ASN RN Atualização
Compartilhe

Conexão e criatividade impulsionam experiências interativas na FIART 2025

Sebrae-RN promove espaços que aproximam o público dos empreendedores, unindo tradição, inovação e novas oportunidades de negócio
Por Redação
ASN RN Atualização
Compartilhe

A riqueza da cultura potiguar está em evidência nos espaços do Sebrae-RN na 30ª Feira Internacional de Artesanato (Fiart). Mais do que um local de exposição e comercialização, os ambientes “Tempo Criativo” e “Tempo dos Sabores” promovem uma imersão interativa entre visitantes, produtos e empreendedores.

Segundo Maezia Teodora, gestora de Economia Criativa do Sebrae-RN, a ideia vai além de proporcionar vendas; trata-se de oferecer uma experiência ao empreendedor, promovendo o crescimento comercial e criativo, além de proporcionar interação e conexão para o visitante.

No “Tempo Criativo”, doze artesãos estão colaborativamente desenvolvendo a coleção de moda praia “Sereia Potiguar” que ficará exposta no espaço durante o evento. Cada um, dentro da sua tipologia, contribui para a criação das peças ao longo da Feira, recebendo orientações sobre exercícios criativos e desafios que estimulam novas abordagens em seus trabalhos.

Iure Cunha, consultor de design do Sebrae-RN, ressalta que a iniciativa busca fomentar a criatividade e ampliar oportunidades de negócio. “A ideia é apresentar aos artesãos ferramentas criativas utilizadas na indústria do vestuário, do design e da publicidade, ajudando-os não apenas a defender um tema, mas a planejar suas coleções de forma estratégica”, explica.

Para a artesã Josilene dos Santos, de Santana do Seridó, que produz bolsas e acessórios em jeans, a interatividade com o público valoriza a marca e impulsiona as vendas. “As pessoas gostam de ver como o produto é feito e de se conectar com o empreendedor”, comenta ela, que participa da Fiart pela terceira vez.

Gastronomia regional também é destaque

No “Tempo dos Sabores”, a interação acontece por meio da gastronomia. Durante o evento, pratos e drinks são preparados ao vivo, permitindo que o público não apenas deguste as criações, mas também aprenda novas receitas.

Maria Luiza Guimarães, gestora de Alimentação Fora do Lar do Sebrae-RN, destaca a importância da experiência gastronômica. “Queremos trazer o conhecimento da cozinha para que as pessoas possam replicar essas receitas em casa, valorizando os ingredientes regionais e os produtores locais”, afirma.

Entre as oficinas oferecidas, está a preparação de um drink de café sem álcool, conduzida pelo barista João Gabriel, da comunidade Espresso Hub. Outra atração é o arroz de galinha com linguiça e cachaça San Vale, apresentado pelo chef Daniel Cavalcanti, do restaurante Cascudo Cozinha, cliente e parceiro do Sebrae-RN.

Gosto do envolvimento com o público. É um ganho para o negócio, pois proporciona conexões, visibilidade e a oportunidade de mostrar nossa culinária regional.Daniel Cavalcanti, chef do restaurante Cascudo Cozinha.

A 30ª edição da Fiart, que acontece no Centro de Convenções de Natal das 16h às 22h, segue até o domingo (2), reunindo artesãos, chefs e empreendedores em um ambiente de criatividade e valorização da cultura local.

  • Economia Criativa; Fiart 30 anos