expectativas são as melhores possíveis no quesito de melhorias, pois o acompanhamento vai fazer essa diferença. No momento, praticamente não disponibilizamos no nosso município de assistência técnica junto aos produtores das cadeias produtivas de bovinos e suínos, e o projeto chega para transformar essa realidade. Espero um grande avanço para essas duas cadeias produtivas”, acredita o produtor.
Em seu discurso, a prefeita de Rafael Godeiro, Ludmila Amorim lembrou que a agricultura é a base da economia local. Para a chefe do Executivo municipal, o projeto contribuirá sobremaneira para a melhoria na produção de bovinos e suínos no município.
“Com muita alegria lançamos o programa Agroeste, em Rafael Godeiro, onde iremos beneficiar os produtores de bovinos e suínos. Durante os próximos 12 meses, o Sebrae irá ajudar nossos produtores a melhorar a cadeia produtiva, garantindo, com isso, uma produção de qualidade e, também, o retorno financeiro para o município, motivos pelos quais ficamos muito felizes pela parceria”, pontua.
Ainda segundo Gouveia, além do grupo que vai receber apoio técnico do Sebrae RN a partir do projeto Agroeste, a parceria prevê ações coletivas, com atendimento a outros produtores rurais. Com a assistência indireta, o total de beneficiados pode chegar até a 60 produtores.
“Quando nós fizermos, por exemplo, palestras, seminários ou ações de inserção a eventos, atenderemos outros produtores, indiretamente, e isso elevará a quantidade de propriedades impactadas e fará chegar mais longe o conhecimento técnico para melhoria dos negócios no campo “, conclui.
O Projeto Agroeste visa fomentar o desenvolvimento do agronegócio no Oeste Potiguar, com foco em orientações com ênfase em boas práticas agrícolas e de pecuária, melhorias no processo produtivo, inovação tecnológica no campo, além de consultorias sobre gestão da propriedade e finanças no campo. Além disso, promove a conexão entre produtores rurais, instituições e parceiros para fortalecer o ecossistema do agro na região.