ASN RN Atualização
Compartilhe

Queijeira Nivardo Melo mostra valorização do queijo artesanal potiguar na Festa do Boi

Espaço na Fazendinha do Sebrae oferece experiências ao vivo e destaca o papel da regulamentação para a expansão do queijo potiguar
Por Especial Festa do Boi
ASN RN Atualização
Compartilhe

Parnamirim – A Queijeira Artesanal Nivardo Melo é um dos principais destaques da Fazendinha do Sebrae na Festa do Boi 2024. A iniciativa resgata e valoriza a produção de queijos artesanais, com ênfase na regulamentação e nas técnicas tradicionais de fabricação. No espaço, os visitantes podem conhecer de perto o modelo técnico aprovado pelos órgãos reguladores e acompanhar ao vivo a produção de queijos e doces regionais, realizada por queijeiros premiados do Rio Grande do Norte.

Público pode degustar e adquirir queijos artesanais produzidos ao vivo por queijeiros do Rio Grande do Norte na Fazendinha do Sebrae

O analista técnico do Sebrae-RN, Pedro Medeiros, destaca o objetivo da iniciativa. “A Queijeira Artesanal Nivardo Melo é uma forma de revitalizar as queijeiras artesanais do estado, mostrando ao público como produzir queijo de maneira regularizada, conforme as normas sanitárias. Aqui, as pessoas podem ver de perto como é uma instalação mínima e entender o processo de adequação necessário para operar uma queijeira de acordo com a legislação,” explicou.

A programação do espaço traz diariamente queijeiros de diferentes regiões do estado para compartilhar técnicas de produção de queijo de manteiga, queijo de coalho, manteiga da terra e doces de leite. O público é convidado a descobrir como esses produtos tradicionais são feitos artesanalmente, com atenção aos detalhes que fazem parte da cultura potiguar. “Os visitantes têm a oportunidade de ver todo o processo, desde o leite até o produto final, e experimentar a qualidade e autenticidade dos nossos queijos,” acrescentou Pedro.

Além de promover a produção artesanal, a iniciativa também visa a ampliação de mercado para os produtores. Com apoio de parceiros como o Sebrae, o Governo do Estado, Emater, entre outros, o programa tem fortalecido a regulamentação de queijeiras desde 2017, através de consultorias e recursos viabilizados por programas como o do Banco Mundial. “Inicialmente, conseguimos regulamentar 39 queijeiros, que serviram de exemplo para outros queijeiros que buscam se formalizar e se adaptar às exigências. Assim, eles não só podem expandir seu mercado dentro do estado, mas também em nível nacional,” explicou o analista técnico.

A Queijeira Didática também atrai diversos perfis de público. Durante o dia, produtores e interessados no setor visitam o espaço para entender como funciona o processo de regulamentação. À noite, o público é composto principalmente por consumidores que desejam conhecer a fundo a cultura e a tradição do queijo artesanal potiguar.

“É uma oportunidade de resgatar memórias e apresentar a tradição às novas gerações, que muitas vezes não têm contato com a produção artesanal de queijo,” afirma o analista do Sebrae.

Preparo do queijo na Queijeira Nivardo Melo oferece ao público uma experiência da produção artesanal potiguar

O proprietário da queijeira Galego da Serra, Lucenildo Firmino, situada em Tenente Laurentino Cruz (RN), é um dos queijeiros que protagonizam as apresentações na Queijeira Nivardo Melo. Como um dos primeiros produtores a adaptar sua produção artesanal às normas da Legislação de Produção de Queijos Artesanais, Lucenildo valoriza a tradição sem abrir mão da qualidade e segurança exigidas pela regulamentação. “É muito gratificante estar aqui, mostrando o que fazemos de melhor e compartilhando nosso trabalho com outros produtores e visitantes,” afirmou o produtor.

Sebrae na Festa do Boi

A Agência Sebrae na Festa do Boi é o espaço de atendimento estruturado pelo Sebrae-RN em uma área de 5.000m² no Parque Aristófanes Fernandes em Parnamirim/RN durante a tradicional Festa do Boi, que está em sua 62º edição. A Agência é caracterizada por este ecossistema colaborativo que fomenta a inovação e sustentabilidade nos pequenos negócios rurais e vem se consolidando a cada edição como uma grande central de negócios para os nossos empreendedores locais.