O Sebrae no Rio Grande do Norte abre na manhã desta sexta-feira(10), a sua programação na Festa do Boi 2025, um dos maiores eventos do agronegócio do Nordeste, que acontece até o dia 18 de outubro no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim. A abertura da primeira atividade, no Palco Juntos Pelo Agro, será marcada pelo Seminário Motores do Desenvolvimento- Agronegócio, espaço de debate promovido em parceria com o Sistema Tribuna, com apoio do Governo do Estado e Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (FAERN).
Pelo segundo ano consecutivo o Seminário abre oficialmente a programação da Agência Sebrae na festa, consolidando-se como um fórum estratégico para discutir o futuro das atividades agropecuárias no estado.
Nova Pecuária Potiguar em destaque
O primeiro painel do evento, “A Nova Pecuária Potiguar”, será mediado por Maurício Velloso, presidente da ASSOCON – Associação Nacional de Confinadores, que também abordará o tema “A Nova Pecuária Brasileira”. A discussão reunirá nomes de destaque no setor, como Eduardo Melo, sócio-fundador da Corte 84; Francisco Veloso, da Tapuio Agropecuária; e Luís Clenilson, da Suíno Jucurutu.
O painel pretende apresentar novos modelos de produção, gestão e comercialização que vêm transformando a pecuária potiguar, incorporando práticas de sustentabilidade, inovação tecnológica e eficiência produtiva.
Feito Potiguar
Encerrando a programação da manhã, haverá a entrega do Selo Feito Potiguar a 15 empresas das regiões da Grande Natal, Mossoró, Seridó e Agreste Potiguar. Carne suína de Jucurutu, morangos de Bodó, Queijos, carne suína de Jucurutu, pescados de Canguaretamana e mel de Jandaíra são alguns dos produtos certificados.

Café nordestino em pauta
Na parte da tarde, das 13h30 às 18h, o foco será a cafeicultura, com o seminário “Cafeicultura: Conexão Nordeste”, que trará debates sobre o panorama e as perspectivas da produção de café na região e sobre como fortalecer o elo entre produtores e mercado.
Entre os destaques da programação estão as palestras “Potencial do café nas diferentes regiões do Nordeste brasileiro”, com o pesquisador Dr. Jerônimo Borel, e “Café canéfora: perspectivas e potencialidades para o Nordeste”, com José Roberto Vieira Jr., da EMBRAPA. O encontro busca valorizar o café potiguar e estimular a integração entre os produtores do Nordeste em torno de práticas inovadoras e sustentáveis.
-
Fim de semana dedicado à aquicultura e à apicultura
A programação segue no sábado (11) com o eixo Aquicultura + Economia do Mar, abordando temas como “Do Cultivo ao Beneficiamento da Tilápia: um projeto pioneiro de piscicultura na região do Trairi/RN”, “Pilares para uma Carcinicultura Sustentável: como reduzir riscos e maximizar resultados na produção”, e “Economia do Mar Potiguar: ecossistema de prosperidade”.
Já o domingo (12) será voltado à apicultura e meliponicultura, com atividades técnicas entre 14h e 18h, destacando o potencial do mel e de outros produtos da abelha como fonte de renda, biodiversidade e desenvolvimento sustentável para o semiárido potiguar.
A Festa do Boi 2025 segue até o dia 18 de outubro, reunindo produtores rurais, empresários, técnicos e pesquisadores em uma ampla programação voltada para o fortalecimento do agronegócio e das cadeias produtivas do Rio Grande do Norte.
Experiências
Além das capacitações, na Agência Sebrae na Festa do Boi, os visitantes terão acesso a experiências como a Exposição de Cafés Especiais do Nordeste, a 7a Exposição de Queijos Artesanais do Brasil, Exposição de Peixes Ornamentais, Fazendinha Modelo (com diversas tecnologias), Espaço Economia Criativa e o Balcão Saberes e Sabores- com oficinas de harmonização gastronômica com produtos potiguares das 15h e 17h. Produtos com o Selo Feito Potiguar também estarão em exposição e disponíveis para a aquisição dos visitantes.
A programação completa das atividades da Agência Sebrae Festa do Boi pode ser consultada no portal agenciasebraefestadoboi.com.br