ASN RN
Compartilhe

Lideranças elaboram agenda estratégica para impulsionar Economia do Mar no RN

Objetivos prioritários para desenvolvimento do setor na Costa Branca foram debatidos em encontro encerrado ontem (3), em Guamaré
Por Redação
ASN RN
Compartilhe

O Programa Líder – Economia do Mar, iniciativa desenvolvido pelo Sebrae RN para impulsionar o desenvolvimento dos municípios da Costa Branca Potiguar, realizou, no início da semana, o seu sexto encontro no Centro de Convenções Raimundo Fernandes, em Guamaré. A etapa marcou um avanço decisivo na elaboração da agenda estratégica que orientará ações e iniciativas para fortalecer a Economia do Mar na região.

Durante os dois dias, os líderes dos sete municípios participantes aprofundaram discussões sobre governança territorial e trabalharam na construção de objetivos estratégicos e iniciativas voltados aos eixos considerados prioritários pelo grupo: Economia Azul, Educação, Infraestrutura e Turismo Sustentável e Regenerativo.

De acordo com a facilitadora do Programa Líder – Economia do Mar, Miosótis Lúcio, o encontro consolidou entregas que farão a diferença na construção do planejamento em prol do desenvolvimento do território da Costa Branca. Entre os avanços apontados pela consultora está a elaboração de um documento que traça objetivos a serem implementados na região. “Esse foi o nosso sexto encontro, que teve como foco a governança. Trabalhamos a elaboração dos objetivos estratégicos e contamos com a presença de especialistas em cada eixo. Durante o evento, orientados pelos facilitadores, o grupo construiu objetivos e iniciativas para cada tema. A grande entrega deste encontro foi esse documento inicial, somado à inspiração trazida pela experiência exitosa de Luciana Balbino, da Paraíba”, destacou.

Também facilitador do Programa Líder e consultor do Sebrae RN, Rômulo Rende, reforça que as atividades realizadas no sexto encontro representam um passo fundamental no processo de construção coletiva da agenda. “Demos prosseguimento à elaboração da agenda estratégica para o desenvolvimento do território. Definimos objetivos e estratégias que vão servir de base para as iniciativas a serem implementadas em 2026, sempre com o propósito de transformar o território a partir da atuação dos líderes dos três setores e dos sete municípios envolvidos”, explicou.

Plano de ação e caso de sucesso

Gestora da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae RN, Cátia Lopes destacou que os trabalhos permitiram avançar em um plano de ação consistente, com contribuições diretas de especialistas convidados, que aprofundaram cada eixo temático.

Cátia Lopes

“A partir dos temas prioritários – educação, economia azul, infraestrutura e turismo sustentável e regenerativo – o grupo estruturou um plano de ação com o apoio dos especialistas. Já saímos do encontro com um documento que será refinado pelos próprios líderes e que integrará a nossa agenda. Essa agenda será apresentada ao público e aos parceiros no primeiro fórum, convidando todos a somar forças no processo de desenvolvimento territorial”, explicou.

Na ocasião, a gestora destacou ainda o papel do Sebrae RN no processo de fortalecimento do território. Projetos e iniciativas desenvolvidos pela instituição foram apresentados aos presentes durante o encontro em Guamaré.

“Também apresentamos, por meio das regionais de Assú e Mossoró, todo o portfólio do Sebrae e como podemos apoiar a viabilização desta e de outras agendas. O Programa Líder segue firme, já são seis encontros, e vamos encerrar com oito, preparando o caminho para um trabalho ainda mais robusto dentro do território”, finalizou.

O encontro também contou com a participação de Luciana Balbino, empreendedora reconhecida internacionalmente pelo trabalho de transformação comunitária desenvolvido em Chã de Jardim, na Paraíba, referência nacional em turismo sustentável. Ela compartilhou sua trajetória e reforçou a importância da união, do empreendedorismo local e da capacidade de transformação dos territórios quando impulsionados por lideranças articuladas.

Próximos passos

A partir dos resultados deste sexto encontro, os líderes irão refinar os objetivos e iniciativas elaborados, consolidando o documento que formará a base da agenda estratégica da Economia do Mar na Costa Branca.

A apresentação oficial deste material ocorrerá durante o Primeiro Fórum da Economia do Mar, a ser realizado em 2026, quando os parceiros institucionais serão convidados a integrar o movimento e fortalecer a implementação das iniciativas planejadas. Integram a Costa Branca Potiguar os municípios de Tibau, Grossos, Areia Branca, Porto do Mangue, Macau, Guamaré e Galinhos.

Representantes de sete municípios participaram de mais uma etapa da elaboração da agenda estratégica.
  • ECONOMIA DO MAR