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Sebrae apresenta roteiro sobre a Segunda Guerra em seminário de turismo

O projeto propõe resgate da influência do conflito no cotidiano das duas cidades. As ações foram apresentadas pelo Sebrae, durante o Seminário de Turismo de Natal, realizado nesta quarta-fei
Por Redação
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Natal – A capital do Rio Grande do Norte é a única, entre todas as capitais brasileiras, a possuir potencial para atrair turistas nacionais e do mundo interessados em cultura e na história da influência da II Guerra Mundial no país. O Sebrae no Rio Grande do Norte acredita nesse fato histórico como diferencial para fomentar a cadeia do turismo, ampliar o número de visitantes e de permanência de turistas no estado e vem trabalhando no projeto Natal & Parnamirim Field na Segunda Guerra, que deve viabilizar o estado como um destino turístico histórico. As ações desse roteiro foram apresentadas aos participantes do I Seminário de Turismo de Natal, que foi realizado nesta quarta-feira (1º), na Arena das Dunas.

O Rio Grande do Norte foi palco do Encontro de Natal, em 1943, entre os presidentes Getúlio Vargas e o americano Roosevelt (Fotos: Moraes Neto)

O diretor superintendente José Ferreira de Melo proferiu a palestra ‘A Importância do Turismo Histórico para Natal a partir da Segunda Guerra’, dentro da programação do evento. Zeca Melo, como é concedido, debateu sobre o tema com o jornalista Leonardo Dantas, que é pesquisador e escritor e criador de conteúdo do blog P47, e com o diretor administrativo do Centro Cultural Trampolim da Vitória, Rairakson Alves.

“A gente quer mostrar, com esse roteiro, o que acontecia em Natal durante a guerra e como a cidade foi impactada favoravelmente, por incrível que pareça. Natal foi uma base importante do ponto de vista logístico, mas o conflito não ocorreu de fato aqui. No entanto, sofreu profundas transformações até hoje devido a essa experiência”, argumenta o superintendente e complementa:

“Isso é um maná, pois já temos o turismo da cidade consolidado e a estrutura de receptivo de Natal é muito forte para os padrões brasileiros. É só agregar valor”, resume, referindo a implementação do roteiro, abordando a Segunda Guerra.

Para o executivo do Sebrae-RN, o poder público deve se apropriar desse fato histórico para fortalecer e agregar valor à cadeia produtiva, fomentando o turismo histórico e cultural, baseado nesse conflito internacional, promovendo eventos alusivos ao tema, como o Dia D, com espetáculos e apresentações de big bands. “A história da Ribeira se confunde com a história da guerra”, exemplifica.

O projeto Natal & Parnamirim Field na Segunda Guerra foi lançado no fim de 2019 e elaborou um estudo das potencialidades que podem ser exploradas ao tema, pontuando atrações que podem ser exploradas já a curto prazo em roteiro que reúne prédios e fatos marcantes. O projeto mapeou uma rota de equipamentos e prédios históricos relacionados a esse episódio da história do Rio Grande do Norte e do mundo entre a base área de Parnamirim, que foi estruturada à época pelos Estados Unidos, e a histórica Rampa, que está sendo transformada em museu. O roteiro envolve também a maternidade Januário Cicco, a Base Naval de Natal e o Grande Hotel.

Um dos objetivos seria diversificar a oferta turística que vá além do turismo de mar. Por isso, o projeto tomou a participação do RN na Grande Guerra como forma de atrair turistas para um destino que um fato histórico ímpar no Brasil. E, com isso, ampliar em mais um dia a permanência do visitante que vem ao RN aproveitar as praias, incrementando o setor de comércio e serviços dos dois municípios com retorno para bares, restaurantes e o artesanato.

Todo o levantamento está reunido em um portal em quatro idiomas (Inglês, Francês, Espanhol e Português), que além do mapeamento dos pontos históricos, traz também personagens e fatos curiosos relacionados ao tema, como o caso do açúcar nos tanques de combustível, o rasante no desfile de 7 de setembro e do espião preso em Jacumã. Além desse levantamento, feito por historiadores da Fundação Rampa e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, o projeto criou governança ao chamar os principais interessados no tema para debater o assunto e desenvolveu os estudos de viabilidade técnica e econômica do aeroporto Augusto Severo, que foi transformado em um Centro Cultural, e do Museu da Rampa.

O I Seminário de Turismo de Natal contou na abertura com a presença do prefeito de Natal, Álvaro Dias, além do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso Maciel, diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, representante do Ministério do Turismo, Débora Barbosa, secretário municipal de turismo, Fernando Fernandes, presidente da CDL/Natal, José Lucena, e o vereador Kleber Fernandes, representando a Câmara Municipal de Natal.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN, Itamar Manso Maciel, destacou a importância da indústria do turismo para o Rio Grande do Norte, especialmente para a capital do estado. Segundo Itamar, as áreas do comércio e serviços, associadas ao turismo, respondem por grande parte dos empregos do estado, que tem uma extensão de 400 quilômetros de litoral com praias e outros atrativos turísticos.

“O Sebrae é um parceiro muito presente nas ações da Prefeitura de Natal, sobretudo na área do turismo, que tem 52 atividades econômicas neste setor tão importante para o desenvolvimento municipal. Temos três décadas de parcerias exitosas e históricas. O Sebrae, juntamente com a Fecomercio e demais parceiros, está pronto para apoiar iniciativas que venham fortalecer cada vez mais o turismo de Natal”, destaca Itamar Manso.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, enfatizou a importância de investimentos no turismo da capital, um dos destinos mais procurados por turistas do Brasil e do mundo. “A grande prioridade da nossa gestão será o turismo. Vai ser o avanço, o progresso e o desenvolvimento da cidade de Natal. Estamos resolvendo antigos problemas da cidade, como o Plano Diretor de Natal, que era um plano arcaico e defasado [desde 2007] e impedia mudanças e melhorias das áreas importantes para o turismo de Natal. Um exemplo disso, era a proibição da construção de prédios e edifícios na orla marítima que prejudicava o desenvolvimento da nossa cidade”, afirma Dias, reconhecendo o apoio de lideranças de entidades do setor produtivo para concretizar mudança através de parcerias público-privada.

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